A representação da mulher entre Jesus de Nazaré Paulo de Tarso no Cristianismo Primitivo: (I Século E.C.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Eliézer Serra [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144215
Resumo: Essa tese examina os evangelhos e as cartas do Novo Testamento como fontes documentais na busca por construir uma história da importância das mulheres para o estabelecimento bem sucedido da Igreja nos séculos I e II na Palestina e na Diáspora romanas enquanto ainda era identificado como um movimento religioso judaico. Inicia-se essa pesquisa pela obervação do contexto social e cultural mais abrangente da formação do mediterrâneo greco-romano e suas atitudes para com o feminino a partir da análise de escritos dos seus pensadores, historiadores, poetas e filósofos, expondo sua misoginia de estado e suas preocupações pela preservação de valores e tradições religiosas de sua sociedade patriarcal. No capítulo dois procura-se uma aproximação mais acurada do contexto da Judéis do primeiro século onde nasce o movimento que deu origem ao cristianismo e a atitude geral para com as mulheres, observando-se como o sincretismo cultural e religioso que reuniu tradições das culturas presentes na formação do pensamento religioso israelita e judaica influenciaou sua percepção sobre o feminino. Os capítulos três, quatro e cinco são dedicados à observação dos movimentos de Jesus e de Paulo com a peculiar e marcane presença de mulheres que tiveram participação chave para o sucesso do estabelecimento da Igreja ocupando posições de autoridade e as várias formas como sua importância foi diminuída ou apagada dos textos bíblicos e da história por uma processo não natural. Na conclusão se ressalta a realidade e a importância fundamental da mulher ocupando cargos de liderança nos cultos e no sacerdócio antes percebidos como lugares de homens, desde a fundação das comunidades cristãs, não sem incômodr sua sociedade patriarcal. Fica claro que as mulheres tiveram muita liberdade de atuação no movimento de Jesus e recebiam dele tratamento diferencial em relação à atitude geral para com elas. Paulo a principio segue essa mesma atitude para com as mulheres para em algum momento de seu ministério aderir à forma misógina de sua sociedade e estabelecer os primeiros conceitos teológicos que viriam a fundamentar os argumentos necessários para a transformação do cristianismo numa das instituições mais misóginas da história da humanidade.
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Inicia-se essa pesquisa pela obervação do contexto social e cultural mais abrangente da formação do mediterrâneo greco-romano e suas atitudes para com o feminino a partir da análise de escritos dos seus pensadores, historiadores, poetas e filósofos, expondo sua misoginia de estado e suas preocupações pela preservação de valores e tradições religiosas de sua sociedade patriarcal. No capítulo dois procura-se uma aproximação mais acurada do contexto da Judéis do primeiro século onde nasce o movimento que deu origem ao cristianismo e a atitude geral para com as mulheres, observando-se como o sincretismo cultural e religioso que reuniu tradições das culturas presentes na formação do pensamento religioso israelita e judaica influenciaou sua percepção sobre o feminino. Os capítulos três, quatro e cinco são dedicados à observação dos movimentos de Jesus e de Paulo com a peculiar e marcane presença de mulheres que tiveram participação chave para o sucesso do estabelecimento da Igreja ocupando posições de autoridade e as várias formas como sua importância foi diminuída ou apagada dos textos bíblicos e da história por uma processo não natural. Na conclusão se ressalta a realidade e a importância fundamental da mulher ocupando cargos de liderança nos cultos e no sacerdócio antes percebidos como lugares de homens, desde a fundação das comunidades cristãs, não sem incômodr sua sociedade patriarcal. Fica claro que as mulheres tiveram muita liberdade de atuação no movimento de Jesus e recebiam dele tratamento diferencial em relação à atitude geral para com elas. Paulo a principio segue essa mesma atitude para com as mulheres para em algum momento de seu ministério aderir à forma misógina de sua sociedade e estabelecer os primeiros conceitos teológicos que viriam a fundamentar os argumentos necessários para a transformação do cristianismo numa das instituições mais misóginas da história da humanidade.This thesis examines the Gospels and the New Testament texts as documentary sources in the construction of a history about the importance of women for the successful establishment of the Church in the first and second centuries in Palestine and the Roman Diaspora while still identified as a Jewis movement. The research begins by the observation of broader social and cultural context of the formation of the Graecco-Roman Mediterran and their attitudes toward the female from the analysis of its thinkers, historians, poets and philosophers texts, exposing its state of misogyny and their concerns for the preservation of values and religious traditions of their patriarchal society. Chapter two focuses on a more accurate approximation of the context of first century Judaea where starts the movement that gave rise to Christianity and its general attitude towards women, observing the cultural and religious syncretism that gathered traditions of many cultures in the formation of the Israeli and Jewish religious thought that influenced their perception of the female. Chapters three, four and five are dedicated to the observation of the movements of Jesus and Paul with the peculiar and clear presence of women who had key contribution to the success of Church's establishment occupying positions of authority and various forms as its importance was diminished or deleted from biblical texts and history by an unnatural process. In conclusion it underscores the reality and the real importance of women occupying leadership positions in the services and the priesthood before perceived as places of men from the foundation of the Christian communities, not without distubing the patriarchal society. It is clear that women have a lot of freedom of action in the Jesus movement and received his differential treatment in the general attitud toward them. Paul at first follows the same attitud towards women to at some point in his ministry to join the misogynist form of his society and establish the first theological concepts that would substantiate the arguments necessary for the transformation of Christianity in the most misogynistic institutions in the history of humanity.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES D/S: 118169-2Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Ivan Esperança [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Braga, Eliézer Serra [UNESP]2016-09-27T20:50:34Z2016-09-27T20:50:34Z2016-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14421500087309533004048018P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T12:21:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144215Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T12:21:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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