Telefonoaudiologia em saúde auditiva: experiência de manejo em pacientes pós covid-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/242756 |
Resumo: | Introdução: A pandemia, ocasionada pelo Covid-19, gerou problemas de saúde a nível mundial e sequelas, como queixas auditivas, após a exposição ao vírus. Para a diminuição dessa exposição, ressalta-se a importância da telessaúde, que é definida como consulta que ocorre de forma remota e simultânea e abrange a área da Fonoaudiologia. Visto a necessidade da realização da assistência integral à saúde durante a pandemia, a autora dessa dissertação vivenciou a telefonoaudiologia e fez parte do projeto e-Care Sentinela, que tem como objetivo promover a telessaúde em uma rede virtual multidisciplinar de apoio para a população unespiana com sequelas auditivas pós-covid. Objetivo: Identificar as principais queixas e sintomas auditivos/vestibulares autorrelatados em pacientes pós Covid-19, por teleatendimento e descrever a experiência em telefonoaudiologia. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo observacional. Foram incluídos 14 adultos jovens, de ambos os sexos com queixas auditivas pós Covid-19, com compreensão preservada e com facilidade no manejo de tecnologias digitais, acesso à internet e computadores/smartphones. O estudo foi dividido em duas etapas: primeiro e segundo teleatendimento. Como procedimento foi realizado anamnese, questionário de perda auditiva auto-referida e autoavaliação (HHIA Hearing Handicap Inventory for the Adults; DHI-Dizziness Handicap Inventory; TDI-Tinnitus Handicap Inventory, todos na versão em português) e orientações. Resultados: As queixas mais comuns dentre os participantes do estudo no primeiro momento de teleatendimento foram tontura (71.43%), dificuldade em ouvir e zumbido (64.29%). Já no segundo teleatendimento, a queixa de maior relato foi dificuldade para ouvir (62.5%), seguido de zumbido (50%) e por fim tontura (12.5%). Em relação à pontuação dos questionários, no primeiro teleatendimento o resultado do HHIA foi 33,7; DHI: 24,6 e THI: 37,0 pontos. Já no segundo teleatendimento, obteve-se os seguintes resultados HHIA: 23,0; DHI: 0; THI: 29 pontos. Também foram fornecidas orientações sobre as queixas autorrelatadas por cada indivíduo, para melhoria da saúde geral, como alimentação, higiene do sono, e saúde mental, além das orientações específicas de acompanhamento de saúde especializado. Conclusão: A experiência de telefonoaudiologia, em saúde auditiva no manejo dos pacientes pós-covid 19 foi positiva e promoveu um melhor conhecimento dos sintomas audiovestibulares, assistência integral em saúde, bem como o alívio desses sintomas. |
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Telefonoaudiologia em saúde auditiva: experiência de manejo em pacientes pós covid-19Telephonoaudiology in hearing health: management experience in post-covid-19 patientsCovid-19TelessaúdeAudiologiaPandemiaTelehealthAudiologyPandemicIntrodução: A pandemia, ocasionada pelo Covid-19, gerou problemas de saúde a nível mundial e sequelas, como queixas auditivas, após a exposição ao vírus. Para a diminuição dessa exposição, ressalta-se a importância da telessaúde, que é definida como consulta que ocorre de forma remota e simultânea e abrange a área da Fonoaudiologia. Visto a necessidade da realização da assistência integral à saúde durante a pandemia, a autora dessa dissertação vivenciou a telefonoaudiologia e fez parte do projeto e-Care Sentinela, que tem como objetivo promover a telessaúde em uma rede virtual multidisciplinar de apoio para a população unespiana com sequelas auditivas pós-covid. Objetivo: Identificar as principais queixas e sintomas auditivos/vestibulares autorrelatados em pacientes pós Covid-19, por teleatendimento e descrever a experiência em telefonoaudiologia. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo observacional. Foram incluídos 14 adultos jovens, de ambos os sexos com queixas auditivas pós Covid-19, com compreensão preservada e com facilidade no manejo de tecnologias digitais, acesso à internet e computadores/smartphones. O estudo foi dividido em duas etapas: primeiro e segundo teleatendimento. Como procedimento foi realizado anamnese, questionário de perda auditiva auto-referida e autoavaliação (HHIA Hearing Handicap Inventory for the Adults; DHI-Dizziness Handicap Inventory; TDI-Tinnitus Handicap Inventory, todos na versão em português) e orientações. Resultados: As queixas mais comuns dentre os participantes do estudo no primeiro momento de teleatendimento foram tontura (71.43%), dificuldade em ouvir e zumbido (64.29%). Já no segundo teleatendimento, a queixa de maior relato foi dificuldade para ouvir (62.5%), seguido de zumbido (50%) e por fim tontura (12.5%). Em relação à pontuação dos questionários, no primeiro teleatendimento o resultado do HHIA foi 33,7; DHI: 24,6 e THI: 37,0 pontos. Já no segundo teleatendimento, obteve-se os seguintes resultados HHIA: 23,0; DHI: 0; THI: 29 pontos. Também foram fornecidas orientações sobre as queixas autorrelatadas por cada indivíduo, para melhoria da saúde geral, como alimentação, higiene do sono, e saúde mental, além das orientações específicas de acompanhamento de saúde especializado. Conclusão: A experiência de telefonoaudiologia, em saúde auditiva no manejo dos pacientes pós-covid 19 foi positiva e promoveu um melhor conhecimento dos sintomas audiovestibulares, assistência integral em saúde, bem como o alívio desses sintomas.Introduction: The pandemic, caused by Covid-19, has generated health problems worldwide and sequelae, such as hearing complaints, after exposure to the virus. To reduce this exposure, the importance of telehealth is highlighted, which is defined as a consultation that takes place remotely and simultaneously and covers the area of Speech Therapy. Given the need to carry out comprehensive health care during the pandemic, the author of this dissertation experienced Telehealth SPL services and was part of the e-Care Sentinela project, which aims to promote telehealth in a multidisciplinary virtual support network for the unespian population with post-covid auditory sequelae. Objective: To identify the main complaints and auditory/vestibular symptoms self-reported in post-Covid-19 patients, by teleservice and describe the experience in telephonoaudiology. Materials and Methods: This is an observational study. Fourteen young adults of both genders with post-Covid-19 hearing complaints, with preserved understanding and with ease in handling digital technologies, internet access and computers/ smartphones. The study was divided into two stages, first and second via telemarketing. How the procedure was performed: anamnesis, selfreported and self-assessed hearing loss questionnaire (HHIA- Hearing Handicap Inventory for the Adults; DHI-Dizziness Handicap Inventory; TDI-Tinnitus Handicap Inventory, all in the Portuguese version) and guidelines. Results: The most common complaints among study participants at the first call point were dizziness (71.43%), difficulty hearing and tinnitus (64.29%). In the second teleservice, the most reported complaint was difficulty hearing (62.5%), followed by tinnitus (50%) and finally dizziness (12.5%). Regarding the score of the questionnaires, in the first teleservice the result of the HHIA was 33.7; DHI: 24.6 and THI: 37.0 points. In the second teleservice, the following HHIA results were obtained: 23.0; DHI: 0; THI: 29 points. Guidance was also provided on self-reported complaints by each individual, to improve general health, such as diet, sleep hygiene, and mental health, in addition to specific guidance for specialized health monitoring. Conclusion: The experience of Telehealth SPL services in hearing health in the management of post-covid 19 patients was positive and promoted a better understanding of audiovestibular symptoms, comprehensive health care, as well as the relief of these symptoms.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887.641169/2021-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Frizzo, Ana Claudia Figueiredo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Milena Sonsini2023-03-31T13:17:42Z2023-03-31T13:17:42Z2023-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24275633004110045P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-16T06:08:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242756Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-16T06:08:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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