Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Mayra Matias [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155653
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-10/000887322.pdf
Resumo: Políticas públicas recentes têm procurado garantir o acesso à escola e a educação dos estudantes com necessidades especiais. No âmbito da educação física escolar, é esperado que os professores trabalhem de maneira que promovam a inclusão, no entanto, em condições que nem sempre são favoráveis. Ao se depararem com esse contexto, é possível que professores fundamentem suas práticas pedagógicas com base em seus conhecimentos, percepções e crenças. De fato, a crença que o professor tem sobre suas capacidades pode definir suas ações em sala de aula. Dentre essas crenças, neste estudo abordaremos a crença de autoeficácia docente, definida como a percepção pessoal do professor acerca de suas capacidades e habilidades para ensinar, mesmo os alunos mais difíceis e desmotivados. Este estudo tem por objetivo investigar as crenças de autoeficácia e suas origens de futuros professores para ensinar Educação Física adaptada na escola. Participarão desta pesquisa estudantes de graduação e/ou licenciatura em Educação Física. Os dados serão coletados por meio de questionários de caracterização e escalas de autoeficácia para o ensino de educação física e de fontes de autoeficácia. A análise dos dados se dará por meio da estatística descritiva e inferencial
id UNSP_509a6c4b48b4a104bfe08da801e03408
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/155653
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escolaEducação fisicaEducação física para deficientesEducação inclusivaAuto-eficáciaProfessores de educação fisicaPolíticas públicas recentes têm procurado garantir o acesso à escola e a educação dos estudantes com necessidades especiais. No âmbito da educação física escolar, é esperado que os professores trabalhem de maneira que promovam a inclusão, no entanto, em condições que nem sempre são favoráveis. Ao se depararem com esse contexto, é possível que professores fundamentem suas práticas pedagógicas com base em seus conhecimentos, percepções e crenças. De fato, a crença que o professor tem sobre suas capacidades pode definir suas ações em sala de aula. Dentre essas crenças, neste estudo abordaremos a crença de autoeficácia docente, definida como a percepção pessoal do professor acerca de suas capacidades e habilidades para ensinar, mesmo os alunos mais difíceis e desmotivados. Este estudo tem por objetivo investigar as crenças de autoeficácia e suas origens de futuros professores para ensinar Educação Física adaptada na escola. Participarão desta pesquisa estudantes de graduação e/ou licenciatura em Educação Física. Os dados serão coletados por meio de questionários de caracterização e escalas de autoeficácia para o ensino de educação física e de fontes de autoeficácia. A análise dos dados se dará por meio da estatística descritiva e inferencialUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP]Costa Filho, Roraima Alves da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Mayra Matias [UNESP]2018-08-30T18:22:34Z2018-08-30T18:22:34Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49 f.application/pdfFERNANDES, Mayra Matias. Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola. 2016. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.http://hdl.handle.net/11449/155653000887322http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-10/000887322.pdf33916379829208680000-0003-1476-6253Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-03T06:01:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155653Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:50:25.829217Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola
title Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola
spellingShingle Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola
Fernandes, Mayra Matias [UNESP]
Educação fisica
Educação física para deficientes
Educação inclusiva
Auto-eficácia
Professores de educação fisica
title_short Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola
title_full Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola
title_fullStr Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola
title_full_unstemmed Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola
title_sort Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola
author Fernandes, Mayra Matias [UNESP]
author_facet Fernandes, Mayra Matias [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP]
Costa Filho, Roraima Alves da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Mayra Matias [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação fisica
Educação física para deficientes
Educação inclusiva
Auto-eficácia
Professores de educação fisica
topic Educação fisica
Educação física para deficientes
Educação inclusiva
Auto-eficácia
Professores de educação fisica
description Políticas públicas recentes têm procurado garantir o acesso à escola e a educação dos estudantes com necessidades especiais. No âmbito da educação física escolar, é esperado que os professores trabalhem de maneira que promovam a inclusão, no entanto, em condições que nem sempre são favoráveis. Ao se depararem com esse contexto, é possível que professores fundamentem suas práticas pedagógicas com base em seus conhecimentos, percepções e crenças. De fato, a crença que o professor tem sobre suas capacidades pode definir suas ações em sala de aula. Dentre essas crenças, neste estudo abordaremos a crença de autoeficácia docente, definida como a percepção pessoal do professor acerca de suas capacidades e habilidades para ensinar, mesmo os alunos mais difíceis e desmotivados. Este estudo tem por objetivo investigar as crenças de autoeficácia e suas origens de futuros professores para ensinar Educação Física adaptada na escola. Participarão desta pesquisa estudantes de graduação e/ou licenciatura em Educação Física. Os dados serão coletados por meio de questionários de caracterização e escalas de autoeficácia para o ensino de educação física e de fontes de autoeficácia. A análise dos dados se dará por meio da estatística descritiva e inferencial
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-08-30T18:22:34Z
2018-08-30T18:22:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Mayra Matias. Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola. 2016. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.
http://hdl.handle.net/11449/155653
000887322
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-10/000887322.pdf
3391637982920868
0000-0003-1476-6253
identifier_str_mv FERNANDES, Mayra Matias. Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola. 2016. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.
000887322
3391637982920868
0000-0003-1476-6253
url http://hdl.handle.net/11449/155653
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-10/000887322.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 49 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128282725449728