Círculos de diálogos restaurativos na educação pós-pandêmica: a comunicação não-violenta na promoção da convivência
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/254437 http://lattes.cnpq.br/7123792861826095 https://orcid.org/0009-0000-2076-2596 |
Resumo: | A pandemia de COVID-19 impactou o mundo, fazendo-o paralisar e a humanidade se viu obrigada a repensar uma nova maneira de (sobre) viver: o confinamento. Diante de uma situação inesperada, o isolamento necessário intensificou a utilização das tecnologias digitais como ferramentas imprescindíveis da comunicação. Imersos nessa realidade, os sistemas de ensino, abruptamente, se organizaram para a efetivação da garantia fundamental à educação, centrada na continuidade do direito de aprender. No entanto, nem todos os estudantes tiveram acesso à internet e, assim, a pandemia revelou a fragilidade humana em muitos aspectos evidenciando, dolorosamente, a desigualdade social, e a evasão (digital) escolar. Verificados os conflitos advindos deste trágico acontecimento histórico, os quais produziram impactos nas relações humanas, uma mudança de postura pedagógica alinhada a procedimentos pedagógicos inovadores torna-se emergencial. Frente ao desafio pós-pandêmico, a fim de apresentar ações articuladoras e proposições existentes como atenuantes desse processo, a educação tem papel singular para propiciar caminhos através dos quais possibilitem uma educação mais humanizadora. Tendo o caráter de pesquisa-ação, investigou-se no presente trabalho os processos dialógicos, utilizando a Comunicação Não-Violenta (CNV), por meio da perspectiva dos Círculos de Diálogos Restaurativos, com alunos do 5.º ano. Os principais resultados apresentaram progresso nos temas analisados, promovendo atitudes mais conscientes e empáticas na resolução de conflitos, instrumentalizados pela CNV, desenvolvendo de forma considerável a capacidade dialógica para a convivência. Por fim, as oficinas realizadas se revelaram eficazes na construção de um ambiente que promove a possibilidade de expressar observações, sentimentos, necessidades e, assim, se expressar de maneira autêntica e construtiva. |
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Círculos de diálogos restaurativos na educação pós-pandêmica: a comunicação não-violenta na promoção da convivênciaCircles of restorative dialogues in post-pandemic education: non-violent communication in promoting coexistenceEducação dialógica.Comunicação não-violentaConvivênciaEscolaA pandemia de COVID-19 impactou o mundo, fazendo-o paralisar e a humanidade se viu obrigada a repensar uma nova maneira de (sobre) viver: o confinamento. Diante de uma situação inesperada, o isolamento necessário intensificou a utilização das tecnologias digitais como ferramentas imprescindíveis da comunicação. Imersos nessa realidade, os sistemas de ensino, abruptamente, se organizaram para a efetivação da garantia fundamental à educação, centrada na continuidade do direito de aprender. No entanto, nem todos os estudantes tiveram acesso à internet e, assim, a pandemia revelou a fragilidade humana em muitos aspectos evidenciando, dolorosamente, a desigualdade social, e a evasão (digital) escolar. Verificados os conflitos advindos deste trágico acontecimento histórico, os quais produziram impactos nas relações humanas, uma mudança de postura pedagógica alinhada a procedimentos pedagógicos inovadores torna-se emergencial. Frente ao desafio pós-pandêmico, a fim de apresentar ações articuladoras e proposições existentes como atenuantes desse processo, a educação tem papel singular para propiciar caminhos através dos quais possibilitem uma educação mais humanizadora. Tendo o caráter de pesquisa-ação, investigou-se no presente trabalho os processos dialógicos, utilizando a Comunicação Não-Violenta (CNV), por meio da perspectiva dos Círculos de Diálogos Restaurativos, com alunos do 5.º ano. Os principais resultados apresentaram progresso nos temas analisados, promovendo atitudes mais conscientes e empáticas na resolução de conflitos, instrumentalizados pela CNV, desenvolvendo de forma considerável a capacidade dialógica para a convivência. Por fim, as oficinas realizadas se revelaram eficazes na construção de um ambiente que promove a possibilidade de expressar observações, sentimentos, necessidades e, assim, se expressar de maneira autêntica e construtiva.The COVID-19 pandemic has impacted the world, paralyzing it and forcing humanity to rethink a new way of (over)living: lockdown. Faced with an unexpected situation, the necessary isolation has intensified the use of digital technologies as essential communication tools. Immersed in this reality, education systems have abruptly organized themselves to ensure the fundamental guarantee of education, centred on the continuity of the right to learn. However, not all students had access to the internet and so the pandemic revealed human frailty in many aspects, painfully highlighting social inequality, domestic violence and (digital) school dropout. Having seen the conflicts arising from this tragic historical event, which have had an impact on human relations and a change in pedagogical attitudes aligned with innovative pedagogical procedures, this becomes an emergency. Faced with the post-pandemic challenge, in order to present articulating actions and existing proposals as mitigants of this process, education has a unique role to play in providing paths that enable a more humanizing education. This action-research project investigated dialogic processes using non violent communication, from the perspective of Restorative Dialogue Circles, with 5th grade students. The main results showed progress in the topics analyzed, promoting more conscious and empathetic attitudes in conflict resolution, as instrumentalized by CNV, considerably developing the dialogical capacity for coexistence. Finally, the workshops held proved to be effective in building an environment that promotes the possibility of expressing observations, feelings and needs, and thus expressing oneself in an authentic and constructive wayNão recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Celeste Filho, Macioniro [UNESP]Rodrigues, Cibele Cristina Gonçalves2024-03-21T16:45:02Z2024-03-21T16:45:02Z2024-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, C. C. G. Círculos de diálogos restaurativos na educação pós-pandêmica: a comunicação não-violenta na promoção da convivência. Orientador:: Celeste Macioniro Filho. 2024. 145 p. Dissertação (mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2024. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/7123792861826095. Acesso em: 21 mar. 2024.https://hdl.handle.net/11449/254437http://lattes.cnpq.br/7123792861826095https://orcid.org/0009-0000-2076-2596porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T17:40:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/254437Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T17:40:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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