Estratégias de leitura: relações entre as concepções do material Linguagens, Códigos e suas tecnologias: língua portuguesa e a prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins Neto, Irando Alves [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/127862
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/20-08-2015/000844014.pdf
Resumo: This research, joint to Universidade Estadual Paulista‟s Post-graduate Program in Education, aims to comprehend, regards to reading strategies, the relations between practices and conception of a teacher and Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: língua portuguesa (2013), a set of materials used in public Elementary and High Schools in São Paulo State. From this relation, a systematically planned class was suggested, in order to solve some problems faced by the observed teacher when using the material. Firstly, the theoretical branch which grounds the reading strategies present in the material was revealed, as well as the strategies were described. Later, the teacher‟s perspective regarding reading strategies was evidenced through lesson observations and, afterwards, it was checked whether the teacher whose lessons were observed was aware of the theory used in practice. After comparison of theory adopted by the material to the one used by the teacher, a systematic planned lesson was suggested, in order to present some solutions for the problems identified in the relation teacher‟s practice vs. material concepts...
id UNSP_514f44037afe833b0bc85004be346f56
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/127862
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estratégias de leitura: relações entre as concepções do material Linguagens, Códigos e suas tecnologias: língua portuguesa e a prática docenteEducaçãoMaterial didáticoLeituraProfessores - FormaçãoEducationThis research, joint to Universidade Estadual Paulista‟s Post-graduate Program in Education, aims to comprehend, regards to reading strategies, the relations between practices and conception of a teacher and Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: língua portuguesa (2013), a set of materials used in public Elementary and High Schools in São Paulo State. From this relation, a systematically planned class was suggested, in order to solve some problems faced by the observed teacher when using the material. Firstly, the theoretical branch which grounds the reading strategies present in the material was revealed, as well as the strategies were described. Later, the teacher‟s perspective regarding reading strategies was evidenced through lesson observations and, afterwards, it was checked whether the teacher whose lessons were observed was aware of the theory used in practice. After comparison of theory adopted by the material to the one used by the teacher, a systematic planned lesson was suggested, in order to present some solutions for the problems identified in the relation teacher‟s practice vs. material concepts...Neste estudo, vinculado à linha de pesquisa Infância e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp, campus de Presidente Prudente, preocupamo-nos com a relação entre a prática docente e a teoria adotada pelo material utilizado nas escolas estaduais do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Estado de São Paulo, mais precisamente, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: língua portuguesa (2013). Como o material não explicita a vertente teórica em que se fundamenta para o ensino de estratégias de leitura, nossa hipótese era que tal teoria pudesse ser incongruente com a concepção que o professor tem a respeito de estratégias, bem como incoerente com sua prática. Portanto, buscamos compreender as relações entre a prática e as concepções de um professor do 6.º ano e o material Linguagens, Códigos e suas tecnologias: língua portuguesa (2013) no que diz respeito às estratégias de leitura. A partir disso, propomos um trabalho sistematizado que possa solucionar algumas dificuldades enfrentadas pelo docente na utilização do material. Para tanto, tornou-se necessário, em primeiro lugar, desvelar qual a vertente teórica que sustenta as estratégias de leitura presentes no material como também identificar e caracterizar quais estratégias são propostas...Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Renata Junqueira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins Neto, Irando Alves [UNESP]2015-09-17T15:26:06Z2015-09-17T15:26:06Z2015-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis145 f. [5] f. : apêndiceapplication/pdfMARTINS NETO, Irando Alves. Estratégias de leitura: relações entre as concepções do material Linguagens, Códigos e suas tecnologias: língua portuguesa e a prática docente. 2015. 145 f. [5] f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.http://hdl.handle.net/11449/127862000844014http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/20-08-2015/000844014.pdf33004129044P69778200016779533Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127862Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:49:34.976202Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de leitura: relações entre as concepções do material Linguagens, Códigos e suas tecnologias: língua portuguesa e a prática docente
title Estratégias de leitura: relações entre as concepções do material Linguagens, Códigos e suas tecnologias: língua portuguesa e a prática docente
spellingShingle Estratégias de leitura: relações entre as concepções do material Linguagens, Códigos e suas tecnologias: língua portuguesa e a prática docente
Martins Neto, Irando Alves [UNESP]
Educação
Material didático
Leitura
Professores - Formação
Education
title_short Estratégias de leitura: relações entre as concepções do material Linguagens, Códigos e suas tecnologias: língua portuguesa e a prática docente
title_full Estratégias de leitura: relações entre as concepções do material Linguagens, Códigos e suas tecnologias: língua portuguesa e a prática docente
title_fullStr Estratégias de leitura: relações entre as concepções do material Linguagens, Códigos e suas tecnologias: língua portuguesa e a prática docente
title_full_unstemmed Estratégias de leitura: relações entre as concepções do material Linguagens, Códigos e suas tecnologias: língua portuguesa e a prática docente
title_sort Estratégias de leitura: relações entre as concepções do material Linguagens, Códigos e suas tecnologias: língua portuguesa e a prática docente
author Martins Neto, Irando Alves [UNESP]
author_facet Martins Neto, Irando Alves [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins Neto, Irando Alves [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Material didático
Leitura
Professores - Formação
Education
topic Educação
Material didático
Leitura
Professores - Formação
Education
description This research, joint to Universidade Estadual Paulista‟s Post-graduate Program in Education, aims to comprehend, regards to reading strategies, the relations between practices and conception of a teacher and Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: língua portuguesa (2013), a set of materials used in public Elementary and High Schools in São Paulo State. From this relation, a systematically planned class was suggested, in order to solve some problems faced by the observed teacher when using the material. Firstly, the theoretical branch which grounds the reading strategies present in the material was revealed, as well as the strategies were described. Later, the teacher‟s perspective regarding reading strategies was evidenced through lesson observations and, afterwards, it was checked whether the teacher whose lessons were observed was aware of the theory used in practice. After comparison of theory adopted by the material to the one used by the teacher, a systematic planned lesson was suggested, in order to present some solutions for the problems identified in the relation teacher‟s practice vs. material concepts...
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-17T15:26:06Z
2015-09-17T15:26:06Z
2015-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS NETO, Irando Alves. Estratégias de leitura: relações entre as concepções do material Linguagens, Códigos e suas tecnologias: língua portuguesa e a prática docente. 2015. 145 f. [5] f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/127862
000844014
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/20-08-2015/000844014.pdf
33004129044P6
9778200016779533
identifier_str_mv MARTINS NETO, Irando Alves. Estratégias de leitura: relações entre as concepções do material Linguagens, Códigos e suas tecnologias: língua portuguesa e a prática docente. 2015. 145 f. [5] f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.
000844014
33004129044P6
9778200016779533
url http://hdl.handle.net/11449/127862
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/20-08-2015/000844014.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 145 f. [5] f. : apêndice
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128568569364480