Jogos cooperativos e interpessoalidade: o papel do educador na construção do sujeito solidário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molinari, Isadora Corder [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/156346
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-03-20/000897076.pdf
Resumo: The school is characterized as a fundamental environment for the socialization of the students, being important in the human formation as a whole. In Physical Education, games are pedagogical tools that work directly with socialization, considering the ability to enable experiences in which students can express themselves and reveal their ways of being with others, their personality, putting themselves all the time of forces that shape and build their way of looking at the world and how they deal with it. In the society in which we live, the idea of competitiveness is rooted and presented in different social circles, inciting an individualistic way of thinking and less and less integrated with the notion of collectivity. Therefore, a new vision and approach to social relations is necessary, based on the idea of cooperation, that is, thinking about collective, collaboration, simultaneous actions and integrated by a common good. The Cooperative Games thus come as an alternative to this predominance of competitiveness in relationships, presenting, in a playful way, a collective thinking and acting that values collaborative interactions and interpersonal skills. With this in mind, this work intends to develop a bibliographic research, based on published articles, books, monographs, dissertations and theses, in order to research the Cooperative Games theme with a focus on the school environment, its influences on construction of solidarity and altruistic subjects
id UNSP_4f3fbd11a8ec56c0323662fe6599e918
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/156346
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Jogos cooperativos e interpessoalidade: o papel do educador na construção do sujeito solidárioEducação física - Estudo e ensinoJogosCooperaçãoRelações humanasSocializaçãoInteração socialEscolasCompetição (Esporte)BrasilThe school is characterized as a fundamental environment for the socialization of the students, being important in the human formation as a whole. In Physical Education, games are pedagogical tools that work directly with socialization, considering the ability to enable experiences in which students can express themselves and reveal their ways of being with others, their personality, putting themselves all the time of forces that shape and build their way of looking at the world and how they deal with it. In the society in which we live, the idea of competitiveness is rooted and presented in different social circles, inciting an individualistic way of thinking and less and less integrated with the notion of collectivity. Therefore, a new vision and approach to social relations is necessary, based on the idea of cooperation, that is, thinking about collective, collaboration, simultaneous actions and integrated by a common good. The Cooperative Games thus come as an alternative to this predominance of competitiveness in relationships, presenting, in a playful way, a collective thinking and acting that values collaborative interactions and interpersonal skills. With this in mind, this work intends to develop a bibliographic research, based on published articles, books, monographs, dissertations and theses, in order to research the Cooperative Games theme with a focus on the school environment, its influences on construction of solidarity and altruistic subjectsA escola se caracteriza como ambiente fundamental para a socialização dos alunos, sendo importante na formação humana como um todo. Na Educação Física, os jogos são ferramentas pedagógicas que trabalham diretamente com a socialização, tendo em vista a capacidade de possibilitar vivências nas quais os alunos podem se expressar e revelar suas formas de ser com os outros, sua personalidade, se colocando o tempo todo diante de forças que moldam e constroem sua maneira de olhar para o mundo e a forma como lidam com o mesmo. Na sociedade em que vivemos, a ideia de competitividade está arraigada e apresenta-se em diferentes meios sociais, incitando uma maneira de pensar individualista e cada vez menos integrada com a noção de coletividade. Sendo assim, faz-se necessária nova visão e abordagem das relações sociais, pautada na ideia de cooperação, ou seja, pensando no coletivo, na colaboração, nas ações simultâneas e integradas por um bem comum. Os Jogos Cooperativos vêm, desta forma, como alternativa a esse predomínio da competitividade nas relações, apresentando, de forma lúdica, um pensar e agir coletivo e que valoriza as interações colaborativas e as habilidades interpessoais. Pensando nisso, este trabalho tem o intuito de desenvolver uma pesquisa bibliográfica, baseando-se em artigos publicados, livros, monografias, dissertações e teses, a fim de pesquisar a temática dos Jogos Cooperativos com um enfoque para o âmbito escolar, suas influências na construção de sujeitos solidários e altruístasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Luiz Augusto Normanha [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Molinari, Isadora Corder [UNESP]2018-09-19T17:27:02Z2018-09-19T17:27:02Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 f.application/pdfMOLINARI, Isadora Corder. Jogos cooperativos e interpessoalidade: o papel do educador na construção do sujeito solidário. 2017. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.http://hdl.handle.net/11449/156346000897076http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-03-20/000897076.pdf5033264588539830Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-02T06:08:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156346Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:48:45.851916Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos cooperativos e interpessoalidade: o papel do educador na construção do sujeito solidário
title Jogos cooperativos e interpessoalidade: o papel do educador na construção do sujeito solidário
spellingShingle Jogos cooperativos e interpessoalidade: o papel do educador na construção do sujeito solidário
Molinari, Isadora Corder [UNESP]
Educação física - Estudo e ensino
Jogos
Cooperação
Relações humanas
Socialização
Interação social
Escolas
Competição (Esporte)
Brasil
title_short Jogos cooperativos e interpessoalidade: o papel do educador na construção do sujeito solidário
title_full Jogos cooperativos e interpessoalidade: o papel do educador na construção do sujeito solidário
title_fullStr Jogos cooperativos e interpessoalidade: o papel do educador na construção do sujeito solidário
title_full_unstemmed Jogos cooperativos e interpessoalidade: o papel do educador na construção do sujeito solidário
title_sort Jogos cooperativos e interpessoalidade: o papel do educador na construção do sujeito solidário
author Molinari, Isadora Corder [UNESP]
author_facet Molinari, Isadora Corder [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Luiz Augusto Normanha [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Molinari, Isadora Corder [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estudo e ensino
Jogos
Cooperação
Relações humanas
Socialização
Interação social
Escolas
Competição (Esporte)
Brasil
topic Educação física - Estudo e ensino
Jogos
Cooperação
Relações humanas
Socialização
Interação social
Escolas
Competição (Esporte)
Brasil
description The school is characterized as a fundamental environment for the socialization of the students, being important in the human formation as a whole. In Physical Education, games are pedagogical tools that work directly with socialization, considering the ability to enable experiences in which students can express themselves and reveal their ways of being with others, their personality, putting themselves all the time of forces that shape and build their way of looking at the world and how they deal with it. In the society in which we live, the idea of competitiveness is rooted and presented in different social circles, inciting an individualistic way of thinking and less and less integrated with the notion of collectivity. Therefore, a new vision and approach to social relations is necessary, based on the idea of cooperation, that is, thinking about collective, collaboration, simultaneous actions and integrated by a common good. The Cooperative Games thus come as an alternative to this predominance of competitiveness in relationships, presenting, in a playful way, a collective thinking and acting that values collaborative interactions and interpersonal skills. With this in mind, this work intends to develop a bibliographic research, based on published articles, books, monographs, dissertations and theses, in order to research the Cooperative Games theme with a focus on the school environment, its influences on construction of solidarity and altruistic subjects
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-09-19T17:27:02Z
2018-09-19T17:27:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOLINARI, Isadora Corder. Jogos cooperativos e interpessoalidade: o papel do educador na construção do sujeito solidário. 2017. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.
http://hdl.handle.net/11449/156346
000897076
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-03-20/000897076.pdf
5033264588539830
identifier_str_mv MOLINARI, Isadora Corder. Jogos cooperativos e interpessoalidade: o papel do educador na construção do sujeito solidário. 2017. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.
000897076
5033264588539830
url http://hdl.handle.net/11449/156346
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-03-20/000897076.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 46 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128278466134016