A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Nathália Larissa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251254
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de refletir metodologicamente sobre a realização de círculos de leitura de textos literários, alicerçados na perspectiva do letramento literário, para alunos do Ensino Fundamental Anos Finais (6o ao 9o ano) em uma turma multisseriada, com o intuito de verificar a construção de uma leitura subjetiva dos estudantes, observando o alcance desse método para a formação de leitores empíricos construídos por meio da singularização da leitura feita pelos alunos. O presente estudo justifica-se por propor uma reflexão teórico-metodológica sobre o ensino da literatura na Educação Básica, por meio da observação da execução prática das premissas de um paradigma de ensino de leitura que valoriza a formação de leitores subjetivos (ROUXEL, LANGLADE e REZENDE, 2013) por meio dos círculos de leitura (COSSON, 2020a, 2021). Como método investigativo, optou-se por uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, coletando dados a partir da observação da participação efetiva dos alunos nos círculos de leitura e na produção de diários de leitura por parte dos alunos. Parte-se da premissa de que o trabalho em sala de aula com o texto literário deve valorizar a leitura subjetiva com os alunos que, durante muito tempo, foi negligenciada na educação básica. A partir dessas reflexões, propomos uma discussão a respeito da importância de um letramento literário ideológico para a formação do leitor através de um círculo de leitura para que pudesse ser possível uma leitura subjetiva. Após a análise dos dados, foi possível notar algumas inconsistências que apareceram na formação de um Círculo de Leitura semiestruturado, já que o resultado esperado não foi atingido.
id UNSP_525451b230a83505492964a610495f0d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251254
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A leitura subjetiva por meio de círculos de leituraThe subjetive reading by book clubsLeitura subjetivaCírculos de LeituraLeitura (Ensino fundamental)Leitura - Estudo e ensinoLiterary readingBook clubSubjective readingElementary school final yearsLetramentoReading circleEsta pesquisa tem o objetivo de refletir metodologicamente sobre a realização de círculos de leitura de textos literários, alicerçados na perspectiva do letramento literário, para alunos do Ensino Fundamental Anos Finais (6o ao 9o ano) em uma turma multisseriada, com o intuito de verificar a construção de uma leitura subjetiva dos estudantes, observando o alcance desse método para a formação de leitores empíricos construídos por meio da singularização da leitura feita pelos alunos. O presente estudo justifica-se por propor uma reflexão teórico-metodológica sobre o ensino da literatura na Educação Básica, por meio da observação da execução prática das premissas de um paradigma de ensino de leitura que valoriza a formação de leitores subjetivos (ROUXEL, LANGLADE e REZENDE, 2013) por meio dos círculos de leitura (COSSON, 2020a, 2021). Como método investigativo, optou-se por uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, coletando dados a partir da observação da participação efetiva dos alunos nos círculos de leitura e na produção de diários de leitura por parte dos alunos. Parte-se da premissa de que o trabalho em sala de aula com o texto literário deve valorizar a leitura subjetiva com os alunos que, durante muito tempo, foi negligenciada na educação básica. A partir dessas reflexões, propomos uma discussão a respeito da importância de um letramento literário ideológico para a formação do leitor através de um círculo de leitura para que pudesse ser possível uma leitura subjetiva. Após a análise dos dados, foi possível notar algumas inconsistências que apareceram na formação de um Círculo de Leitura semiestruturado, já que o resultado esperado não foi atingido.This work aims to methodologically reflect on the realization of Book Clubs of literary texts, based on the perspective of literary literacy, for students of Elementary School (6th to 9th grade) in a multi-serial class, with the aim of verifying the construction of a subjective reading of the students, observing the reach of this method for the formation of empirical readers built through the singularization of the reading made by the students. The present study is justified by proposing a theoretical-methodological reflection on the teaching of literature in Basic Education, through the observation of the practical execution of the premises of a reading teaching paradigm that values the formation of subjective readers (ROUXEL, LANGLADE and REZENDE, 2013) through Book Clubs (COSSON, 2020a, 2021). As an investigative method, a qualitative ethnographic research was chosen, collecting data from the observation of the effective participation of the students in the Book Clubs and in the production of reading diaries by the students. It starts from the premise that work in the classroom with the literary text should value the subjective reading with students that, for a long time, was neglected in Basic Education. From these reflections, we propose a discussion about the importance of an ideological literary for the formation of the reader through a Book Club so that a subjective reading could be possible. After analyzing the data, it was possible to notice some inconsistencies that appeared in the formation of a semi-structured Book Club, since the expected result was not achieved.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe [UNESP]Lopes, Nathália Larissa2023-11-07T19:59:07Z2023-11-07T19:59:07Z2023-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOPES, Nathália Larissa. A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2023.https://hdl.handle.net/11449/2512548980278431507068porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-19T06:07:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251254Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-19T06:07:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura
The subjetive reading by book clubs
title A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura
spellingShingle A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura
Lopes, Nathália Larissa
Leitura subjetiva
Círculos de Leitura
Leitura (Ensino fundamental)
Leitura - Estudo e ensino
Literary reading
Book club
Subjective reading
Elementary school final years
Letramento
Reading circle
title_short A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura
title_full A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura
title_fullStr A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura
title_full_unstemmed A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura
title_sort A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura
author Lopes, Nathália Larissa
author_facet Lopes, Nathália Larissa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Nathália Larissa
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura subjetiva
Círculos de Leitura
Leitura (Ensino fundamental)
Leitura - Estudo e ensino
Literary reading
Book club
Subjective reading
Elementary school final years
Letramento
Reading circle
topic Leitura subjetiva
Círculos de Leitura
Leitura (Ensino fundamental)
Leitura - Estudo e ensino
Literary reading
Book club
Subjective reading
Elementary school final years
Letramento
Reading circle
description Esta pesquisa tem o objetivo de refletir metodologicamente sobre a realização de círculos de leitura de textos literários, alicerçados na perspectiva do letramento literário, para alunos do Ensino Fundamental Anos Finais (6o ao 9o ano) em uma turma multisseriada, com o intuito de verificar a construção de uma leitura subjetiva dos estudantes, observando o alcance desse método para a formação de leitores empíricos construídos por meio da singularização da leitura feita pelos alunos. O presente estudo justifica-se por propor uma reflexão teórico-metodológica sobre o ensino da literatura na Educação Básica, por meio da observação da execução prática das premissas de um paradigma de ensino de leitura que valoriza a formação de leitores subjetivos (ROUXEL, LANGLADE e REZENDE, 2013) por meio dos círculos de leitura (COSSON, 2020a, 2021). Como método investigativo, optou-se por uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, coletando dados a partir da observação da participação efetiva dos alunos nos círculos de leitura e na produção de diários de leitura por parte dos alunos. Parte-se da premissa de que o trabalho em sala de aula com o texto literário deve valorizar a leitura subjetiva com os alunos que, durante muito tempo, foi negligenciada na educação básica. A partir dessas reflexões, propomos uma discussão a respeito da importância de um letramento literário ideológico para a formação do leitor através de um círculo de leitura para que pudesse ser possível uma leitura subjetiva. Após a análise dos dados, foi possível notar algumas inconsistências que apareceram na formação de um Círculo de Leitura semiestruturado, já que o resultado esperado não foi atingido.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-07T19:59:07Z
2023-11-07T19:59:07Z
2023-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Nathália Larissa. A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/251254
8980278431507068
identifier_str_mv LOPES, Nathália Larissa. A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2023.
8980278431507068
url https://hdl.handle.net/11449/251254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649752730959872