A notícia no século XXI: a reconfiguração do jornalismo na sociedade em midiatização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Raphael Bonini
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243729
Resumo: O jornalismo é um dos campos atingidos pelas transformações do século XXI, marcado pelo fortalecimento dos meios digitais, passando por crises financeira, institucional e conceitual. O contexto é de uma sociedade em midiatização onde emergem diversidade de atores, equilíbrio de alcance e equiparação de reconhecimento, pelas facilidades de produção e circulação. Logo, o jornalismo é obrigado a passar por uma série de transformações para se adaptar ao contexto informativo deste século, especialmente pelo crescimento de novas iniciativas que se propõem a difundir notícias. E como acontece essa transformação? O objetivo geral desta pesquisa é explicar a reconfiguração do jornalismo no século XXI a partir de aspectos organizacionais, discursivos e culturais. A proposta visa a identificação das formas de organização, produção técnica e repercussão social do discurso jornalístico no atual contexto midiático com pesquisas bibliográficas e entrevistas. A partir do foco amplo, a pesquisa também apresenta bases conceituais e teóricas sobre jornalismo e notícia; identifica as mudanças na institucionalidade e práticas do jornalismo; caracteriza o aspecto cultural do discurso noticioso para, por fim, apontar estratégias de reconfiguração do jornalismo considerando midiatização, organização e interpretação. Portanto, em cinco capítulos teóricos, o estudo aborda a sociedade em midiatização (Sodré, Braga e Fausto Neto), as definições de notícias, valores e práticas jornalísticas (Traquina, Alsina, Fontcuberta e Sodré), as transformações na organização do jornalismo (Anderson, Neveu, Hepp, Loosen, Deuze, Witschge), o reconhecimento como diferencial da notícia (Marcondes Filho, Wolton, Geertz, Thompson, Maffesoli, Martín-Barbero) e a desinformação como discurso a ser enfrentado. A segunda fase é feita por meio de entrevistas com 7 pessoas para avaliar hábitos de consumo noticioso, relação com o jornalismo e interpretação dos discursos da área. Os dados são analisados por meio da hermenêutica de profundidade, de acordo com a proposta de Thompson. Com isso, apresenta-se aspectos do jornalismo no século XXI como o reconhecimento da notícia como jornalismo, a relevância da circularidade para avaliação do impacto, o papel dos meios de comunicação tradicional junto às novas iniciativas, como a confiança está espalhada em diferentes publicações, a mudança do tempo no jornalismo e a relação com a desinformação.
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O objetivo geral desta pesquisa é explicar a reconfiguração do jornalismo no século XXI a partir de aspectos organizacionais, discursivos e culturais. A proposta visa a identificação das formas de organização, produção técnica e repercussão social do discurso jornalístico no atual contexto midiático com pesquisas bibliográficas e entrevistas. A partir do foco amplo, a pesquisa também apresenta bases conceituais e teóricas sobre jornalismo e notícia; identifica as mudanças na institucionalidade e práticas do jornalismo; caracteriza o aspecto cultural do discurso noticioso para, por fim, apontar estratégias de reconfiguração do jornalismo considerando midiatização, organização e interpretação. Portanto, em cinco capítulos teóricos, o estudo aborda a sociedade em midiatização (Sodré, Braga e Fausto Neto), as definições de notícias, valores e práticas jornalísticas (Traquina, Alsina, Fontcuberta e Sodré), as transformações na organização do jornalismo (Anderson, Neveu, Hepp, Loosen, Deuze, Witschge), o reconhecimento como diferencial da notícia (Marcondes Filho, Wolton, Geertz, Thompson, Maffesoli, Martín-Barbero) e a desinformação como discurso a ser enfrentado. A segunda fase é feita por meio de entrevistas com 7 pessoas para avaliar hábitos de consumo noticioso, relação com o jornalismo e interpretação dos discursos da área. Os dados são analisados por meio da hermenêutica de profundidade, de acordo com a proposta de Thompson. Com isso, apresenta-se aspectos do jornalismo no século XXI como o reconhecimento da notícia como jornalismo, a relevância da circularidade para avaliação do impacto, o papel dos meios de comunicação tradicional junto às novas iniciativas, como a confiança está espalhada em diferentes publicações, a mudança do tempo no jornalismo e a relação com a desinformação.Journalism is one of the fields affected by the transformations of the 21st century, marked by the strengthening of digital media, going through financial, institutional and conceptual crises. The context is that of a mediatized society where diversity of actors, balance of reach and equal recognition emerge, due to the ease of production and circulation. Therefore, journalism is forced to undergo a series of transformations to adapt to the informational context of this century, especially due to the growth of new initiatives that propose to disseminate news. And how does this transformation happen? The general objective of this research is to explain the reconfiguration of journalism in the 21st century from organizational, discursive and cultural aspects. The proposal aims to identify the forms of organization, technical production and social repercussion of journalistic discourse in the current media context with bibliographic research and interviews. From the broad focus, the research also presents conceptual and theoretical bases on journalism and news; identifies changes in the institutionality and practices of journalism; characterizes the cultural aspect of news discourse to, finally, point out adaptations and strategies for reconfiguration of journalism considering mediatization, organization and interpretation. Therefore, in five theoretical chapters, the study addresses society in mediatization (Sodré, Castells, Braga and Fausto Neto), the definitions of news, values and journalistic practices (Traquina, Alsina, Fontcuberta and Sodré), transformations in the organization of journalism (Anderson, Neveu, Hepp, Loosen, Deuze, Witschge), recognition as a differential of the news (Marcondes Filho, Wolton, Geertz, Thompson, Maffesoli, Martín-Barbero) and disinformation as a discourse to be faced. The second phase is carried out through interviews with 7 people to assess news consumption habits, relationship with journalism and interpretation of discourses in the area. Data are analyzed using depth hermeneutics, according to Thompson's proposal. As a result, aspects of journalism in the 21st century are presented, such as the recognition of news as journalism, the relevance of circularity for impact assessment, the role of traditional media along with new initiatives, how trust is spread in different publications, the change of time in journalism and the relationship with misinformation.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bertolli Filho, Claudio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Raphael Bonini2023-05-29T12:19:43Z2023-05-29T12:19:43Z2023-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24372933004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:16:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243729Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T14:16:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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