Gramsci e a educação do educador
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622006000300003 http://hdl.handle.net/11449/28258 |
Resumo: | Com a fundação, em 1919, da revista L'Ordine Nuovo - que atravessou fases diversas -, Gramsci tratou de desenvolver uma teoria e uma prática política que tinham no problema de educação um elemento constitutivo essencial. Até a sua prisão, em 1926, Gramsci passou por três diferentes momentos de elaboração dessa questão. Um primeiro momento no qual ele dá prioridade à cisão, ao antagonismo e à auto-atividade dos trabalhadores diante do capital, no próprio cerne do processo produtivo capitalista. Educação, então, confunde-se com auto-educação. O momento que se segue é o da necessidade de se educar o Partido Comunista, recém-fundado, particularmente a sua direção. O terceiro momento é pensado como necessidade de se educar o educador das massas, reflexão que aparece no seu papel de dirigente principal do Partido Comunista Italiano (PCI). |
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Gramsci e a educação do educadorGramsci and the education of the educatorEducaçãoCulturaIntelectuaisAntagonismoRevistasEducationCultureIntellectualsAntagonismMagazinesCom a fundação, em 1919, da revista L'Ordine Nuovo - que atravessou fases diversas -, Gramsci tratou de desenvolver uma teoria e uma prática política que tinham no problema de educação um elemento constitutivo essencial. Até a sua prisão, em 1926, Gramsci passou por três diferentes momentos de elaboração dessa questão. Um primeiro momento no qual ele dá prioridade à cisão, ao antagonismo e à auto-atividade dos trabalhadores diante do capital, no próprio cerne do processo produtivo capitalista. Educação, então, confunde-se com auto-educação. O momento que se segue é o da necessidade de se educar o Partido Comunista, recém-fundado, particularmente a sua direção. O terceiro momento é pensado como necessidade de se educar o educador das massas, reflexão que aparece no seu papel de dirigente principal do Partido Comunista Italiano (PCI).When he founded the journal L'Ordine Nuovo in 1919 - which went through several different phases -, Gramsci tried to develop a political practice and theory that focused on education as the core constitutive element. Before his imprisonment in 1926, Gramsci evolved through three different stages to frame this issue. He first prioritized scission, antagonism and workers' self-organization against capital within the very capitalist production process. Education thus overlapped self-education. The next stage centers on the need to educate the newly-founded communist party, particularly its directors and organizers. The third stage started when Gramsci came to consider the importance of educating the mass educators, a development that can be seen in his role as the main ICP leader.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e CiênciasUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e CiênciasCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Del Roio, Marcos [UNESP]2014-05-20T15:12:04Z2014-05-20T15:12:04Z2006-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article311-328application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622006000300003Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 26, n. 70, p. 311-328, 2006.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/2825810.1590/S0101-32622006000300003S0101-32622006000300003S0101-32622006000300003.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:02:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28258Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:02:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Com a fundação, em 1919, da revista L'Ordine Nuovo - que atravessou fases diversas -, Gramsci tratou de desenvolver uma teoria e uma prática política que tinham no problema de educação um elemento constitutivo essencial. Até a sua prisão, em 1926, Gramsci passou por três diferentes momentos de elaboração dessa questão. Um primeiro momento no qual ele dá prioridade à cisão, ao antagonismo e à auto-atividade dos trabalhadores diante do capital, no próprio cerne do processo produtivo capitalista. Educação, então, confunde-se com auto-educação. O momento que se segue é o da necessidade de se educar o Partido Comunista, recém-fundado, particularmente a sua direção. O terceiro momento é pensado como necessidade de se educar o educador das massas, reflexão que aparece no seu papel de dirigente principal do Partido Comunista Italiano (PCI). |
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