Biografilogias surreais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/194425 |
Resumo: | Quando K. invocou a partir desta tese a imagem de uma boca incansavelmente falante, não reparou em seus olhos, mãos, dedos, ... Esta grande boca que mastiga sentenças e palavras até a atomicidade reativa de novos sentidos é reveladora de uma energia poética que compõe autor de autorias e seus personagens. Misteriosamente, sobre os rastros duma escrita automática surrealista, paisagens estão revolvidas, certezas estão erodidas e uma força vital funde propriedades biológicas a propriedades físico-químicas e essas a pontos, vírgulas, cadências, paráfrases, vozes diretas e indiretas, repetições e diferenças, arrastos de tempos. Assim, esta tese, encenação sobre e de desejos, jogos de ficção e realidade, narrativas de experiências-limites e produção de possibilidades de existência e reinvenção de si, traz aos camarotes deste palco paginado uma prática (de) escrita que bebe nas fontes escavadas por autores como Samuel Beckett, Gilles Deleuze, Lautreamont, Maurice Blanchot, Gaston Bachelard e Clarice Lispector. |
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Biografilogias surreaisSurreal biographilogiesSurrealismoLeitura e escritaBiologiaProcesso de criaçãoEscrita automáticaSurrealismReading and writingBiologyCreation processAutomatic writingQuando K. invocou a partir desta tese a imagem de uma boca incansavelmente falante, não reparou em seus olhos, mãos, dedos, ... Esta grande boca que mastiga sentenças e palavras até a atomicidade reativa de novos sentidos é reveladora de uma energia poética que compõe autor de autorias e seus personagens. Misteriosamente, sobre os rastros duma escrita automática surrealista, paisagens estão revolvidas, certezas estão erodidas e uma força vital funde propriedades biológicas a propriedades físico-químicas e essas a pontos, vírgulas, cadências, paráfrases, vozes diretas e indiretas, repetições e diferenças, arrastos de tempos. Assim, esta tese, encenação sobre e de desejos, jogos de ficção e realidade, narrativas de experiências-limites e produção de possibilidades de existência e reinvenção de si, traz aos camarotes deste palco paginado uma prática (de) escrita que bebe nas fontes escavadas por autores como Samuel Beckett, Gilles Deleuze, Lautreamont, Maurice Blanchot, Gaston Bachelard e Clarice Lispector.When K. mentioned the image of a tirelessly talking mouth, she didn't notice his eyes, hands, fingers, ... A large mouth that chews sentences and words until the reactive atomicity of new senses reveals a poetic energy that composes the author of authorship and his characters. Mysteriously, following the tracks of a surrealist automatic writing, landscapes are turned, certainty is eroded and a vital force merges biological properties with physicochemical properties and with periods, commas, cadences, paraphrases, direct and indirect voices, repetitions and differences, drags times. Thus, this thesis, staging about desires, fiction games and reality, narratives of limit-experiences and the production of possibilities of existence and self reinvention, brings a written practice that refers to authors as Blanchot, Foucault, Beckett, Deleuze, Lispector and Bachelard.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Janeiro, Artur Rodrigues [UNESP]2020-11-27T11:59:07Z2020-11-27T11:59:07Z2020-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19442533004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-04T06:04:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194425Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:58:46.715053Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Quando K. invocou a partir desta tese a imagem de uma boca incansavelmente falante, não reparou em seus olhos, mãos, dedos, ... Esta grande boca que mastiga sentenças e palavras até a atomicidade reativa de novos sentidos é reveladora de uma energia poética que compõe autor de autorias e seus personagens. Misteriosamente, sobre os rastros duma escrita automática surrealista, paisagens estão revolvidas, certezas estão erodidas e uma força vital funde propriedades biológicas a propriedades físico-químicas e essas a pontos, vírgulas, cadências, paráfrases, vozes diretas e indiretas, repetições e diferenças, arrastos de tempos. Assim, esta tese, encenação sobre e de desejos, jogos de ficção e realidade, narrativas de experiências-limites e produção de possibilidades de existência e reinvenção de si, traz aos camarotes deste palco paginado uma prática (de) escrita que bebe nas fontes escavadas por autores como Samuel Beckett, Gilles Deleuze, Lautreamont, Maurice Blanchot, Gaston Bachelard e Clarice Lispector. |
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