A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/251254 |
Resumo: | Esta pesquisa tem o objetivo de refletir metodologicamente sobre a realização de círculos de leitura de textos literários, alicerçados na perspectiva do letramento literário, para alunos do Ensino Fundamental Anos Finais (6o ao 9o ano) em uma turma multisseriada, com o intuito de verificar a construção de uma leitura subjetiva dos estudantes, observando o alcance desse método para a formação de leitores empíricos construídos por meio da singularização da leitura feita pelos alunos. O presente estudo justifica-se por propor uma reflexão teórico-metodológica sobre o ensino da literatura na Educação Básica, por meio da observação da execução prática das premissas de um paradigma de ensino de leitura que valoriza a formação de leitores subjetivos (ROUXEL, LANGLADE e REZENDE, 2013) por meio dos círculos de leitura (COSSON, 2020a, 2021). Como método investigativo, optou-se por uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, coletando dados a partir da observação da participação efetiva dos alunos nos círculos de leitura e na produção de diários de leitura por parte dos alunos. Parte-se da premissa de que o trabalho em sala de aula com o texto literário deve valorizar a leitura subjetiva com os alunos que, durante muito tempo, foi negligenciada na educação básica. A partir dessas reflexões, propomos uma discussão a respeito da importância de um letramento literário ideológico para a formação do leitor através de um círculo de leitura para que pudesse ser possível uma leitura subjetiva. Após a análise dos dados, foi possível notar algumas inconsistências que apareceram na formação de um Círculo de Leitura semiestruturado, já que o resultado esperado não foi atingido. |
id |
UNSP_525451b230a83505492964a610495f0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/251254 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A leitura subjetiva por meio de círculos de leituraThe subjetive reading by book clubsLeitura subjetivaCírculos de LeituraLeitura (Ensino fundamental)Leitura - Estudo e ensinoLiterary readingBook clubSubjective readingElementary school final yearsLetramentoReading circleEsta pesquisa tem o objetivo de refletir metodologicamente sobre a realização de círculos de leitura de textos literários, alicerçados na perspectiva do letramento literário, para alunos do Ensino Fundamental Anos Finais (6o ao 9o ano) em uma turma multisseriada, com o intuito de verificar a construção de uma leitura subjetiva dos estudantes, observando o alcance desse método para a formação de leitores empíricos construídos por meio da singularização da leitura feita pelos alunos. O presente estudo justifica-se por propor uma reflexão teórico-metodológica sobre o ensino da literatura na Educação Básica, por meio da observação da execução prática das premissas de um paradigma de ensino de leitura que valoriza a formação de leitores subjetivos (ROUXEL, LANGLADE e REZENDE, 2013) por meio dos círculos de leitura (COSSON, 2020a, 2021). Como método investigativo, optou-se por uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, coletando dados a partir da observação da participação efetiva dos alunos nos círculos de leitura e na produção de diários de leitura por parte dos alunos. Parte-se da premissa de que o trabalho em sala de aula com o texto literário deve valorizar a leitura subjetiva com os alunos que, durante muito tempo, foi negligenciada na educação básica. A partir dessas reflexões, propomos uma discussão a respeito da importância de um letramento literário ideológico para a formação do leitor através de um círculo de leitura para que pudesse ser possível uma leitura subjetiva. Após a análise dos dados, foi possível notar algumas inconsistências que apareceram na formação de um Círculo de Leitura semiestruturado, já que o resultado esperado não foi atingido.This work aims to methodologically reflect on the realization of Book Clubs of literary texts, based on the perspective of literary literacy, for students of Elementary School (6th to 9th grade) in a multi-serial class, with the aim of verifying the construction of a subjective reading of the students, observing the reach of this method for the formation of empirical readers built through the singularization of the reading made by the students. The present study is justified by proposing a theoretical-methodological reflection on the teaching of literature in Basic Education, through the observation of the practical execution of the premises of a reading teaching paradigm that values the formation of subjective readers (ROUXEL, LANGLADE and REZENDE, 2013) through Book Clubs (COSSON, 2020a, 2021). As an investigative method, a qualitative ethnographic research was chosen, collecting data from the observation of the effective participation of the students in the Book Clubs and in the production of reading diaries by the students. It starts from the premise that work in the classroom with the literary text should value the subjective reading with students that, for a long time, was neglected in Basic Education. From these reflections, we propose a discussion about the importance of an ideological literary for the formation of the reader through a Book Club so that a subjective reading could be possible. After analyzing the data, it was possible to notice some inconsistencies that appeared in the formation of a semi-structured Book Club, since the expected result was not achieved.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe [UNESP]Lopes, Nathália Larissa2023-11-07T19:59:07Z2023-11-07T19:59:07Z2023-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOPES, Nathália Larissa. A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2023.https://hdl.handle.net/11449/2512548980278431507068porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-19T06:07:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251254Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:06:15.726653Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura The subjetive reading by book clubs |
title |
A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura |
spellingShingle |
A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura Lopes, Nathália Larissa Leitura subjetiva Círculos de Leitura Leitura (Ensino fundamental) Leitura - Estudo e ensino Literary reading Book club Subjective reading Elementary school final years Letramento Reading circle |
title_short |
A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura |
title_full |
A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura |
title_fullStr |
A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura |
title_full_unstemmed |
A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura |
title_sort |
A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura |
author |
Lopes, Nathália Larissa |
author_facet |
Lopes, Nathália Larissa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Nathália Larissa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura subjetiva Círculos de Leitura Leitura (Ensino fundamental) Leitura - Estudo e ensino Literary reading Book club Subjective reading Elementary school final years Letramento Reading circle |
topic |
Leitura subjetiva Círculos de Leitura Leitura (Ensino fundamental) Leitura - Estudo e ensino Literary reading Book club Subjective reading Elementary school final years Letramento Reading circle |
description |
Esta pesquisa tem o objetivo de refletir metodologicamente sobre a realização de círculos de leitura de textos literários, alicerçados na perspectiva do letramento literário, para alunos do Ensino Fundamental Anos Finais (6o ao 9o ano) em uma turma multisseriada, com o intuito de verificar a construção de uma leitura subjetiva dos estudantes, observando o alcance desse método para a formação de leitores empíricos construídos por meio da singularização da leitura feita pelos alunos. O presente estudo justifica-se por propor uma reflexão teórico-metodológica sobre o ensino da literatura na Educação Básica, por meio da observação da execução prática das premissas de um paradigma de ensino de leitura que valoriza a formação de leitores subjetivos (ROUXEL, LANGLADE e REZENDE, 2013) por meio dos círculos de leitura (COSSON, 2020a, 2021). Como método investigativo, optou-se por uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, coletando dados a partir da observação da participação efetiva dos alunos nos círculos de leitura e na produção de diários de leitura por parte dos alunos. Parte-se da premissa de que o trabalho em sala de aula com o texto literário deve valorizar a leitura subjetiva com os alunos que, durante muito tempo, foi negligenciada na educação básica. A partir dessas reflexões, propomos uma discussão a respeito da importância de um letramento literário ideológico para a formação do leitor através de um círculo de leitura para que pudesse ser possível uma leitura subjetiva. Após a análise dos dados, foi possível notar algumas inconsistências que apareceram na formação de um Círculo de Leitura semiestruturado, já que o resultado esperado não foi atingido. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-07T19:59:07Z 2023-11-07T19:59:07Z 2023-09-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOPES, Nathália Larissa. A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2023. https://hdl.handle.net/11449/251254 8980278431507068 |
identifier_str_mv |
LOPES, Nathália Larissa. A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2023. 8980278431507068 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/251254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128894876778496 |