Influência do gênero na demanda visual por mapas em escalas diferentes em sistema de navegação e guia de rota

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ana Paula Marques [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Decanini, Mônica Modesta Santos [UNESP], Pugliesi, Edmur Azevedo [UNESP], Tachibana, Vilma Mayumi [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-21702015000100074&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
http://hdl.handle.net/11449/127488
Resumo: This work investigates the gender effect on visual demand of drivers for dynamic maps at different cartographic scales presented In-Vehicle Route Guidance and Navigation System (RGNS). A group of 52 subjects (26 males and 26 females) took part in an experiment performed in a low-cost driving simulator. the driver's task consisted of navigating in an unknown route using a RGNS prototype which presents maps at two different cartographic scales. This paper replicates the known phenomenon of significant relationships between gender and performance at visual-spatial tasks issue. Our results show that drivers of different genders present distinct levels of visual demand both due to the cartographic scales and maneuver complexity variation. These discussed results are based upon individual differences in terms of spatial ability and spatial anxiety.
id UNSP_524fb54d8bf8e17c05c68cc875828238
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/127488
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Influência do gênero na demanda visual por mapas em escalas diferentes em sistema de navegação e guia de rotaThe gender effect on visual demand for maps at different scales in route guidance and navigation systemNavigation systemIn-vehicle route guidanceScalesGenderVisual demandSistema de navegaçãoGuia de rota em automóvelEscalasGêneroDemanda visualThis work investigates the gender effect on visual demand of drivers for dynamic maps at different cartographic scales presented In-Vehicle Route Guidance and Navigation System (RGNS). A group of 52 subjects (26 males and 26 females) took part in an experiment performed in a low-cost driving simulator. the driver's task consisted of navigating in an unknown route using a RGNS prototype which presents maps at two different cartographic scales. This paper replicates the known phenomenon of significant relationships between gender and performance at visual-spatial tasks issue. Our results show that drivers of different genders present distinct levels of visual demand both due to the cartographic scales and maneuver complexity variation. These discussed results are based upon individual differences in terms of spatial ability and spatial anxiety.Este trabalho investiga a influência do gênero do motorista na demanda visual por mapas dinâmicos exibidos em diferentes escalas em Sistemas de Navegação e Guia de Rota em Automóvel- SINGRA. Um grupo de 26 homens e 26 mulheres participou de um teste realizado em um simulador de direção de baixo custo. A tarefa do motorista consistiu em realizar uma viagem por uma rota desconhecida, auxiliado por um protótipo de SINGRA que exibe mapas em duas diferentes escalas. Este trabalho replica os achados da literatura a respeito de que há uma relação significativa entre o gênero e o desempenho em tarefas visuo-espacial. Os resultados mostram que motoristas de diferentes gêneros apresentam diferentes níveis de demanda visual, tanto para a variação da escala do mapa quanto para a variação da complexidade da manobra. Estes resultados são discutidos com base nas diferenças individuais em termos de habilidade espacial e ansiedade espacial.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Cartografia, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Federal do ParanáUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Ana Paula Marques [UNESP]Decanini, Mônica Modesta Santos [UNESP]Pugliesi, Edmur Azevedo [UNESP]Tachibana, Vilma Mayumi [UNESP]2015-08-26T19:22:33Z2015-08-26T19:22:33Z2015-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article74-91application/pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-21702015000100074&lng=pt&nrm=iso&tlng=enBoletim de Ciências Geodésicas, v. 21, n. 1, p. 74-91, 2015.1982-2170http://hdl.handle.net/11449/12748810.1590/S1982-21702015000100006S1982-21702015000100074S1982-21702015000100074.pdf5731530822932916294365912524222449227325802070430000-0003-3426-6619SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporBoletim de Ciências Geodésicasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T18:17:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127488Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T18:17:49Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do gênero na demanda visual por mapas em escalas diferentes em sistema de navegação e guia de rota
The gender effect on visual demand for maps at different scales in route guidance and navigation system
title Influência do gênero na demanda visual por mapas em escalas diferentes em sistema de navegação e guia de rota
spellingShingle Influência do gênero na demanda visual por mapas em escalas diferentes em sistema de navegação e guia de rota
Ramos, Ana Paula Marques [UNESP]
Navigation system
In-vehicle route guidance
Scales
Gender
Visual demand
Sistema de navegação
Guia de rota em automóvel
Escalas
Gênero
Demanda visual
title_short Influência do gênero na demanda visual por mapas em escalas diferentes em sistema de navegação e guia de rota
title_full Influência do gênero na demanda visual por mapas em escalas diferentes em sistema de navegação e guia de rota
title_fullStr Influência do gênero na demanda visual por mapas em escalas diferentes em sistema de navegação e guia de rota
title_full_unstemmed Influência do gênero na demanda visual por mapas em escalas diferentes em sistema de navegação e guia de rota
title_sort Influência do gênero na demanda visual por mapas em escalas diferentes em sistema de navegação e guia de rota
author Ramos, Ana Paula Marques [UNESP]
author_facet Ramos, Ana Paula Marques [UNESP]
Decanini, Mônica Modesta Santos [UNESP]
Pugliesi, Edmur Azevedo [UNESP]
Tachibana, Vilma Mayumi [UNESP]
author_role author
author2 Decanini, Mônica Modesta Santos [UNESP]
Pugliesi, Edmur Azevedo [UNESP]
Tachibana, Vilma Mayumi [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Ana Paula Marques [UNESP]
Decanini, Mônica Modesta Santos [UNESP]
Pugliesi, Edmur Azevedo [UNESP]
Tachibana, Vilma Mayumi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Navigation system
In-vehicle route guidance
Scales
Gender
Visual demand
Sistema de navegação
Guia de rota em automóvel
Escalas
Gênero
Demanda visual
topic Navigation system
In-vehicle route guidance
Scales
Gender
Visual demand
Sistema de navegação
Guia de rota em automóvel
Escalas
Gênero
Demanda visual
description This work investigates the gender effect on visual demand of drivers for dynamic maps at different cartographic scales presented In-Vehicle Route Guidance and Navigation System (RGNS). A group of 52 subjects (26 males and 26 females) took part in an experiment performed in a low-cost driving simulator. the driver's task consisted of navigating in an unknown route using a RGNS prototype which presents maps at two different cartographic scales. This paper replicates the known phenomenon of significant relationships between gender and performance at visual-spatial tasks issue. Our results show that drivers of different genders present distinct levels of visual demand both due to the cartographic scales and maneuver complexity variation. These discussed results are based upon individual differences in terms of spatial ability and spatial anxiety.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-26T19:22:33Z
2015-08-26T19:22:33Z
2015-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-21702015000100074&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
Boletim de Ciências Geodésicas, v. 21, n. 1, p. 74-91, 2015.
1982-2170
http://hdl.handle.net/11449/127488
10.1590/S1982-21702015000100006
S1982-21702015000100074
S1982-21702015000100074.pdf
5731530822932916
2943659125242224
4922732580207043
0000-0003-3426-6619
url http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-21702015000100074&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
http://hdl.handle.net/11449/127488
identifier_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas, v. 21, n. 1, p. 74-91, 2015.
1982-2170
10.1590/S1982-21702015000100006
S1982-21702015000100074
S1982-21702015000100074.pdf
5731530822932916
2943659125242224
4922732580207043
0000-0003-3426-6619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Boletim de Ciências Geodésicas
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74-91
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045205612429312