O estudo do sistema digestório no ensino fundamental: uma análise da construção de conceitos e da compreensão leitora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Andrea Rodrigues da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192006
Resumo: Esta dissertação, realizada em nível de mestrado profissional, no Programa Docência para Educação Básica, da UNESP de Bauru/SP, foi desenvolvida por meio de uma pesquisa qualitativa com ênfase na observação participativa de um grupo focal, em uma escola pública do município de Bauru. Teve como objetivo avaliar ações pedagógicas criadas para aprendizagem do Sistema Digestório-SD por meio da análise da construção de conceitos na apropriação do conteúdo e na compreensão da leitura nas aulas de Ciências, em um grupo específico de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, diagnosticados com dificuldades na aprendizagem. O processo da pesquisa foi delineado com base no referencial teórico desenvolvido por Vigotski (2007) (2009) sobre a psicologia da aprendizagem, especialmente no que tange ao desenvolvimento humano, ao pensamento e aos processos mentais necessários à construção de conceitos; e com base nas ideias de Solé (1998) acerca das estratégias de leitura e de Kleiman (1997) sobre as habilidades cognitivas de leitura. O percurso metodológico da pesquisa teve como aporte teórico Flick (2009). Alunos com dificuldades na aprendizagem de Ciências e na compreensão leitora geraram o grupo focal. Após análise dessas dificuldades, foi elaborada a metodologia didática visando à apropriação de conteúdos atinentes ao SD e à compreensão leitora nas aulas de Ciências. Na realização da metodologia didática, foram geradas as atividades, que subsidiaram a construção das categorias de análise, quais sejam: designação, localização, funcionamento do SD e integração. Os resultados da análise mostraram que a construção dos conceitos científicos em Ciências e a compreensão da leitura sobre o SD, por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, são alcançados em um processo intenso de desenvolvimento do pensamento, através de um ensino intencional, sistematizado formalmente e organizado considerando-se as percepções do sujeito sobre o objeto de aprendizagem e mediado pelos signos. Conclui-se que, sem a utilização do objeto concreto e sem a apropriação das palavras, crianças de 9 a 10 anos de idade, nesse perfil de grupo, não constroem conceitos científicos específicos sobre o SD. A apropriação desses conteúdos requer o desenvolvimento de diferentes ações pedagógicas que favoreçam a evolução nas elaborações do pensamento infantil para construção de conceitos.
id UNSP_4f33b41ac1a70d06d4b4f16d6974d2bf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192006
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O estudo do sistema digestório no ensino fundamental: uma análise da construção de conceitos e da compreensão leitoraThe study of the digestive system in primary education: an analysis of the construction of concepts and reading comprehensionEnsino de CiênciasConstrução de conceitosCompreensão leitoraScience teachingConcept buildingReading comprehensionEsta dissertação, realizada em nível de mestrado profissional, no Programa Docência para Educação Básica, da UNESP de Bauru/SP, foi desenvolvida por meio de uma pesquisa qualitativa com ênfase na observação participativa de um grupo focal, em uma escola pública do município de Bauru. Teve como objetivo avaliar ações pedagógicas criadas para aprendizagem do Sistema Digestório-SD por meio da análise da construção de conceitos na apropriação do conteúdo e na compreensão da leitura nas aulas de Ciências, em um grupo específico de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, diagnosticados com dificuldades na aprendizagem. O processo da pesquisa foi delineado com base no referencial teórico desenvolvido por Vigotski (2007) (2009) sobre a psicologia da aprendizagem, especialmente no que tange ao desenvolvimento humano, ao pensamento e aos processos mentais necessários à construção de conceitos; e com base nas ideias de Solé (1998) acerca das estratégias de leitura e de Kleiman (1997) sobre as habilidades cognitivas de leitura. O percurso metodológico da pesquisa teve como aporte teórico Flick (2009). Alunos com dificuldades na aprendizagem de Ciências e na compreensão leitora geraram o grupo focal. Após análise dessas dificuldades, foi elaborada a metodologia didática visando à apropriação de conteúdos atinentes ao SD e à compreensão leitora nas aulas de Ciências. Na realização da metodologia didática, foram geradas as atividades, que subsidiaram a construção das categorias de análise, quais sejam: designação, localização, funcionamento do SD e integração. Os resultados da análise mostraram que a construção dos conceitos científicos em Ciências e a compreensão da leitura sobre o SD, por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, são alcançados em um processo intenso de desenvolvimento do pensamento, através de um ensino intencional, sistematizado formalmente e organizado considerando-se as percepções do sujeito sobre o objeto de aprendizagem e mediado pelos signos. Conclui-se que, sem a utilização do objeto concreto e sem a apropriação das palavras, crianças de 9 a 10 anos de idade, nesse perfil de grupo, não constroem conceitos científicos específicos sobre o SD. A apropriação desses conteúdos requer o desenvolvimento de diferentes ações pedagógicas que favoreçam a evolução nas elaborações do pensamento infantil para construção de conceitos.This dissertation, carried out at the professional master's level, in the Teaching Program for Basic Education, at UNESP in Bauru / SP, was developed through a qualitative research with emphasis on the participatory observation of a focus group, in a public school in the city of Bauru . It aimed to evaluate pedagogical actions created for learning the Digestive System-DS through the analysis of the construction of concepts in the appropriation of content and in reading comprehension in Science classes, in a specific group of 5th grade students, diagnosed with learning difficulties. The research process was designed based on the theoretical framework developed by Vigotski (2007) (2009) on the psychology of learning, especially with regard to human development, thinking and the mental processes necessary for the construction of concepts; and based on Solé (1998) ideas about reading strategies and Kleiman (1997) on cognitive reading skills. The methodological path of the research was based on Flick (2009). Students with difficulties in science learning and reading comprehension generated the focus group. After analyzing these difficulties, the didactic methodology was developed aiming at the appropriation of contents related to the DS and the reading comprehension in Science classes. In the realization of the didactic methodology, activities were generated, which subsidized the construction of the analysis categories, such as: designation, location, operation of the DS and integration. The results of the analysis showed that the construction of scientific concepts in Sciences and the comprehension of reading about the DS, by students of the early years of elementary school, are achieved in an intense process of development of thought, through an intentional teaching, formally systematized and organized considering the subject's perceptions about the learning object and mediated by signs. It is concluded that, without the use of the concrete object and without the appropriation of words, children from 9 to 10 years old, in this group profile, do not build specific scientific concepts about the DS. The appropriation of these contents requires the development of different pedagogical actions that facillitate the evolution in the elaborations of children's thinking for the construction of concepts.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Medeiros, Andrea Rodrigues da Silva2020-03-27T00:39:15Z2020-03-27T00:39:15Z2020-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19200600092985533004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-13T06:23:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192006Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:15:18.900023Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O estudo do sistema digestório no ensino fundamental: uma análise da construção de conceitos e da compreensão leitora
The study of the digestive system in primary education: an analysis of the construction of concepts and reading comprehension
title O estudo do sistema digestório no ensino fundamental: uma análise da construção de conceitos e da compreensão leitora
spellingShingle O estudo do sistema digestório no ensino fundamental: uma análise da construção de conceitos e da compreensão leitora
Medeiros, Andrea Rodrigues da Silva
Ensino de Ciências
Construção de conceitos
Compreensão leitora
Science teaching
Concept building
Reading comprehension
title_short O estudo do sistema digestório no ensino fundamental: uma análise da construção de conceitos e da compreensão leitora
title_full O estudo do sistema digestório no ensino fundamental: uma análise da construção de conceitos e da compreensão leitora
title_fullStr O estudo do sistema digestório no ensino fundamental: uma análise da construção de conceitos e da compreensão leitora
title_full_unstemmed O estudo do sistema digestório no ensino fundamental: uma análise da construção de conceitos e da compreensão leitora
title_sort O estudo do sistema digestório no ensino fundamental: uma análise da construção de conceitos e da compreensão leitora
author Medeiros, Andrea Rodrigues da Silva
author_facet Medeiros, Andrea Rodrigues da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Andrea Rodrigues da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Construção de conceitos
Compreensão leitora
Science teaching
Concept building
Reading comprehension
topic Ensino de Ciências
Construção de conceitos
Compreensão leitora
Science teaching
Concept building
Reading comprehension
description Esta dissertação, realizada em nível de mestrado profissional, no Programa Docência para Educação Básica, da UNESP de Bauru/SP, foi desenvolvida por meio de uma pesquisa qualitativa com ênfase na observação participativa de um grupo focal, em uma escola pública do município de Bauru. Teve como objetivo avaliar ações pedagógicas criadas para aprendizagem do Sistema Digestório-SD por meio da análise da construção de conceitos na apropriação do conteúdo e na compreensão da leitura nas aulas de Ciências, em um grupo específico de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, diagnosticados com dificuldades na aprendizagem. O processo da pesquisa foi delineado com base no referencial teórico desenvolvido por Vigotski (2007) (2009) sobre a psicologia da aprendizagem, especialmente no que tange ao desenvolvimento humano, ao pensamento e aos processos mentais necessários à construção de conceitos; e com base nas ideias de Solé (1998) acerca das estratégias de leitura e de Kleiman (1997) sobre as habilidades cognitivas de leitura. O percurso metodológico da pesquisa teve como aporte teórico Flick (2009). Alunos com dificuldades na aprendizagem de Ciências e na compreensão leitora geraram o grupo focal. Após análise dessas dificuldades, foi elaborada a metodologia didática visando à apropriação de conteúdos atinentes ao SD e à compreensão leitora nas aulas de Ciências. Na realização da metodologia didática, foram geradas as atividades, que subsidiaram a construção das categorias de análise, quais sejam: designação, localização, funcionamento do SD e integração. Os resultados da análise mostraram que a construção dos conceitos científicos em Ciências e a compreensão da leitura sobre o SD, por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, são alcançados em um processo intenso de desenvolvimento do pensamento, através de um ensino intencional, sistematizado formalmente e organizado considerando-se as percepções do sujeito sobre o objeto de aprendizagem e mediado pelos signos. Conclui-se que, sem a utilização do objeto concreto e sem a apropriação das palavras, crianças de 9 a 10 anos de idade, nesse perfil de grupo, não constroem conceitos científicos específicos sobre o SD. A apropriação desses conteúdos requer o desenvolvimento de diferentes ações pedagógicas que favoreçam a evolução nas elaborações do pensamento infantil para construção de conceitos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-27T00:39:15Z
2020-03-27T00:39:15Z
2020-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192006
000929855
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/192006
identifier_str_mv 000929855
33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129179711963136