Análise de macrogeometria de dentados: otimização da caixa de redução projeto Baja SAE 2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/155386 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-05-02/000882640.pdf |
Resumo: | This work will address the development and optimization of the transmission system with emphasis on studies of the dentate MB1114 the BAJA SAE prototype 2016 Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. The BAJA SAE project is the development and construction of a single-seat vehicle offroad by engineering students. This paper aims to analyze the macrogeometria parameters of gear sets on three axes that make up the gearbox coupling a CVT (Continuous Variable Transmission) manufactured by gaged Engineering ® GX9-BAJA model and a Briggs & Stratton engine Intek Pro ®. From the curve torque vs. engine speed and maximum reduction of the CVT (Continuous Variable Transmission) supplied by the manufacturers it was possible to measure the gear set favor greater torque, the maximum force applied to the ground and vehicle acceleration. Through software HyperMesh, Gsam, GMGEAR v2016, OptiStruct and Abaqus Unified FEA were analyzed and simulated the root bending stress, angle pressure, degree of coverage and reducing the thickness of teeth. After the simulations and the data generated was a comparison between the current project and the proposed project highlighting the engaging efficiency and mass reduction |
id |
UNSP_51d352526b09f63b404cf35772b05f55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/155386 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise de macrogeometria de dentados: otimização da caixa de redução projeto Baja SAE 2016EngrenagensAutomoveis - Projetos e construçãoOtimização matemáticaGearingThis work will address the development and optimization of the transmission system with emphasis on studies of the dentate MB1114 the BAJA SAE prototype 2016 Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. The BAJA SAE project is the development and construction of a single-seat vehicle offroad by engineering students. This paper aims to analyze the macrogeometria parameters of gear sets on three axes that make up the gearbox coupling a CVT (Continuous Variable Transmission) manufactured by gaged Engineering ® GX9-BAJA model and a Briggs & Stratton engine Intek Pro ®. From the curve torque vs. engine speed and maximum reduction of the CVT (Continuous Variable Transmission) supplied by the manufacturers it was possible to measure the gear set favor greater torque, the maximum force applied to the ground and vehicle acceleration. Through software HyperMesh, Gsam, GMGEAR v2016, OptiStruct and Abaqus Unified FEA were analyzed and simulated the root bending stress, angle pressure, degree of coverage and reducing the thickness of teeth. After the simulations and the data generated was a comparison between the current project and the proposed project highlighting the engaging efficiency and mass reductionEste trabalho abordará o desenvolvimento e otimização do sistema de transmissão com ênfase nos estudos de dentados do protótipo MB1114 do projeto BAJA SAE 2016 da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. O projeto BAJA SAE consiste no desenvolvimento e construção de um veículo monoposto offroad por estudantes de engenharia. Esta monografia tem como objetivo analisar os parâmetros de macrogeometria das engrenagens de dentes retos dispostas em três eixos, que compõem a caixa de redução aclopada a um CVT (Continuou Variable Transmission) fabricada pela Gaged Engineering ® modelo GX9-BAJA e um motor Briggs & Stratton Intek Pro ®. A partir da curva torque versus rotação do motor e máxima redução do CVT (Continuous Variable Transmission) fornecidas pelos fabricantes foi possível dimensionar o trem de engrenagens favorecendo o maior torque, máxima força aplicada ao solo e aceleração do veículo. Através dos softwares HyperMesh, Gsam, GMGEAR v2016, OptiStruct e Abaqus Unified FEA foram analisadas e simuladas as tensões de flexão da raiz, ângulo de pressão, grau de recobrimento e redução da espessura de dentes. Após as simulações e os dados obtidos foi gerado um comparativo entre o projeto atual e o projeto proposto ressaltando a eficiência de engrenamento e a redução massaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Marcelo Sampaio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Watanabe, Cristiano Seiji [UNESP]2018-08-30T18:21:28Z2018-08-30T18:21:28Z2016-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis80 f.application/pdfWATANABE, Cristiano Seiji. Análise de macrogeometria de dentados: otimização da caixa de redução projeto Baja SAE 2016. 2016. 80 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2016.http://hdl.handle.net/11449/155386000882640http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-05-02/000882640.pdf2065406016830791Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T17:50:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155386Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:49:46.727879Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de macrogeometria de dentados: otimização da caixa de redução projeto Baja SAE 2016 |
title |
Análise de macrogeometria de dentados: otimização da caixa de redução projeto Baja SAE 2016 |
spellingShingle |
Análise de macrogeometria de dentados: otimização da caixa de redução projeto Baja SAE 2016 Watanabe, Cristiano Seiji [UNESP] Engrenagens Automoveis - Projetos e construção Otimização matemática Gearing |
title_short |
Análise de macrogeometria de dentados: otimização da caixa de redução projeto Baja SAE 2016 |
title_full |
Análise de macrogeometria de dentados: otimização da caixa de redução projeto Baja SAE 2016 |
title_fullStr |
Análise de macrogeometria de dentados: otimização da caixa de redução projeto Baja SAE 2016 |
title_full_unstemmed |
Análise de macrogeometria de dentados: otimização da caixa de redução projeto Baja SAE 2016 |
title_sort |
Análise de macrogeometria de dentados: otimização da caixa de redução projeto Baja SAE 2016 |
author |
Watanabe, Cristiano Seiji [UNESP] |
author_facet |
Watanabe, Cristiano Seiji [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Marcelo Sampaio [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Watanabe, Cristiano Seiji [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engrenagens Automoveis - Projetos e construção Otimização matemática Gearing |
topic |
Engrenagens Automoveis - Projetos e construção Otimização matemática Gearing |
description |
This work will address the development and optimization of the transmission system with emphasis on studies of the dentate MB1114 the BAJA SAE prototype 2016 Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. The BAJA SAE project is the development and construction of a single-seat vehicle offroad by engineering students. This paper aims to analyze the macrogeometria parameters of gear sets on three axes that make up the gearbox coupling a CVT (Continuous Variable Transmission) manufactured by gaged Engineering ® GX9-BAJA model and a Briggs & Stratton engine Intek Pro ®. From the curve torque vs. engine speed and maximum reduction of the CVT (Continuous Variable Transmission) supplied by the manufacturers it was possible to measure the gear set favor greater torque, the maximum force applied to the ground and vehicle acceleration. Through software HyperMesh, Gsam, GMGEAR v2016, OptiStruct and Abaqus Unified FEA were analyzed and simulated the root bending stress, angle pressure, degree of coverage and reducing the thickness of teeth. After the simulations and the data generated was a comparison between the current project and the proposed project highlighting the engaging efficiency and mass reduction |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-12 2018-08-30T18:21:28Z 2018-08-30T18:21:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
WATANABE, Cristiano Seiji. Análise de macrogeometria de dentados: otimização da caixa de redução projeto Baja SAE 2016. 2016. 80 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2016. http://hdl.handle.net/11449/155386 000882640 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-05-02/000882640.pdf 2065406016830791 |
identifier_str_mv |
WATANABE, Cristiano Seiji. Análise de macrogeometria de dentados: otimização da caixa de redução projeto Baja SAE 2016. 2016. 80 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2016. 000882640 2065406016830791 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/155386 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-05-02/000882640.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
80 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128421781307392 |