Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/155653 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-10/000887322.pdf |
Resumo: | Políticas públicas recentes têm procurado garantir o acesso à escola e a educação dos estudantes com necessidades especiais. No âmbito da educação física escolar, é esperado que os professores trabalhem de maneira que promovam a inclusão, no entanto, em condições que nem sempre são favoráveis. Ao se depararem com esse contexto, é possível que professores fundamentem suas práticas pedagógicas com base em seus conhecimentos, percepções e crenças. De fato, a crença que o professor tem sobre suas capacidades pode definir suas ações em sala de aula. Dentre essas crenças, neste estudo abordaremos a crença de autoeficácia docente, definida como a percepção pessoal do professor acerca de suas capacidades e habilidades para ensinar, mesmo os alunos mais difíceis e desmotivados. Este estudo tem por objetivo investigar as crenças de autoeficácia e suas origens de futuros professores para ensinar Educação Física adaptada na escola. Participarão desta pesquisa estudantes de graduação e/ou licenciatura em Educação Física. Os dados serão coletados por meio de questionários de caracterização e escalas de autoeficácia para o ensino de educação física e de fontes de autoeficácia. A análise dos dados se dará por meio da estatística descritiva e inferencial |
id |
UNSP_509a6c4b48b4a104bfe08da801e03408 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/155653 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escolaEducação fisicaEducação física para deficientesEducação inclusivaAuto-eficáciaProfessores de educação fisicaPolíticas públicas recentes têm procurado garantir o acesso à escola e a educação dos estudantes com necessidades especiais. No âmbito da educação física escolar, é esperado que os professores trabalhem de maneira que promovam a inclusão, no entanto, em condições que nem sempre são favoráveis. Ao se depararem com esse contexto, é possível que professores fundamentem suas práticas pedagógicas com base em seus conhecimentos, percepções e crenças. De fato, a crença que o professor tem sobre suas capacidades pode definir suas ações em sala de aula. Dentre essas crenças, neste estudo abordaremos a crença de autoeficácia docente, definida como a percepção pessoal do professor acerca de suas capacidades e habilidades para ensinar, mesmo os alunos mais difíceis e desmotivados. Este estudo tem por objetivo investigar as crenças de autoeficácia e suas origens de futuros professores para ensinar Educação Física adaptada na escola. Participarão desta pesquisa estudantes de graduação e/ou licenciatura em Educação Física. Os dados serão coletados por meio de questionários de caracterização e escalas de autoeficácia para o ensino de educação física e de fontes de autoeficácia. A análise dos dados se dará por meio da estatística descritiva e inferencialUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP]Costa Filho, Roraima Alves da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Mayra Matias [UNESP]2018-08-30T18:22:34Z2018-08-30T18:22:34Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49 f.application/pdfFERNANDES, Mayra Matias. Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola. 2016. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.http://hdl.handle.net/11449/155653000887322http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-10/000887322.pdf33916379829208680000-0003-1476-6253Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-03T06:01:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155653Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:50:25.829217Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola |
title |
Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola |
spellingShingle |
Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola Fernandes, Mayra Matias [UNESP] Educação fisica Educação física para deficientes Educação inclusiva Auto-eficácia Professores de educação fisica |
title_short |
Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola |
title_full |
Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola |
title_fullStr |
Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola |
title_full_unstemmed |
Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola |
title_sort |
Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola |
author |
Fernandes, Mayra Matias [UNESP] |
author_facet |
Fernandes, Mayra Matias [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP] Costa Filho, Roraima Alves da [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Mayra Matias [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação fisica Educação física para deficientes Educação inclusiva Auto-eficácia Professores de educação fisica |
topic |
Educação fisica Educação física para deficientes Educação inclusiva Auto-eficácia Professores de educação fisica |
description |
Políticas públicas recentes têm procurado garantir o acesso à escola e a educação dos estudantes com necessidades especiais. No âmbito da educação física escolar, é esperado que os professores trabalhem de maneira que promovam a inclusão, no entanto, em condições que nem sempre são favoráveis. Ao se depararem com esse contexto, é possível que professores fundamentem suas práticas pedagógicas com base em seus conhecimentos, percepções e crenças. De fato, a crença que o professor tem sobre suas capacidades pode definir suas ações em sala de aula. Dentre essas crenças, neste estudo abordaremos a crença de autoeficácia docente, definida como a percepção pessoal do professor acerca de suas capacidades e habilidades para ensinar, mesmo os alunos mais difíceis e desmotivados. Este estudo tem por objetivo investigar as crenças de autoeficácia e suas origens de futuros professores para ensinar Educação Física adaptada na escola. Participarão desta pesquisa estudantes de graduação e/ou licenciatura em Educação Física. Os dados serão coletados por meio de questionários de caracterização e escalas de autoeficácia para o ensino de educação física e de fontes de autoeficácia. A análise dos dados se dará por meio da estatística descritiva e inferencial |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-08-30T18:22:34Z 2018-08-30T18:22:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERNANDES, Mayra Matias. Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola. 2016. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016. http://hdl.handle.net/11449/155653 000887322 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-10/000887322.pdf 3391637982920868 0000-0003-1476-6253 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Mayra Matias. Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola. 2016. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016. 000887322 3391637982920868 0000-0003-1476-6253 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/155653 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-10/000887322.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
49 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128282725449728 |