A audiência é quem manda?: paisagens sonoras em prefixos comerciais de rádio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, João Flávio Moraes de [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89483
Resumo: Esta dissertação de mestrado se propõe a analisar as paisagens sonoras construídas em prefixos comerciais de rádio. Para tanto, dois programas, de duas emissoras distintas em seus direcionamentos artísticos, que ocupam posições distantes na preferência dos ouvintes, segundo ranking divulgado pelo IBOPE, foram escolhidos para análise de conteúdo: Clássicos da Tupi e Reserva Eldorado. Assim, o trabalho percorreu os domínios da sonoridade destas produções, representada por vinhetas, spots publicitários e seleção musical. Valendo-se do entrelaçamento entre o reconhecimento da sonoridade dos programas e as contribuições de autores que explicitam noções e conceitos acerca dos desdobramentos socioculturais das mensagens midiáticas sonoras, procuramos perceber se é, de fato, a audiência quem determina como devem ser as paisagens sonoras destas emissoras. Desta forma, chegamos a resultados que nos levam a crer que os prefixos comerciais de rádio são reféns de suas audiências, tanto no que se refere à linguagem radiofônica aplicada para emoldurar suas mensagens, como para balizar a divulgação de seus produtos e idéias
id UNSP_52dd61246f05c1ee1c2f471f8d17f87b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89483
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A audiência é quem manda?: paisagens sonoras em prefixos comerciais de rádioRadio - Comunicação de massaVinhetasAudiência - ImportânciaRadio - AudienceCommunicationEsta dissertação de mestrado se propõe a analisar as paisagens sonoras construídas em prefixos comerciais de rádio. Para tanto, dois programas, de duas emissoras distintas em seus direcionamentos artísticos, que ocupam posições distantes na preferência dos ouvintes, segundo ranking divulgado pelo IBOPE, foram escolhidos para análise de conteúdo: Clássicos da Tupi e Reserva Eldorado. Assim, o trabalho percorreu os domínios da sonoridade destas produções, representada por vinhetas, spots publicitários e seleção musical. Valendo-se do entrelaçamento entre o reconhecimento da sonoridade dos programas e as contribuições de autores que explicitam noções e conceitos acerca dos desdobramentos socioculturais das mensagens midiáticas sonoras, procuramos perceber se é, de fato, a audiência quem determina como devem ser as paisagens sonoras destas emissoras. Desta forma, chegamos a resultados que nos levam a crer que os prefixos comerciais de rádio são reféns de suas audiências, tanto no que se refere à linguagem radiofônica aplicada para emoldurar suas mensagens, como para balizar a divulgação de seus produtos e idéiasThis dissertation aims to analyse the soundscapes built in radio commercials. To this end, two programs in two different stations in their artistic directions, which occupy distant positions in the preference of listeners, according to a ranking published by IBOPE, were chosen for content analysis: Clássicos da Tupi and Reserva Eldorado. Thus, the work toured the sound of this areas of production, represented by vignettes, commercials and music selection. Building, on their cognition of the interweaving of sound programs and the contributions of authors explain concepts and notions about the cultural development of media messages sound, trying to answer is whether, in fact, the audience who determine show they should be the soundscapes of these stations. Although, we arrive at results that leal us to believe that the commercial radio prefixes are hotages to their audiences, both with regard to language radio applied to frame their messages, such as to mark the release of their products and ideasUniversidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Ricardo Alexino [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, João Flávio Moraes de [UNESP]2014-06-11T19:24:04Z2014-06-11T19:24:04Z2011-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis156 f. : il. + 1 CDapplication/pdfLIMA, João Flávio Moraes de. A audiência é quem manda?: paisagens sonoras em prefixos comerciais de rádio. 2011. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.http://hdl.handle.net/11449/89483000681073lima_jfm_me_bauru.pdf33004056081P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:26:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89483Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:53:11.203361Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A audiência é quem manda?: paisagens sonoras em prefixos comerciais de rádio
title A audiência é quem manda?: paisagens sonoras em prefixos comerciais de rádio
spellingShingle A audiência é quem manda?: paisagens sonoras em prefixos comerciais de rádio
Lima, João Flávio Moraes de [UNESP]
Radio - Comunicação de massa
Vinhetas
Audiência - Importância
Radio - Audience
Communication
title_short A audiência é quem manda?: paisagens sonoras em prefixos comerciais de rádio
title_full A audiência é quem manda?: paisagens sonoras em prefixos comerciais de rádio
title_fullStr A audiência é quem manda?: paisagens sonoras em prefixos comerciais de rádio
title_full_unstemmed A audiência é quem manda?: paisagens sonoras em prefixos comerciais de rádio
title_sort A audiência é quem manda?: paisagens sonoras em prefixos comerciais de rádio
author Lima, João Flávio Moraes de [UNESP]
author_facet Lima, João Flávio Moraes de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Ricardo Alexino [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, João Flávio Moraes de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Radio - Comunicação de massa
Vinhetas
Audiência - Importância
Radio - Audience
Communication
topic Radio - Comunicação de massa
Vinhetas
Audiência - Importância
Radio - Audience
Communication
description Esta dissertação de mestrado se propõe a analisar as paisagens sonoras construídas em prefixos comerciais de rádio. Para tanto, dois programas, de duas emissoras distintas em seus direcionamentos artísticos, que ocupam posições distantes na preferência dos ouvintes, segundo ranking divulgado pelo IBOPE, foram escolhidos para análise de conteúdo: Clássicos da Tupi e Reserva Eldorado. Assim, o trabalho percorreu os domínios da sonoridade destas produções, representada por vinhetas, spots publicitários e seleção musical. Valendo-se do entrelaçamento entre o reconhecimento da sonoridade dos programas e as contribuições de autores que explicitam noções e conceitos acerca dos desdobramentos socioculturais das mensagens midiáticas sonoras, procuramos perceber se é, de fato, a audiência quem determina como devem ser as paisagens sonoras destas emissoras. Desta forma, chegamos a resultados que nos levam a crer que os prefixos comerciais de rádio são reféns de suas audiências, tanto no que se refere à linguagem radiofônica aplicada para emoldurar suas mensagens, como para balizar a divulgação de seus produtos e idéias
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-31
2014-06-11T19:24:04Z
2014-06-11T19:24:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, João Flávio Moraes de. A audiência é quem manda?: paisagens sonoras em prefixos comerciais de rádio. 2011. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/89483
000681073
lima_jfm_me_bauru.pdf
33004056081P4
identifier_str_mv LIMA, João Flávio Moraes de. A audiência é quem manda?: paisagens sonoras em prefixos comerciais de rádio. 2011. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.
000681073
lima_jfm_me_bauru.pdf
33004056081P4
url http://hdl.handle.net/11449/89483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 156 f. : il. + 1 CD
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128994720088064