A velocidade e a resistência do narrar nos romances de Alessandro Baricco e Caio Fernando Abreu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/204397 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é realizar um estudo crítico comparado entre os romances Castelli di rabbia, de Alessandro Baricco, e Onde andará Dulce Veiga?, de Caio Fernando Abreu. O foco da análise é a relação que se cria entre os personagens em seus respectivos romances com a velocidade do viver e o grande fluxo de imagens e informações que constituem suas relações com o mundo. A partir desse paradigma, é analisada a forma de construção da narrativa e como ela atuaria como um elemento capaz de trazer uma forma de cadência e desautomatização nesse quadro de vivências breves e velozes. Para tal, levamos em conta as ideias do pensador Walter Benjamin como ponto de partida para um posterior aprofundamento nelas e análise de seus desdobramentos no fim do século XX, discutindo a formação de uma pós-modernidade e como esse cenário social e cultural atua na construção romanesca dos dois autores em questão. Criamos um panorama cultural a respeito do que se concebe como pós-modernidade e também da temática da barbárie, que será tratada como ponto central para o desenvolvimento das chaves de leitura adotadas. Para a elaboração dessa linha crítica, temos como base as reflexões de estudiosos como Peixoto, Scuratti e Perrone-Moisés, entre outros, que discutem sobre o final do século XX e colocam em pauta os agravamentos e aprofundamentos das características do que se conhecia como modernidade, destacando as condições observadas sobretudo entre os séculos XIX e XX. Em seguida, realizamos um estudo comparado elucidativo a respeito do romance de Alessandro Baricco, que trata de um mundo imaginário em que seus personagens lidam, textualmente, com o excesso de velocidade de modos metafóricos e a forma como o protagonista de Caio Fernando Abreu faz o mesmo na metrópole São Paulo. Estabelecemos pontos de aproximação entre as obras, discutindo o cenário de barbárie e a efemeridade de experiências nos dois romances, e também de afastamento, uma vez que a ambientação de ambos é distinta. Com o estabelecimento dos pontos comparativos entre os dois textos, investigaremos nossa hipótese central, que é comprovar como a forma como constroem a narrativa e como a análise dos textos pode se apresentar como o elemento central de uma leitura que direcionaria a uma possível condição de diminuição da velocidade do ritmo de vida nos dois cenários, uma vez que nos dois textos é possível observar personagens que contam e narram as próprias histórias, buscando, assim, ressignificá-las, atribuindo-lhes novos ritmos e novas experiências. |
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A velocidade e a resistência do narrar nos romances de Alessandro Baricco e Caio Fernando AbreuThe speed and the resistance of the narrative in Alessandro Baricco's and Caio Fernando Abreu's romances.Alessandro BariccoCaio Fernando AbreuCastelli di rabbiaOnde andará Dulce Veiga?Pós-modernidadeWalter BenjaminPostmodernityPostmodernitàO objetivo desta pesquisa é realizar um estudo crítico comparado entre os romances Castelli di rabbia, de Alessandro Baricco, e Onde andará Dulce Veiga?, de Caio Fernando Abreu. O foco da análise é a relação que se cria entre os personagens em seus respectivos romances com a velocidade do viver e o grande fluxo de imagens e informações que constituem suas relações com o mundo. A partir desse paradigma, é analisada a forma de construção da narrativa e como ela atuaria como um elemento capaz de trazer uma forma de cadência e desautomatização nesse quadro de vivências breves e velozes. Para tal, levamos em conta as ideias do pensador Walter Benjamin como ponto de partida para um posterior aprofundamento nelas e análise de seus desdobramentos no fim do século XX, discutindo a formação de uma pós-modernidade e como esse cenário social e cultural atua na construção romanesca dos dois autores em questão. Criamos um panorama cultural a respeito do que se concebe como pós-modernidade e também da temática da barbárie, que será tratada como ponto central para o desenvolvimento das chaves de leitura adotadas. Para a elaboração dessa linha crítica, temos como base as reflexões de estudiosos como Peixoto, Scuratti e Perrone-Moisés, entre outros, que discutem sobre o final do século XX e colocam em pauta os agravamentos e aprofundamentos das características do que se conhecia como modernidade, destacando as condições observadas sobretudo entre os séculos XIX e XX. Em seguida, realizamos um estudo comparado elucidativo a respeito do romance de Alessandro Baricco, que trata de um mundo imaginário em que seus personagens lidam, textualmente, com o excesso de velocidade de modos metafóricos e a forma como o protagonista de Caio Fernando Abreu faz o mesmo na metrópole São Paulo. Estabelecemos pontos de aproximação entre as obras, discutindo o cenário de barbárie e a efemeridade de experiências nos dois romances, e também de afastamento, uma vez que a ambientação de ambos é distinta. Com o estabelecimento dos pontos comparativos entre os dois textos, investigaremos nossa hipótese central, que é comprovar como a forma como constroem a narrativa e como a análise dos textos pode se apresentar como o elemento central de uma leitura que direcionaria a uma possível condição de diminuição da velocidade do ritmo de vida nos dois cenários, uma vez que nos dois textos é possível observar personagens que contam e narram as próprias histórias, buscando, assim, ressignificá-las, atribuindo-lhes novos ritmos e novas experiências.L'obiettivo di questa ricerca è quello di effettuare uno studio critico comparato tra i romanzi Castelli di rabbia, di Alessandro Baricco, e Onde andará Dulce Veiga ?, di Caio Fernando Abreu. Il punto principale dell'analisi è il rapporto che si crea tra i personaggi nei rispettivi romanzi con la velocità della vita e il grande flusso di immagini e di informazioni che costituiscono il loro rapporto con il mondo. Sulla base di questo paradigma, viene analizzata la forma di costruzione della narrazione, proprio come il modo in cui come agirebbe come elemento in grado di portare una forma di cadenza e de-automazione in questo contesto di esperienze brevi e veloci. A tal fine, prendiamo in considerazione le idee del filosofo Walter Benjamin come punto di partenza per approfondirle ulteriormente e analizzare i loro sviluppi alla fine del XX secolo, discutendo la formazione di una postmodernità, e come funziona in questo scenario sociale e culturale la costruzione romanzesca dei due autori in questione. Abbiamo creato un panorama culturale su ciò che è concepito come postmodernità e anche sul tema della barbarie, che sarà trattato come punto centrale per lo sviluppo delle chiavi di lettura adottate. Per l'elaborazione di questa linea critica, abbiamo come base le riflessioni di studiosi come Peixoto, Scuratti e Perrone-Moisés, tra gli altri, che discutono gli argomenti della fine del XX secolo, e discutono gli aggravamenti e l'approfondimento delle caratteristiche di quello che si conosceva come Modernità, evidenziando le condizioni osservate principalmente tra il XIX e il XX secolo. Poi, abbiamo effettuato uno studio comparativo sul romanzo di Alessandro Baricco, che tratta di un mondo immaginario in cui i suoi personaggi affrontano, testualmente, la velocità dei modi metaforici e il modo in cui lo fa il protagonista di Caio Fernando Abreu anche nella metropoli San Paolo. Abbiamo stabilito punti di approssimazione tra le opere, discutendo lo scenario barbarico e l'effimero delle esperienze nei due romanzi, e anche di allontanamento, poiché l'ambientazione di entrambi è diversa. Con l'istituzione di punti di confronto tra i due testi, l’obiettivo finale dell'analisi rissale sulla costruzione della narrazione e come tale analisi possa presentarsi come l'elemento centrale di una lettura che porterebbe ad una possibile condizione di diminuzione della velocità del ritmo della vita in entrambi scenari, visto che nei due testi è possibile osservare personaggi che raccontano e narrano le proprie storie, cercando così di riformularle, conferendoli nuovi ritmi e nuove esperienze.The objective of this research is to carry out a compared crytical study between the novels Castelli di rabbia, by Alessandro Baricco, and Onde andará Dulce Veiga?, by Caio Fernando Abreu. The focus of the analysis is the relationship that is created between the characters in their respective novels with the speed of life and the great flow of images and information that constitute their relationship with the world. Based on this paradigm, the form of construction of the narrative, as well as the way it would act as an element capable of bringing a form of cadence and de-automation in this context of brief and fast experiences is analyzed. To this end, we take into account the ideas of the philosopher Walter Benjamin as a starting point for further deepening them and analyzing their developments at the end of the 20th century, discussing the formation of a postmodernity and how this social and cultural scenario works in the construction romance of the two authors in question.We created a cultural panorama about what is conceived as post-modernity and also about the theme of barbarism, which will be treated as a central point for the development of the adopted reading keys. For the elaboration of this critical line, we have as a basis the reflections of scholars such as Peixoto, Scuratti and Perrone-Moisés, among others, who discuss about the end of the 20th century and discuss the aggravations and deepening of the characteristics of what was known as modernity, highlighting the conditions observed mainly between the 19th and 20th centuries. Then, we carried out a comparative study about the novel by Alessandro Baricco, which deals with an imaginary world in which his characters deal, verbatim, with the speed of metaphorical ways and the way in which the protagonist of Caio Fernando Abreu does even in the metropolis São Paulo. We established points of approximation between the works, discussing the barbaric scenario and the ephemerality of experiences in the two novels, and also of distancing, since the setting of both is different. With the establishment of comparative points between the two texts, the final focus of the analysis is how they build the narrative and how such an analysis can present itself as the central element of a reading that would lead to a possible condition of decreasing the speed of the rhythm of life in both scenarios, since in both texts it is possible to observe characters who tell and narrate their own stories, thus seeking to reframe them, giving them new rhythms and new experiences.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001CNPq: 140880/2017-8Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Maria Celeste Tommasello [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Graziano, Pedro Henrique Pereira2021-04-16T14:45:46Z2021-04-16T14:45:46Z2021-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20439733004153015P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-16T06:07:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204397Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:48:07.078157Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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