A contribuição dos alunos da UNATI com o processo de aprendizagem de alunos deficientes visuais: resultados iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Andréia de [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ37.htm
http://hdl.handle.net/11449/148236
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de investigar a integração dos alunos da UNATI – Universidade Aberta à 3ª Idade com os alunos da Habilitação em Educação Especial do Curso de Pedagogia portadores de deficiência visual através de atividades acadêmicas. Pretendemos compreender que contribuições podem surgir a partir dessa relação tão pouco vivenciada, as quais poderão refletir na melhoria do processo de aprendizagem dos alunos deficientes visuais. Além desse aspecto, também poderemos observar se há, ou não, a integração dos alunos da UNATI no convívio acadêmico. Para alcançar o objetivo proposto estamos realizando a oficina denominada Treinamento de Ledores para deficientes visuais que consiste no desenvolvimento de atividades de suporte pedagógico mediante a transcrição de textos em Braille e da gravação de textos em fitas cassetes, adequando parte dos conteúdos das disciplinas da Habilitação em Educação Especial facilitando o processo de aprendizagem. Ressaltamos que todo o material confeccionado será entregue uma cópia ao aluno deficiente e outra permanecerá no acervo do Laboratório de Educação Especial Ernani Vidon, para que possa ser utilizado por outros alunos que venham matricular-se na FFC. Utilizamos, primeiramente, entrevistas para verificar o interesse tanto dos alunos deficientes visuais, quanto dos alunos da UNATI em participar dessa atividade, obtendo se um resultado positivo. O estudo está em fase inicial de implantação, mas acreditamos, a priori, que a contribuição dessa atividade poderá auxiliar significativamente na melhora do processo de aprendizagem dos alunos com deficiência visual da FFC, assim como na efetiva integração social do aluno da UNATI no meio acadêmico.
id UNSP_4fa4944945232edc4426222cd275cc8e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148236
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A contribuição dos alunos da UNATI com o processo de aprendizagem de alunos deficientes visuais: resultados iniciaisO presente estudo tem o objetivo de investigar a integração dos alunos da UNATI – Universidade Aberta à 3ª Idade com os alunos da Habilitação em Educação Especial do Curso de Pedagogia portadores de deficiência visual através de atividades acadêmicas. Pretendemos compreender que contribuições podem surgir a partir dessa relação tão pouco vivenciada, as quais poderão refletir na melhoria do processo de aprendizagem dos alunos deficientes visuais. Além desse aspecto, também poderemos observar se há, ou não, a integração dos alunos da UNATI no convívio acadêmico. Para alcançar o objetivo proposto estamos realizando a oficina denominada Treinamento de Ledores para deficientes visuais que consiste no desenvolvimento de atividades de suporte pedagógico mediante a transcrição de textos em Braille e da gravação de textos em fitas cassetes, adequando parte dos conteúdos das disciplinas da Habilitação em Educação Especial facilitando o processo de aprendizagem. Ressaltamos que todo o material confeccionado será entregue uma cópia ao aluno deficiente e outra permanecerá no acervo do Laboratório de Educação Especial Ernani Vidon, para que possa ser utilizado por outros alunos que venham matricular-se na FFC. Utilizamos, primeiramente, entrevistas para verificar o interesse tanto dos alunos deficientes visuais, quanto dos alunos da UNATI em participar dessa atividade, obtendo se um resultado positivo. O estudo está em fase inicial de implantação, mas acreditamos, a priori, que a contribuição dessa atividade poderá auxiliar significativamente na melhora do processo de aprendizagem dos alunos com deficiência visual da FFC, assim como na efetiva integração social do aluno da UNATI no meio acadêmico.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Educação Especial, Marília, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Educação Especial, Marília, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Andréia de [UNESP]2017-01-18T18:08:06Z2017-01-18T18:08:06Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ37.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148236PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-22T14:02:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148236Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462021-10-22T14:02:51Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição dos alunos da UNATI com o processo de aprendizagem de alunos deficientes visuais: resultados iniciais
title A contribuição dos alunos da UNATI com o processo de aprendizagem de alunos deficientes visuais: resultados iniciais
spellingShingle A contribuição dos alunos da UNATI com o processo de aprendizagem de alunos deficientes visuais: resultados iniciais
Oliveira, Andréia de [UNESP]
title_short A contribuição dos alunos da UNATI com o processo de aprendizagem de alunos deficientes visuais: resultados iniciais
title_full A contribuição dos alunos da UNATI com o processo de aprendizagem de alunos deficientes visuais: resultados iniciais
title_fullStr A contribuição dos alunos da UNATI com o processo de aprendizagem de alunos deficientes visuais: resultados iniciais
title_full_unstemmed A contribuição dos alunos da UNATI com o processo de aprendizagem de alunos deficientes visuais: resultados iniciais
title_sort A contribuição dos alunos da UNATI com o processo de aprendizagem de alunos deficientes visuais: resultados iniciais
author Oliveira, Andréia de [UNESP]
author_facet Oliveira, Andréia de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Andréia de [UNESP]
description O presente estudo tem o objetivo de investigar a integração dos alunos da UNATI – Universidade Aberta à 3ª Idade com os alunos da Habilitação em Educação Especial do Curso de Pedagogia portadores de deficiência visual através de atividades acadêmicas. Pretendemos compreender que contribuições podem surgir a partir dessa relação tão pouco vivenciada, as quais poderão refletir na melhoria do processo de aprendizagem dos alunos deficientes visuais. Além desse aspecto, também poderemos observar se há, ou não, a integração dos alunos da UNATI no convívio acadêmico. Para alcançar o objetivo proposto estamos realizando a oficina denominada Treinamento de Ledores para deficientes visuais que consiste no desenvolvimento de atividades de suporte pedagógico mediante a transcrição de textos em Braille e da gravação de textos em fitas cassetes, adequando parte dos conteúdos das disciplinas da Habilitação em Educação Especial facilitando o processo de aprendizagem. Ressaltamos que todo o material confeccionado será entregue uma cópia ao aluno deficiente e outra permanecerá no acervo do Laboratório de Educação Especial Ernani Vidon, para que possa ser utilizado por outros alunos que venham matricular-se na FFC. Utilizamos, primeiramente, entrevistas para verificar o interesse tanto dos alunos deficientes visuais, quanto dos alunos da UNATI em participar dessa atividade, obtendo se um resultado positivo. O estudo está em fase inicial de implantação, mas acreditamos, a priori, que a contribuição dessa atividade poderá auxiliar significativamente na melhora do processo de aprendizagem dos alunos com deficiência visual da FFC, assim como na efetiva integração social do aluno da UNATI no meio acadêmico.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:08:06Z
2017-01-18T18:08:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ37.htm
http://hdl.handle.net/11449/148236
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ37.htm
http://hdl.handle.net/11449/148236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964613009211392