A audiência é quem manda?: paisagens sonoras em prefixos comerciais de rádio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/89483 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado se propõe a analisar as paisagens sonoras construídas em prefixos comerciais de rádio. Para tanto, dois programas, de duas emissoras distintas em seus direcionamentos artísticos, que ocupam posições distantes na preferência dos ouvintes, segundo ranking divulgado pelo IBOPE, foram escolhidos para análise de conteúdo: Clássicos da Tupi e Reserva Eldorado. Assim, o trabalho percorreu os domínios da sonoridade destas produções, representada por vinhetas, spots publicitários e seleção musical. Valendo-se do entrelaçamento entre o reconhecimento da sonoridade dos programas e as contribuições de autores que explicitam noções e conceitos acerca dos desdobramentos socioculturais das mensagens midiáticas sonoras, procuramos perceber se é, de fato, a audiência quem determina como devem ser as paisagens sonoras destas emissoras. Desta forma, chegamos a resultados que nos levam a crer que os prefixos comerciais de rádio são reféns de suas audiências, tanto no que se refere à linguagem radiofônica aplicada para emoldurar suas mensagens, como para balizar a divulgação de seus produtos e idéias |
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A audiência é quem manda?: paisagens sonoras em prefixos comerciais de rádioRadio - Comunicação de massaVinhetasAudiência - ImportânciaRadio - AudienceCommunicationEsta dissertação de mestrado se propõe a analisar as paisagens sonoras construídas em prefixos comerciais de rádio. Para tanto, dois programas, de duas emissoras distintas em seus direcionamentos artísticos, que ocupam posições distantes na preferência dos ouvintes, segundo ranking divulgado pelo IBOPE, foram escolhidos para análise de conteúdo: Clássicos da Tupi e Reserva Eldorado. Assim, o trabalho percorreu os domínios da sonoridade destas produções, representada por vinhetas, spots publicitários e seleção musical. Valendo-se do entrelaçamento entre o reconhecimento da sonoridade dos programas e as contribuições de autores que explicitam noções e conceitos acerca dos desdobramentos socioculturais das mensagens midiáticas sonoras, procuramos perceber se é, de fato, a audiência quem determina como devem ser as paisagens sonoras destas emissoras. Desta forma, chegamos a resultados que nos levam a crer que os prefixos comerciais de rádio são reféns de suas audiências, tanto no que se refere à linguagem radiofônica aplicada para emoldurar suas mensagens, como para balizar a divulgação de seus produtos e idéiasThis dissertation aims to analyse the soundscapes built in radio commercials. To this end, two programs in two different stations in their artistic directions, which occupy distant positions in the preference of listeners, according to a ranking published by IBOPE, were chosen for content analysis: Clássicos da Tupi and Reserva Eldorado. Thus, the work toured the sound of this areas of production, represented by vignettes, commercials and music selection. Building, on their cognition of the interweaving of sound programs and the contributions of authors explain concepts and notions about the cultural development of media messages sound, trying to answer is whether, in fact, the audience who determine show they should be the soundscapes of these stations. Although, we arrive at results that leal us to believe that the commercial radio prefixes are hotages to their audiences, both with regard to language radio applied to frame their messages, such as to mark the release of their products and ideasUniversidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Ricardo Alexino [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, João Flávio Moraes de [UNESP]2014-06-11T19:24:04Z2014-06-11T19:24:04Z2011-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis156 f. : il. + 1 CDapplication/pdfLIMA, João Flávio Moraes de. A audiência é quem manda?: paisagens sonoras em prefixos comerciais de rádio. 2011. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.http://hdl.handle.net/11449/89483000681073lima_jfm_me_bauru.pdf33004056081P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:26:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89483Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:53:11.203361Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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