Meninas encarceradas: uma análise do processo socioeducativo a partir do olhar das adolescentes em privação de liberdade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/239759 |
Resumo: | A dissertação teve como proposta fomentar reflexões sobre meninas mulheres privadas da liberdade, em cumprimento de medida socioeducativa no estado de São Paulo, mais especificamente em uma Unidade Feminina localizada no interior do Estado de São Paulo, propiciando repensar as estruturas e práticas direcionadas para as adolescentes e diversidades institucionalizadas. O interesse em focalizar a pesquisa nesta vertente surgiu ao observar poucas produções científicas que privilegiam as histórias e memórias das meninas mulheres em situação de institucionalização, observando também que a maioria dos estudos são voltados para os meninos homens em situação de conflito com a lei. Neste passo, percebemos a invisibilidade das meninas mulheres nos espaços acadêmicos. A execução do estudo, portanto, ocorreu por julgar necessária as discussões sobre as políticas, práticas e medidas sociais direcionadas para o corpo da adolescente. Para que fosse possível seguir caminhando com a pesquisa, o objetivo geral delimitado se baseou em analisar e/ou interpretar sobre a temática adolescência e encarceramento na perspectiva socioeducativa e, ainda, compreender o processo social e educacional desenvolvido no centro socioeducativo feminino “Paula Campos”, verificando a partir da memória das adolescentes como acontece a formação escolar e pessoal no espaço institucional cerceado. Foi utilizado como base o conceito de contingenciafro, com o apoio em Skinner e como instrumentos metodológicos levantamentos dos dados e análises bibliográficas sobre a temática adolescência institucionalizada e relações étnico raciais. Desse modo, o estudo de base qualitativa apoiou-se na técnica do uso do questionário estruturado online com perguntas abertas e fechadas, contando com o protagonismo de nove adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. A pesquisa se estabeleceu como uma possibilidade de pensar para além do corpo masculino institucionalizado, bem como para impulsionar as produções sobre meninas mulheres, considerando que elas são invisibilizadas, invalidadas e invadidas no contexto brasileiro. |
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Meninas encarceradas: uma análise do processo socioeducativo a partir do olhar das adolescentes em privação de liberdadeNiñas encarceladas: un análisis del proceso socioeducativo desde la mirada de las adolescentes en situación de privación de libertadAdolescênciaInstitucionalizaçãoGêneroPuniçãoInstitucionalizaciónCastigoA dissertação teve como proposta fomentar reflexões sobre meninas mulheres privadas da liberdade, em cumprimento de medida socioeducativa no estado de São Paulo, mais especificamente em uma Unidade Feminina localizada no interior do Estado de São Paulo, propiciando repensar as estruturas e práticas direcionadas para as adolescentes e diversidades institucionalizadas. O interesse em focalizar a pesquisa nesta vertente surgiu ao observar poucas produções científicas que privilegiam as histórias e memórias das meninas mulheres em situação de institucionalização, observando também que a maioria dos estudos são voltados para os meninos homens em situação de conflito com a lei. Neste passo, percebemos a invisibilidade das meninas mulheres nos espaços acadêmicos. A execução do estudo, portanto, ocorreu por julgar necessária as discussões sobre as políticas, práticas e medidas sociais direcionadas para o corpo da adolescente. Para que fosse possível seguir caminhando com a pesquisa, o objetivo geral delimitado se baseou em analisar e/ou interpretar sobre a temática adolescência e encarceramento na perspectiva socioeducativa e, ainda, compreender o processo social e educacional desenvolvido no centro socioeducativo feminino “Paula Campos”, verificando a partir da memória das adolescentes como acontece a formação escolar e pessoal no espaço institucional cerceado. Foi utilizado como base o conceito de contingenciafro, com o apoio em Skinner e como instrumentos metodológicos levantamentos dos dados e análises bibliográficas sobre a temática adolescência institucionalizada e relações étnico raciais. Desse modo, o estudo de base qualitativa apoiou-se na técnica do uso do questionário estruturado online com perguntas abertas e fechadas, contando com o protagonismo de nove adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. A pesquisa se estabeleceu como uma possibilidade de pensar para além do corpo masculino institucionalizado, bem como para impulsionar as produções sobre meninas mulheres, considerando que elas são invisibilizadas, invalidadas e invadidas no contexto brasileiro.La disertación tuvo como objetivo promover reflexiones sobre las niñas privadas de libertad, en cumplimiento de una medida socioeducativa en el estado de São Paulo, más específicamente en una Unidad Femenina localizada en el interior del estado de São Paulo, proporcionando un replanteamiento de las estructuras y prácticas dirigidas a las adolescentes institucionalizadas y diversidades. El interés en enfocar la investigación en este aspecto surgió al observar pocas producciones científicas que se centren en las historias y memorias de las adolescentes mujeres en situación de institucionalización, constatando también que la mayoría de los estudios se centran en los adolescentes varones en situación de conflicto con la ley. En este paso, constatamos la invisibilidad de las chicas en los espacios académicos. La realización del estudio, por lo tanto, ocurrió porque se consideró necesario discutir las políticas, prácticas y medidas sociales dirigidas al cuerpo del adolescente. Para que fuera posible proceder con la investigación, el objetivo general delimitado se basó en el análisis y/o interpretación del tema adolescencia y encarcelamiento desde la perspectiva socioeducativa y, además, comprender el proceso socioeducativo desarrollado en el centro socioeducativo femenino "Paula Campos", verificando a partir de la memoria de las adolescentes cómo se produce la formación escolar y personal en el espacio institucional bajo restricción. Se utilizó como base el concepto de "Afrocontingencia", con el apoyo de Skinner y como instrumentos metodológicos, el levantamiento de datos y el análisis bibliográfico sobre el tema de la adolescencia institucionalizada y las relaciones étnico-raciales. Así, el estudio cualitativo se basó en la técnica de utilización de cuestionario estructurado online con preguntas abiertas y cerradas, contando con el protagonismo de nueve adolescentes en cumplimiento de una medida socioeducativa. La investigación se estableció como una posibilidad de pensar más allá del cuerpo masculino institucionalizado, así como de potenciar las producciones sobre niñas y mujeres, considerando que son invisibilizadas, invalidadas e invadidas en el contexto brasileño.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Dagoberto José [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Gabriela Marques Santana2023-02-27T16:19:17Z2023-02-27T16:19:17Z2023-01-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23975933004030017P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T18:48:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239759Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:24:53.587188Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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