Mediação da informação no cárcere: uma análise por intermédio da educação nas prisões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Fernando Cruz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243567
Resumo: A tese analisa a mediação da informação pelo viés da Educação no sistema prisional. Para isso, observou o trabalho desenvolvido pelos professores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que atuam em um determinado presídio da capital. Apresenta uma discussão em relação ao encarceramento no Brasil. Tem como objetivo geral investigar as práticas pedagógicas com foco na mediação da informação de professores que atuam no Programa de Educação nas Prisões, para compreender como o Estado em suas formas de punição e vigilância exercem o controle do sujeito. Tem como objetivos específicos: diferenciar as diversas fases da Ciência da Informação com o intuito de relacionar as possibilidades interdisciplinares da mediação da informação; apresentar os diferentes discursos acerca do cárcere na literatura das Ciências Humanas e da Ciência da Informação; propor uma metodologia de trabalho pedagógico para os professores do EJA prisional com foco na mediação da informação. A tese contou com três métodos: como método de estruturação foi utilizada a Metodologia problematizadora com o Arco de Maguerez; para a coleta de dados foi realizada pesquisa etnográfica com os professores a fim de compreender as práticas e relações com as teorias, conceitos e áreas propostas adiante e fundamentalmente enquanto forma empírica de coleta de dados. Utiliza a Análise de discurso para a discussão de todas as práticas, teorias e discursos coletados. Constrói um referencial teórico com base na Ciência da Informação, colaborando para uma estruturação sócio-histórica de termos e práticas da área. Elabora uma delimitação temática sobre o cárcere para inserir a Ciência da Informação nas discussões. Discute como a Ciência da Informação pode se valer de seu caráter poliepistêmico para inserir novas discussões e abordagens. Utiliza o termo exuzilhar para transpor a discussão sobre poliepistemologia. Propõe analisar a mediação pelo viés da performance. Discutindo a liminaridade como uma possibilidade de construção do conhecimento. Entende que a liminaridade é o momento pós mediação, mas que o indivíduo ainda está no questionamento de suas práticas informacionais. Propõe a utilização do Arco de Maguerez em suas cinco etapas. Na primeira etapa de observação da realidade feita pelas visitas profissionais ao Programa de Educação nas Prisões. A etapa de pontos chave elencando as lacunas na formação continuada, diminuição na desigualdade existente entre os estudantes e a garantia do direito à educação. Na terceira etapa de teorização estudando o Currículo Paulista e bibliografia própria sobre encarceramento e Educação. Na quarta etapa é a criação de um Projeto Político Pedagógico nas Prisões, criado pelos próprios professores. Por fim, a última etapa que é a aplicação à realidade que foi o planejamento do ano de 2023 a partir do documento criado.
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Tem como objetivos específicos: diferenciar as diversas fases da Ciência da Informação com o intuito de relacionar as possibilidades interdisciplinares da mediação da informação; apresentar os diferentes discursos acerca do cárcere na literatura das Ciências Humanas e da Ciência da Informação; propor uma metodologia de trabalho pedagógico para os professores do EJA prisional com foco na mediação da informação. A tese contou com três métodos: como método de estruturação foi utilizada a Metodologia problematizadora com o Arco de Maguerez; para a coleta de dados foi realizada pesquisa etnográfica com os professores a fim de compreender as práticas e relações com as teorias, conceitos e áreas propostas adiante e fundamentalmente enquanto forma empírica de coleta de dados. Utiliza a Análise de discurso para a discussão de todas as práticas, teorias e discursos coletados. Constrói um referencial teórico com base na Ciência da Informação, colaborando para uma estruturação sócio-histórica de termos e práticas da área. Elabora uma delimitação temática sobre o cárcere para inserir a Ciência da Informação nas discussões. Discute como a Ciência da Informação pode se valer de seu caráter poliepistêmico para inserir novas discussões e abordagens. Utiliza o termo exuzilhar para transpor a discussão sobre poliepistemologia. Propõe analisar a mediação pelo viés da performance. Discutindo a liminaridade como uma possibilidade de construção do conhecimento. Entende que a liminaridade é o momento pós mediação, mas que o indivíduo ainda está no questionamento de suas práticas informacionais. Propõe a utilização do Arco de Maguerez em suas cinco etapas. Na primeira etapa de observação da realidade feita pelas visitas profissionais ao Programa de Educação nas Prisões. A etapa de pontos chave elencando as lacunas na formação continuada, diminuição na desigualdade existente entre os estudantes e a garantia do direito à educação. Na terceira etapa de teorização estudando o Currículo Paulista e bibliografia própria sobre encarceramento e Educação. Na quarta etapa é a criação de um Projeto Político Pedagógico nas Prisões, criado pelos próprios professores. Por fim, a última etapa que é a aplicação à realidade que foi o planejamento do ano de 2023 a partir do documento criado.The thesis analyzes the mediation of information through Education in the prison system. For this, it observed the work developed by teachers of the Secretary of Education of the State of São Paulo who work in a certain prison in the capital. It presents a discussion regarding incarceration in Brazil. Its general objective is to investigate the pedagogical practices with a focus on the mediation of information from teachers who work in the Education in Prisons Program, to understand how the State, in its forms of punishment and surveillance, exercises control over the subject. Its specific objectives are: to differentiate the various phases of Information Science in order to relate the interdisciplinary possibilities of information mediation; present the different discourses about prison in the literature of Human Sciences and Information Science; propose a pedagogical work methodology for prison EJA teachers with a focus on information mediation. The thesis had three methods: as a structuring method, the problematizing methodology was used with the Maguerez Arch’s; for data collection, an ethnographic research was carried out with the teachers in order to understand the practices and relationships with the theories, concepts and areas proposed ahead and fundamentally as an empirical form of data collection. It uses Discourse Analysis to discuss all practices, theories and collected discourses. It builds a theoretical framework based on Information Science, collaborating for a socio-historical structuring of terms and practices in the area. It elaborates a thematic delimitation about the prison to insert the Information Science in the discussions. It discusses how Information Science can take advantage of its polyepistemic character to insert new discussions and approaches. He uses the term exuzilhar to transpose the discussion on polyepistemology. It proposes to analyze mediation from the perspective of performance. Discussing liminality as a possibility of knowledge construction. He understands that liminality is the postmediation moment, but that the individual is still questioning his informational practices. It proposes the use of the Maguerez Arch’s in its five stages. In the first stage of observation of reality made by professional visits to the Education Program in Prisons. The key points stage listing the gaps in continuing education, the decrease in existing inequality among students and the warranty of the right to education. In the third stage of theorization, studying the Paulista Curriculum and its own bibliography on incarceration and Education. The fourth stage is the creation of a Pedagogical Political Project in Prisons, created by the teachers themselves. Finally, the last step is the application to the reality that was the planning for 2023 based on the document created.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Fernando Cruz2023-05-22T13:11:56Z2023-05-22T13:11:56Z2023-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLOPES, Fernando Cruz. Mediação da informação no cárcere: uma análise por intermédio da educação nas prisões. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24356733004110043P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-16T06:03:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243567Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-16T06:03:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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