Construção de uma imagem: encontro entre procedimento e simbolismo na observação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252483 |
Resumo: | A presente pesquisa investiga os passos estruturais da construção de uma obra de arte figurativa, nomeadamente sob o tema de representação da figura humana no desenho e pintura a óleo sobre tela. Institui um roteiro focado no desenvolvimento e organização da imagem a partir da observação, discutida em torno de uma análise semiótica Peirciana do papel do signo no exercício do desenho; aplicação de fundamentos do desenho sob o método de abstração do artista e professor nova-iorquino Frank Joseph Reilly; explora a composição de uma paleta tetracromática concebida pelo artista Anders Zorn amplamente empregada para obtenção de tons de pele, paralelamente ao funcionamento e importância dos valores tonais na pintura; finalmente exemplifica uma divisão do processo da pintura em camadas relacionadas à integração dos valores na imagem, alinhada ao uso correto das proporções entre tinta e diluente. Estabelecido um procedimento, é aberta uma discussão sobre que outros aspectos atravessam a formação do processo criativo e expressão da individualidade no aprendizado, posto que essa produção artística é indissolúvel da experiência humana. |
id |
UNSP_4ca5d76616f5dd82500a8dc2e02851f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/252483 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Construção de uma imagem: encontro entre procedimento e simbolismo na observaçãoBuilding an image: observing the encounter between procedure and symbolismArtesArte figurativaFigura humana na arteDesenho da figura humanaPinturaComposição (Arte)Criação (Literária, artística, etc.)Drawing construction lines;Observational drawingPaintingCreative processA presente pesquisa investiga os passos estruturais da construção de uma obra de arte figurativa, nomeadamente sob o tema de representação da figura humana no desenho e pintura a óleo sobre tela. Institui um roteiro focado no desenvolvimento e organização da imagem a partir da observação, discutida em torno de uma análise semiótica Peirciana do papel do signo no exercício do desenho; aplicação de fundamentos do desenho sob o método de abstração do artista e professor nova-iorquino Frank Joseph Reilly; explora a composição de uma paleta tetracromática concebida pelo artista Anders Zorn amplamente empregada para obtenção de tons de pele, paralelamente ao funcionamento e importância dos valores tonais na pintura; finalmente exemplifica uma divisão do processo da pintura em camadas relacionadas à integração dos valores na imagem, alinhada ao uso correto das proporções entre tinta e diluente. Estabelecido um procedimento, é aberta uma discussão sobre que outros aspectos atravessam a formação do processo criativo e expressão da individualidade no aprendizado, posto que essa produção artística é indissolúvel da experiência humana.The following research investigates the basic constructional steps of a figurative work of art, namely under the scope of representing the human figure through drawing and oil painting. This study lays down a guide focusing on the development of an image from observation, discussed around the Peircean semiotics analysis on the role of sign in drawing exercises; application of drawing fundamentals under Frank Reilly’s abstraction method; it explores the configuration of Anders Zorn’s tetrachromatic pallet, widely used to obtain a number of skin tones, parallel to the performance and importance of tonal values while painting; lastly, it exemplifies a division of the oil painting process in layers connected to the placing of values on the image, along with definitions of the correct proportions between paint and thinner. By having a procedure established, a discussion is ignited on what other aspects permeate the shaping of creative processes and self-expression while learning, considering how the artwork is indivisible from human experience.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Pelópidas Cypriano [UNESP]Nóbrega, Karolinne Rodrigues2024-01-08T16:18:23Z2024-01-08T16:18:23Z2023-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/252483porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-09T06:24:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252483Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:28:22.849645Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de uma imagem: encontro entre procedimento e simbolismo na observação Building an image: observing the encounter between procedure and symbolism |
title |
Construção de uma imagem: encontro entre procedimento e simbolismo na observação |
spellingShingle |
Construção de uma imagem: encontro entre procedimento e simbolismo na observação Nóbrega, Karolinne Rodrigues Artes Arte figurativa Figura humana na arte Desenho da figura humana Pintura Composição (Arte) Criação (Literária, artística, etc.) Drawing construction lines; Observational drawing Painting Creative process |
title_short |
Construção de uma imagem: encontro entre procedimento e simbolismo na observação |
title_full |
Construção de uma imagem: encontro entre procedimento e simbolismo na observação |
title_fullStr |
Construção de uma imagem: encontro entre procedimento e simbolismo na observação |
title_full_unstemmed |
Construção de uma imagem: encontro entre procedimento e simbolismo na observação |
title_sort |
Construção de uma imagem: encontro entre procedimento e simbolismo na observação |
author |
Nóbrega, Karolinne Rodrigues |
author_facet |
Nóbrega, Karolinne Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Pelópidas Cypriano [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóbrega, Karolinne Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes Arte figurativa Figura humana na arte Desenho da figura humana Pintura Composição (Arte) Criação (Literária, artística, etc.) Drawing construction lines; Observational drawing Painting Creative process |
topic |
Artes Arte figurativa Figura humana na arte Desenho da figura humana Pintura Composição (Arte) Criação (Literária, artística, etc.) Drawing construction lines; Observational drawing Painting Creative process |
description |
A presente pesquisa investiga os passos estruturais da construção de uma obra de arte figurativa, nomeadamente sob o tema de representação da figura humana no desenho e pintura a óleo sobre tela. Institui um roteiro focado no desenvolvimento e organização da imagem a partir da observação, discutida em torno de uma análise semiótica Peirciana do papel do signo no exercício do desenho; aplicação de fundamentos do desenho sob o método de abstração do artista e professor nova-iorquino Frank Joseph Reilly; explora a composição de uma paleta tetracromática concebida pelo artista Anders Zorn amplamente empregada para obtenção de tons de pele, paralelamente ao funcionamento e importância dos valores tonais na pintura; finalmente exemplifica uma divisão do processo da pintura em camadas relacionadas à integração dos valores na imagem, alinhada ao uso correto das proporções entre tinta e diluente. Estabelecido um procedimento, é aberta uma discussão sobre que outros aspectos atravessam a formação do processo criativo e expressão da individualidade no aprendizado, posto que essa produção artística é indissolúvel da experiência humana. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-24 2024-01-08T16:18:23Z 2024-01-08T16:18:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11449/252483 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/252483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129429463891968 |