A mobilidade urbana pós-pandemia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/251711 |
Resumo: | A mobilidade urbana envolve o deslocamento de pessoas e mercadorias por vários meios de transporte para promover o desenvolvimento social e econômico. Com o advento da pandemia do COVID-19, a mobilidade urbana foi afetada. Por essa razão, torna-se necessário analisar os dados relativos à mobilidade urbana pré, durante e pós-pandemia, a fim de compreender como a COVID-19 influenciou e pode continuar influenciando os deslocamentos das pessoas. Para isso, foi realizada uma pesquisa com usuários de sistemas de transporte em várias cidades do Brasil, utilizando a plataforma Google Forms. Neste estudo, foi adotada a técnica de amostragem por conveniência, também conhecida como amostragem acidental. Os resultados revelaram mudanças significativas nos padrões de transporte durante a pandemia, e há indícios de que muitos indivíduos manterão os novos hábitos de locomoção adotados nesse período. Portanto, é de extrema importância que o governo elabore soluções para lidar com essas possíveis transformações no contexto da mobilidade urbana no período pós-pandemia, já que o aumento no uso de automóveis pode agravar diversos problemas. |
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A mobilidade urbana pós-pandemiaPost-pandemic urban mobilityMobilidade urbanaCovid-19PandemiaTransporte públicoAutomóveisUrban mobilityPandemicPublic transportationAutomobilesA mobilidade urbana envolve o deslocamento de pessoas e mercadorias por vários meios de transporte para promover o desenvolvimento social e econômico. Com o advento da pandemia do COVID-19, a mobilidade urbana foi afetada. Por essa razão, torna-se necessário analisar os dados relativos à mobilidade urbana pré, durante e pós-pandemia, a fim de compreender como a COVID-19 influenciou e pode continuar influenciando os deslocamentos das pessoas. Para isso, foi realizada uma pesquisa com usuários de sistemas de transporte em várias cidades do Brasil, utilizando a plataforma Google Forms. Neste estudo, foi adotada a técnica de amostragem por conveniência, também conhecida como amostragem acidental. Os resultados revelaram mudanças significativas nos padrões de transporte durante a pandemia, e há indícios de que muitos indivíduos manterão os novos hábitos de locomoção adotados nesse período. Portanto, é de extrema importância que o governo elabore soluções para lidar com essas possíveis transformações no contexto da mobilidade urbana no período pós-pandemia, já que o aumento no uso de automóveis pode agravar diversos problemas.Urban mobility involves the movement of people and goods by various means of transport to promote social and economic development. With the advent of the COVID-19 pandemic, urban mobility was affected. For this reason, it is necessary to analyze data relating to urban mobility pre, during and post-pandemic, in order to understand how COVID-19 has influenced and may continue to influence people's movements. To this end, a survey was carried out with users of transport systems in several cities in Brazil, using the Google Forms platform. In this study, the convenience sampling technique, also known as accidental sampling, was adopted. The results revealed significant changes in transportation patterns during the pandemic, and there are indications that many individuals will maintain the new transportation habits adopted during this period. Therefore, it is extremely important that the government develop solutions to deal with these possible transformations in the context of urban mobility in the post-pandemic period, as the increase in car use can worsen several problems.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brasileiro, Luzenira Alves [UNESP]Martins, Ketryan Barbosa2023-12-05T19:54:12Z2023-12-05T19:54:12Z2023-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARTINS, Ketryan Barbosa. A mobilidade urbana pós-pandemia. Orientadora: Luzenira Alves Brasileiro. 2023. 88 f. : il. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2023. Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e anohttps://hdl.handle.net/11449/251711porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-06T06:00:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251711Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-06T06:00:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A mobilidade urbana envolve o deslocamento de pessoas e mercadorias por vários meios de transporte para promover o desenvolvimento social e econômico. Com o advento da pandemia do COVID-19, a mobilidade urbana foi afetada. Por essa razão, torna-se necessário analisar os dados relativos à mobilidade urbana pré, durante e pós-pandemia, a fim de compreender como a COVID-19 influenciou e pode continuar influenciando os deslocamentos das pessoas. Para isso, foi realizada uma pesquisa com usuários de sistemas de transporte em várias cidades do Brasil, utilizando a plataforma Google Forms. Neste estudo, foi adotada a técnica de amostragem por conveniência, também conhecida como amostragem acidental. Os resultados revelaram mudanças significativas nos padrões de transporte durante a pandemia, e há indícios de que muitos indivíduos manterão os novos hábitos de locomoção adotados nesse período. Portanto, é de extrema importância que o governo elabore soluções para lidar com essas possíveis transformações no contexto da mobilidade urbana no período pós-pandemia, já que o aumento no uso de automóveis pode agravar diversos problemas. |
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