Guia de endereços eletrônicos para o estudo de cardiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aikawa, Luciana [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Zornoff, Denise Cássia Moreira [UNESP], Matsubara, Beatriz Bojikian [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2004001700006
http://hdl.handle.net/11449/26454
Resumo: OBJETIVO: Ampliar os recursos didáticos para estudantes de medicina, médicos e profissionais da área da saúde, estimulando o uso da Internet para fins acadêmicos ou de reciclagem em cardiologia. MÉTODO: Pesquisados e selecionados endereços eletrônicos com conteúdo acadêmico nas áreas da anatomia, biofísica, fisiologia, semiologia, eletrocardiografia e diagnóstico por imagem, com critérios de seleção, incluíndo relevância do conteúdo, clareza na apresentação e riqueza em recursos de animação e, os sites obtidos, classificados quanto ao conteúdo e nível acadêmico. RESULTADOS: Obtidos 5 sites de anatomia e anatomia patológica, 1 de biofísica, 3 de fisiologia, 8 de semiologia, 7 de diagnóstico por imagem e 2 de eletrocardiografia. Como alternativa de acesso, os sites também foram organizados de acordo com o nível acadêmico. O conjunto de endereços resultou em um guia simplificado e hierarquizado de conteúdos para o estudo da morfologia cardíaca e do diagnóstico por imagem em cardiologia. CONCLUSÃO: O roteiro obtido é um exemplo do potencial da Internet como instrumento de aprendizagem, a ser utilizado em associação com outros métodos pedagógicos convencionais.
id UNSP_4ef6c067a6e1a2f760d05b931e92d16c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26454
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Guia de endereços eletrônicos para o estudo de cardiologiaGuide of internet sites for the study of cardiologyeducação médicaeducação em saúdecardiologiainformática médicaInternetmedical educationhealth educationcardiologymedical informaticsInternetOBJETIVO: Ampliar os recursos didáticos para estudantes de medicina, médicos e profissionais da área da saúde, estimulando o uso da Internet para fins acadêmicos ou de reciclagem em cardiologia. MÉTODO: Pesquisados e selecionados endereços eletrônicos com conteúdo acadêmico nas áreas da anatomia, biofísica, fisiologia, semiologia, eletrocardiografia e diagnóstico por imagem, com critérios de seleção, incluíndo relevância do conteúdo, clareza na apresentação e riqueza em recursos de animação e, os sites obtidos, classificados quanto ao conteúdo e nível acadêmico. RESULTADOS: Obtidos 5 sites de anatomia e anatomia patológica, 1 de biofísica, 3 de fisiologia, 8 de semiologia, 7 de diagnóstico por imagem e 2 de eletrocardiografia. Como alternativa de acesso, os sites também foram organizados de acordo com o nível acadêmico. O conjunto de endereços resultou em um guia simplificado e hierarquizado de conteúdos para o estudo da morfologia cardíaca e do diagnóstico por imagem em cardiologia. CONCLUSÃO: O roteiro obtido é um exemplo do potencial da Internet como instrumento de aprendizagem, a ser utilizado em associação com outros métodos pedagógicos convencionais.OBJECTIVE: To increase the offer of didactic resources for medical students, physicians, and health care professionals, stimulating the use of the Internet for academic purposes or cardiological updating. METHOD: Electronic addresses with academic content in the areas of anatomy, biophysics, physiology, semiology, electrocardiography, and image diagnosis were researched and selected. The selection criteria included the following: relevance of the content, neatness of presentation, and richness of animation resources. The sites obtained were classified in regard to their contents and academic level. RESULTS: The sites obtained were as follows: 5 sites of anatomy and anatomical pathology, one of biophysics, 3 of physiology, 8 of semiology, 7 of image diagnosis, and 2 of electrocardiography. The sites were also organized according to academic level to provide an alternative access. The set of addresses resulted in a simplified and hierarchic guide of contents for the study of cardiac morphology and image diagnosis in cardiology. CONCLUSION: The resulting list of sites is an example of the potential of the Internet as a learning instrument to be used in association with other conventional pedagogical methods.UNESP Faculdade de Medicina de BotucatuUNESP Faculdade de Medicina de BotucatuSociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aikawa, Luciana [UNESP]Zornoff, Denise Cássia Moreira [UNESP]Matsubara, Beatriz Bojikian [UNESP]2014-05-20T15:07:18Z2014-05-20T15:07:18Z2004-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article396-399application/pdfapplication/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2004001700006Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC, v. 83, n. 5, p. 396-399, 2004.0066-782Xhttp://hdl.handle.net/11449/2645410.1590/S0066-782X2004001700006S0066-782X20040017000062-s2.0-287444500582-s2.0-28744450058.pdfS0066-782X2004001700006.pdf6990977122340795SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporArquivos Brasileiros de Cardiologia1.318info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-14T17:23:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26454Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-14T17:23:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Guia de endereços eletrônicos para o estudo de cardiologia
Guide of internet sites for the study of cardiology
title Guia de endereços eletrônicos para o estudo de cardiologia
spellingShingle Guia de endereços eletrônicos para o estudo de cardiologia
Aikawa, Luciana [UNESP]
educação médica
educação em saúde
cardiologia
informática médica
Internet
medical education
health education
cardiology
medical informatics
Internet
title_short Guia de endereços eletrônicos para o estudo de cardiologia
title_full Guia de endereços eletrônicos para o estudo de cardiologia
title_fullStr Guia de endereços eletrônicos para o estudo de cardiologia
title_full_unstemmed Guia de endereços eletrônicos para o estudo de cardiologia
title_sort Guia de endereços eletrônicos para o estudo de cardiologia
author Aikawa, Luciana [UNESP]
author_facet Aikawa, Luciana [UNESP]
Zornoff, Denise Cássia Moreira [UNESP]
Matsubara, Beatriz Bojikian [UNESP]
author_role author
author2 Zornoff, Denise Cássia Moreira [UNESP]
Matsubara, Beatriz Bojikian [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Aikawa, Luciana [UNESP]
Zornoff, Denise Cássia Moreira [UNESP]
Matsubara, Beatriz Bojikian [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv educação médica
educação em saúde
cardiologia
informática médica
Internet
medical education
health education
cardiology
medical informatics
Internet
topic educação médica
educação em saúde
cardiologia
informática médica
Internet
medical education
health education
cardiology
medical informatics
Internet
description OBJETIVO: Ampliar os recursos didáticos para estudantes de medicina, médicos e profissionais da área da saúde, estimulando o uso da Internet para fins acadêmicos ou de reciclagem em cardiologia. MÉTODO: Pesquisados e selecionados endereços eletrônicos com conteúdo acadêmico nas áreas da anatomia, biofísica, fisiologia, semiologia, eletrocardiografia e diagnóstico por imagem, com critérios de seleção, incluíndo relevância do conteúdo, clareza na apresentação e riqueza em recursos de animação e, os sites obtidos, classificados quanto ao conteúdo e nível acadêmico. RESULTADOS: Obtidos 5 sites de anatomia e anatomia patológica, 1 de biofísica, 3 de fisiologia, 8 de semiologia, 7 de diagnóstico por imagem e 2 de eletrocardiografia. Como alternativa de acesso, os sites também foram organizados de acordo com o nível acadêmico. O conjunto de endereços resultou em um guia simplificado e hierarquizado de conteúdos para o estudo da morfologia cardíaca e do diagnóstico por imagem em cardiologia. CONCLUSÃO: O roteiro obtido é um exemplo do potencial da Internet como instrumento de aprendizagem, a ser utilizado em associação com outros métodos pedagógicos convencionais.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-11-01
2014-05-20T15:07:18Z
2014-05-20T15:07:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2004001700006
Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC, v. 83, n. 5, p. 396-399, 2004.
0066-782X
http://hdl.handle.net/11449/26454
10.1590/S0066-782X2004001700006
S0066-782X2004001700006
2-s2.0-28744450058
2-s2.0-28744450058.pdf
S0066-782X2004001700006.pdf
6990977122340795
url http://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2004001700006
http://hdl.handle.net/11449/26454
identifier_str_mv Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC, v. 83, n. 5, p. 396-399, 2004.
0066-782X
10.1590/S0066-782X2004001700006
S0066-782X2004001700006
2-s2.0-28744450058
2-s2.0-28744450058.pdf
S0066-782X2004001700006.pdf
6990977122340795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Cardiologia
1.318
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 396-399
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128155319271424