A importância do ensino da improvisação musical no desenvolvimento do intérprete
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/95147 |
Resumo: | Esta pesquisa discute a natureza da improvisação musical e as possibilidades de sua aplicação no ensino de instrumentos e performance musicais. O problema central que motivou a pesquisa se concentra na questão: “É possível elaborar um ensino significativo de improvisação musical nas escolas que trabalham com a performance musical, ou esta seria uma tarefa a se contrapor à natureza do que vem a ser a improvisação?” Essa problemática nos conduziu aos seguintes objetivos: discutir os conceitos de improvisação musical e de aprendizagem significativa; promover cursos e oportunidades de improvisação em escolas que têm a performance como modelo de ensino musical; e oferecer aos estudantes e professores de música alguns paradigmas metodológicos que poderão fazer da improvisação uma das disciplinas dos cursos de prática instrumental ou canto. Para responder a essa indagação, o mestrando parte de sua história de vida, considerando as oportunidades positivas e negativas que proporcionaram seu desenvolvimento musical e seu interesse pela improvisação. No capítulo II são apresentadas as teorias educacionais que deram suporte à proposta pedagógica que se pretendeu aplicar na pesquisa, considerando principalmente a Teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel, que explica diversos aspectos da aprendizagem relativa ao ensino geral, da qual aproveitamos os conceitos que dão suporte ao ensino da música e da improvisação. No capítulo III está a revisão bibliográfica utilizada na pesquisa. Pesquisamos livros, teses e dissertações que abordam a improvisação sobre os prismas científico, pedagógico e filosófico. No capítulo IV apresentamos um breve relato do itinerário histórico da improvisação no Ocidente a partir da tradição escrita e sua aplicabilidade no cenário musical atual, adentrando na questão da utilização da improvisação... |
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A importância do ensino da improvisação musical no desenvolvimento do intérpreteMusica - Instrução e estudoImprovisação (Musica)Performance (Música)Processo de ensino (Aprendizagem musical)Learning process/musical teachingImprovisationPerformanceEsta pesquisa discute a natureza da improvisação musical e as possibilidades de sua aplicação no ensino de instrumentos e performance musicais. O problema central que motivou a pesquisa se concentra na questão: “É possível elaborar um ensino significativo de improvisação musical nas escolas que trabalham com a performance musical, ou esta seria uma tarefa a se contrapor à natureza do que vem a ser a improvisação?” Essa problemática nos conduziu aos seguintes objetivos: discutir os conceitos de improvisação musical e de aprendizagem significativa; promover cursos e oportunidades de improvisação em escolas que têm a performance como modelo de ensino musical; e oferecer aos estudantes e professores de música alguns paradigmas metodológicos que poderão fazer da improvisação uma das disciplinas dos cursos de prática instrumental ou canto. Para responder a essa indagação, o mestrando parte de sua história de vida, considerando as oportunidades positivas e negativas que proporcionaram seu desenvolvimento musical e seu interesse pela improvisação. No capítulo II são apresentadas as teorias educacionais que deram suporte à proposta pedagógica que se pretendeu aplicar na pesquisa, considerando principalmente a Teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel, que explica diversos aspectos da aprendizagem relativa ao ensino geral, da qual aproveitamos os conceitos que dão suporte ao ensino da música e da improvisação. No capítulo III está a revisão bibliográfica utilizada na pesquisa. Pesquisamos livros, teses e dissertações que abordam a improvisação sobre os prismas científico, pedagógico e filosófico. No capítulo IV apresentamos um breve relato do itinerário histórico da improvisação no Ocidente a partir da tradição escrita e sua aplicabilidade no cenário musical atual, adentrando na questão da utilização da improvisação...This research discusses the nature of musical improvisation and the possibility of applying it to music teaching and musical performances. The central issue that motivated the research is the focus on: “Is it possible to work out a meaningful teaching of musical improvisation at schools that work on musical performance, or would this be a task that goes against the nature of what the improvisation is about?” This issue have led us to the following aims: to discuss musical improvisation and meaningful learning concepts, to promote courses and the chance to improvise in schools that use performance as a model for music teaching, and to offer to music students and teachers some methodological paradigms that will enable to turn improvisation into a discipline in instrumental practice or singing courses. To answer this question, the researcher will take into account his own life experience, considering the positive and negative opportunities that led to his musical development and his interest in improvisation. In chapter II the educational theories that are the background of the pedagogic principles that were applied in the research are presented, particularly David Paul Ausubel’s, that explains many aspects of learning for teaching in general. We chose the Ausubel’s concepts that could be used to give support to music and improvisation teaching. The third chapter contains the bibliography used in the research. We went through books and papers that looked into improvisation from a scientific, pedagogic and philosophical point of view. In chapter IV there is a brief report about the history of improvisation in the West since it started to be written and how to apply it to the current music scene, and a look into the issue of the use of improvisation in the popular music of the continent. In Chapter V the sources that generated the research are presented divided in three parts: ...(Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Sonia Regina Albano de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Albino, César Augusto Coelho [UNESP]2014-06-11T19:27:27Z2014-06-11T19:27:27Z2009-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiii, 207 f. + Inclui anexos + 01 DVDapplication/pdfALBINO, César Augusto Coelho. A importância do ensino da improvisação musical no desenvolvimento do intérprete. 2009. xiii, 207 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes de São Paulo, 2009.http://hdl.handle.net/11449/95147000595519albino_cac_me_ia.pdf33004013066P3Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-03T06:27:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/95147Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:04:04.133330Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Esta pesquisa discute a natureza da improvisação musical e as possibilidades de sua aplicação no ensino de instrumentos e performance musicais. O problema central que motivou a pesquisa se concentra na questão: “É possível elaborar um ensino significativo de improvisação musical nas escolas que trabalham com a performance musical, ou esta seria uma tarefa a se contrapor à natureza do que vem a ser a improvisação?” Essa problemática nos conduziu aos seguintes objetivos: discutir os conceitos de improvisação musical e de aprendizagem significativa; promover cursos e oportunidades de improvisação em escolas que têm a performance como modelo de ensino musical; e oferecer aos estudantes e professores de música alguns paradigmas metodológicos que poderão fazer da improvisação uma das disciplinas dos cursos de prática instrumental ou canto. Para responder a essa indagação, o mestrando parte de sua história de vida, considerando as oportunidades positivas e negativas que proporcionaram seu desenvolvimento musical e seu interesse pela improvisação. No capítulo II são apresentadas as teorias educacionais que deram suporte à proposta pedagógica que se pretendeu aplicar na pesquisa, considerando principalmente a Teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel, que explica diversos aspectos da aprendizagem relativa ao ensino geral, da qual aproveitamos os conceitos que dão suporte ao ensino da música e da improvisação. No capítulo III está a revisão bibliográfica utilizada na pesquisa. Pesquisamos livros, teses e dissertações que abordam a improvisação sobre os prismas científico, pedagógico e filosófico. No capítulo IV apresentamos um breve relato do itinerário histórico da improvisação no Ocidente a partir da tradição escrita e sua aplicabilidade no cenário musical atual, adentrando na questão da utilização da improvisação... |
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