Múltiplas Fridas: reauratização e experiência estética na era da reprodutibilidade técnica midiatizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moutinho, Heloisa de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/215700
Resumo: O problema prenunciado por Benjamin em 1936 no ensaio A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica não diz respeito apenas aos avanços tecnológicos, mas também de alterações no âmbito da percepção estética decorrentes desses avanços. Com o excesso de reprodução os valores em torno de um objeto estético são alterados e as formas de se relacionar com os mesmos também o são. Com esse contexto, a proposta desta pesquisa é discutir sobre as experiências estéticas em torno das reproduções da imagem de Frida Kahlo na atualidade a partir de articulações entre comunicação e experiência estética. A pesquisa segue alguns eixos principais: a reprodutibilidade da imagem, o receptor/produtor, incluindo discussões sobre midiatização e mediações, e o consumo como ato político. Para a busca do objetivo duas etapas de análises interpretativas foram feitas em torno das camisetas da coleção Frida Kahlo produzidas e comercializadas pela loja Chico Rei: a primeira voltada as ilustrações presentes na camiseta, com base nas teorias de Bourriaud (2009a,b) sobre a estética relacional indicando características da pós-produção, buscando identificar referências, hibridações e outras formas de promoção da estética relacional. Para a segunda etapa, uma entrevista foi feita com alguns consumidores das camisetas da coleção de forma a reconhecer mediações culturais da comunicação seguindo os chaveamentos de Guillermo Orozco Gómez (2005) com base na teoria das mediações de Martín-Barbero (1997). Ao fim da pesquisa foi percebido nas duas análises que a produção de sentidos relacionada as camisetas de Frida Kahlo possuem muitas camadas que ligam o consumo a questões identitárias, assim como expressam novas formas de construção da aura, através dessa produção de sentidos que ocorre tanto na construção de uma ilustração, quanto em sua leitura, como também nos usos e apropriações das camisetas.
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Com esse contexto, a proposta desta pesquisa é discutir sobre as experiências estéticas em torno das reproduções da imagem de Frida Kahlo na atualidade a partir de articulações entre comunicação e experiência estética. A pesquisa segue alguns eixos principais: a reprodutibilidade da imagem, o receptor/produtor, incluindo discussões sobre midiatização e mediações, e o consumo como ato político. Para a busca do objetivo duas etapas de análises interpretativas foram feitas em torno das camisetas da coleção Frida Kahlo produzidas e comercializadas pela loja Chico Rei: a primeira voltada as ilustrações presentes na camiseta, com base nas teorias de Bourriaud (2009a,b) sobre a estética relacional indicando características da pós-produção, buscando identificar referências, hibridações e outras formas de promoção da estética relacional. Para a segunda etapa, uma entrevista foi feita com alguns consumidores das camisetas da coleção de forma a reconhecer mediações culturais da comunicação seguindo os chaveamentos de Guillermo Orozco Gómez (2005) com base na teoria das mediações de Martín-Barbero (1997). Ao fim da pesquisa foi percebido nas duas análises que a produção de sentidos relacionada as camisetas de Frida Kahlo possuem muitas camadas que ligam o consumo a questões identitárias, assim como expressam novas formas de construção da aura, através dessa produção de sentidos que ocorre tanto na construção de uma ilustração, quanto em sua leitura, como também nos usos e apropriações das camisetas.The problem foretold by Benjamin in 1936 in the essay The Work of Art in the Age of Its Technological Reproducibility not only related to technological advances, but also to changes in the scope of aesthetic perception resulting from these advances. With the excess of reproduction, the values surrounding an aesthetic object are altered and so are the ways of relating to them are also altered. With this context, the purpose of this research is to discuss the aesthetic experiences around the reproductions of Frida Kahlo's image today, based on articulations between communication and aesthetic experience. The research follows some main axes: the reproducibility of the image, the receiver/producer, including discussions about mediatization and mediations, and consumption as a political act. To achieve the goal two stages of interpretive analysis were carried out around the Frida Kahlo’s collection t-shirts produced and marketed by the Chico Rei store: the first focused on the illustrations on the t-shirt, based on the theories of Bourriaud (2009a,b) about the relational aesthetics indicating characteristics of post-production, seeking to identify references, hybridizations and other forms of promotion of relational aesthetics. For the second stage, an interview was conducted with some consumers of the collection's shirts in order to recognize cultural mediations of communication following the keyings of Guillermo Orozco Gómez (2005) based on the theory of mediations of Martín-Barbero (1997). At the end of the research, it was perceived in both analyzes that the production of meanings related to Frida Kahlo's t-shirts have many layers that link consumption to identity issues, as well as expressing new forms of construction of the aura, through this production of meanings that occurs both in the construction of an illustration, as well as in its reading, as well as in the uses and appropriations of t-shirts.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barros, Laan Mendes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moutinho, Heloisa de Oliveira2022-01-05T11:23:01Z2022-01-05T11:23:01Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21570033004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:27:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215700Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:24:11.642346Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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