Sentidos atribuídos por licenciandos de Física sobre o papel da experimentação em atividades de estágios de regência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parma, Fabiano Willian
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192160
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como os futuros professores de Física interagem com a produção acadêmica, relacionada às atividades experimentais no Ensino de Física e, também, como se beneficiam dela para o planejamento e desenvolvimento de aulas de estágio. Para tanto, procuramos responder a duas questões: que sentidos são atribuídos por futuros professores de Física ao papel das atividades experimentais? Quais noções de pesquisas são mobilizadas, durante o planejamento das atividades de regência do estágio? O contexto de produção desse estudo organiza-se durante as atividades da disciplina de Estágio Supervisionado, no qual os licenciandos planejaram e ministraram um minicurso, em duas escolas de diferentes contextos: Colégio Técnico, com alunos do ensino médio e um Centro Educacional de Jovens e Adultos. O corpus da pesquisa foi constituído, a partir dos discursos produzidos por um grupo de licenciandos, em diferentes contextos de produção: antes da atividade da regência, por meio dos planos de aula; após a regência através de questionários; e, ao final da disciplina de Estágio, por meio dos relatórios finais; além das transcrições dos encontros de reflexão promovidos na universidade. A análise dos dados foi realizada, a partir dos princípios teóricos e metodológicos da Análise de Discurso pecheutiana. Assim, os resultados mostram que ao planejar as atividades do Estágio, os futuros professores têm como proposta realizar atividades experimentais, sob uma perspectiva investigativa, no entanto, em sua prática docente, acabam reproduzindo a prática de seus formadores. Além disso, mesmo com seus discursos indicando críticas ao modelo tradicional de ensino, ao preparar suas aulas, dificilmente aparecem as produções acadêmicas da área de educação.
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