Prevenção de violência e acidentes infantis: formação, conhecimentos e opiniões de graduandos e docentes de enfermagem e ações educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gimenez, Fabiana Veronez Martelato [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181412
Resumo: Violência e acidentes infantis são eventos frequentes. Os objetivos gerais do estudo foram investigar como essas temáticas estão inseridas nos currículos de graduação em Enfermagem, qual o conhecimento de discentes e de docentes sobre as temáticas e os resultados de ações educativas sobre os temas desenvolvidas com graduandos do curso. Foram realizados três estudos descritivos com abordagem quantitativa e qualitativa. O Estudo I buscou investigar nos currículos dos cursos de Enfermagem do Estado de São Paulo a presença de descrição das temáticas de prevenção de violência e/ou de acidentes infantis por meio da análise dos projetos políticos pedagógicos, ementas e/ou matrizes curriculares das homepages das 130 faculdades públicas e particulares de Enfermagem reconhecidas pelo Ministério da Educação. Verificou-se que cinco faculdades públicas, de um total de 13, e 15 faculdades privadas, de um total de 117 tinham disciplinas relacionadas aos temas, prevalecendo a temática dos acidentes. Concluiu-se que os temas estão presentes na minoria dos cursos estudados. O Estudo II teve como objetivo caracterizar os conhecimentos e opiniões de docentes de curso de Enfermagem em relação aos agravos. Foram entrevistados 13 docentes de graduação em Enfermagem, sete de uma faculdade particular e seis de uma pública, e realizada análise temática para categorização das falas. Os docentes consideram importante esses temas na formação do enfermeiro. Concluiu-se que docentes possuem conhecimento sobre as temáticas, embora menos frequente sobre políticas públicas, mas valorizam a aprendizagem na formação inicial. O Estudo III teve como objetivos elaborar, aplicar e avaliar ações educativas sobre prevenção de violência e acidentes infantis com graduandos de Enfermagem. Participaram 138 graduandos do primeiro ao quinto ano de uma universidade privada de Enfermagem. As cinco atividades realizadas e respectivos resultados foram: aplicação de questionário inicial sobre conhecimento dos temas, verificando-se que tinham conhecimento prévio a partir de informações recebidas dentro e fora da universidade; atividade voltada para riscos ambientais para acidentes na infância, verificando-se ampliação da descrição de riscos ambientais; preenchimento de ficha de notificação de violência interpessoal e autoprovocada, constatando-se muitos campos incompletos; elaboração de ação educativa sobre violência ou acidentes infantis, verificando-se que conseguiram elaborar propostas de ações educativas intersetoriais exequíveis; avaliação das atividades, indicando serem satisfatórias e com contribuições para atuação profissional futura. Concluiu-se que ações educativas inseridas curricularmente podem favorecer a ampliação de conhecimentos dos graduandos e estimular proposições de atuação. Os três estudos permitiram concluir que é incipiente a inserção dos temas nos currículos de Enfermagem, havia conhecimento prévio das temáticas por parte de docentes e discentes, porém a realização de ações educativas pode favorecer a ampliação de conhecimento e proposituras de atividades sobre prevenção de acidentes e violência infantil. São necessários esforços de gestores dos serviços e das instituições acadêmico-científicas para contribuir com a formação inicial em Enfermagem, bem como com a formação pós-graduada, em serviço e da comunidade, para fomentar a atuação voltada para a prevenção dos agravos. Sugerem-se novos estudos para aprofundamento desta pesquisa, por diferentes áreas e produção de novos e relevantes conhecimentos.
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O Estudo I buscou investigar nos currículos dos cursos de Enfermagem do Estado de São Paulo a presença de descrição das temáticas de prevenção de violência e/ou de acidentes infantis por meio da análise dos projetos políticos pedagógicos, ementas e/ou matrizes curriculares das homepages das 130 faculdades públicas e particulares de Enfermagem reconhecidas pelo Ministério da Educação. Verificou-se que cinco faculdades públicas, de um total de 13, e 15 faculdades privadas, de um total de 117 tinham disciplinas relacionadas aos temas, prevalecendo a temática dos acidentes. Concluiu-se que os temas estão presentes na minoria dos cursos estudados. O Estudo II teve como objetivo caracterizar os conhecimentos e opiniões de docentes de curso de Enfermagem em relação aos agravos. Foram entrevistados 13 docentes de graduação em Enfermagem, sete de uma faculdade particular e seis de uma pública, e realizada análise temática para categorização das falas. Os docentes consideram importante esses temas na formação do enfermeiro. Concluiu-se que docentes possuem conhecimento sobre as temáticas, embora menos frequente sobre políticas públicas, mas valorizam a aprendizagem na formação inicial. O Estudo III teve como objetivos elaborar, aplicar e avaliar ações educativas sobre prevenção de violência e acidentes infantis com graduandos de Enfermagem. Participaram 138 graduandos do primeiro ao quinto ano de uma universidade privada de Enfermagem. As cinco atividades realizadas e respectivos resultados foram: aplicação de questionário inicial sobre conhecimento dos temas, verificando-se que tinham conhecimento prévio a partir de informações recebidas dentro e fora da universidade; atividade voltada para riscos ambientais para acidentes na infância, verificando-se ampliação da descrição de riscos ambientais; preenchimento de ficha de notificação de violência interpessoal e autoprovocada, constatando-se muitos campos incompletos; elaboração de ação educativa sobre violência ou acidentes infantis, verificando-se que conseguiram elaborar propostas de ações educativas intersetoriais exequíveis; avaliação das atividades, indicando serem satisfatórias e com contribuições para atuação profissional futura. Concluiu-se que ações educativas inseridas curricularmente podem favorecer a ampliação de conhecimentos dos graduandos e estimular proposições de atuação. Os três estudos permitiram concluir que é incipiente a inserção dos temas nos currículos de Enfermagem, havia conhecimento prévio das temáticas por parte de docentes e discentes, porém a realização de ações educativas pode favorecer a ampliação de conhecimento e proposituras de atividades sobre prevenção de acidentes e violência infantil. São necessários esforços de gestores dos serviços e das instituições acadêmico-científicas para contribuir com a formação inicial em Enfermagem, bem como com a formação pós-graduada, em serviço e da comunidade, para fomentar a atuação voltada para a prevenção dos agravos. Sugerem-se novos estudos para aprofundamento desta pesquisa, por diferentes áreas e produção de novos e relevantes conhecimentos.Violence and child accidents are frequent events. The general objectives of the study were to investigate how these themes are inserted in undergraduate curricula in Nursing, what is the knowledge of students and teachers about the themes and results of educational actions on the topics developed with undergraduate students. Three descriptive studies were carried out with a quantitative and qualitative approach. The purpose of Study I was to investigate in the curricula of the courses of Nursing of the State of São Paulo the presence of a description of the themes of violence prevention and / or of children's accidents, through the analysis of the pedagogical political projects, menus and / or curricular matrices of the homepages of the 130 public and private nursing schools recognized by the Ministry of Education. It was verified that five public colleges, out of a total of 13, and 15 private colleges, out of a total of 117, had disciplines related to the subjects, prevailing the theme of the accidents. It was concluded that the themes are present in the minority of the courses studied. Study II had as objective to characterize the knowledge and opinions of teachers of Nursing course in relation to injuries. Seven teachers from a private faculty and six from a public faculty were interviewed, and thematic analysis was carried out to categorize the speeches. Teachers consider these topics important in nurses' education, but most were unaware of laws, actions and records of notification of the diseases. It was concluded that teachers have knowledge about the subjects, although less frequent about public policies, but they value learning in the initial formation. Study III had as objectives to elaborate, to apply and to evaluate educational actions on prevention of violence and infantile accidents with nursing graduates. A total of 138 undergraduates from the first to fifth year of a private university of nursing took part of it. The five activities carried out and their results were: application of an initial questionnaire on knowledge of the subjects, being verified that they had previous knowledge from information received inside and outside the university; activity focused on environmental risks for childhood accidents, with an increase in the description of environmental risks; filling in the self-reported interpersonal violence notification form, with many incomplete fields being verified; elaboration of educative action on violence or infantile accidents, verifying that they have been able to elaborate proposals of feasible intersectoral educative actions; evaluation of the activities, indicating that they are satisfactory and with contributions for future professional activity. It was concluded that educational actions inserted in the curricula can favor the expansion of undergraduate knowledge and stimulate propositions of action. The three studies allowed us to conclude that the insertion of themes in the Nursing curricula is incipient, there was previous knowledge of the subjects by teachers and students, but the educational actions can favor the expansion of knowledge and propositions of activities on accident prevention and child violence. Efforts are needed by managers of the services and academic-scientific institutions to contribute to the initial training in Nursing, as well as postgraduate, in-service and community training, in order to foster action focused on the prevention of diseases. Further studies are suggested to deepen this research, by different areas and production of new and relevant knowledge.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gimenez, Fabiana Veronez Martelato [UNESP]2019-04-08T12:39:33Z2019-04-08T12:39:33Z2019-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18141200091476933004110040P583439444339952370000-0003-0330-132Xporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:37:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181412Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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