Epistemologia genética, valores e afetividade: contribuições a partir do MoSEAOSS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/250484 |
Resumo: | O objetivo desta Dissertação (pesquisa) é explorar, por meio do Modelo do Sistema de Esquemas de Ações e Operações sobre Símbolos e Signos (MoSEAOSS), introduzido por Tassinari (2014), como se constituem os valores e seus sistemas e o desenvolvimento afetivo em geral. A noção de valor parece ter certa objetividade que conduz e determina o sujeito, no sentido de que, os valores das coisas conduziriam as ações de um sujeito. No entanto, o valor é estabelecido pelo próprio sujeito, em especial, em grande parte, o valor é estabelecido na realidade construída pelo sujeito. Piaget (1896-1980), na Epistemologia Genética, elucida estruturas e noções necessárias para que o sujeito compreenda e estabeleça o que é real para ele, ao seja, a realidade para ele. Nesse contexto, a afetividade participa da ação, particularmente na atribuição de valores, que dirigem as ações, bem como na própria escolha do objeto de conhecimento. O MoSEAOSS, proposto por Tassinari (2014), sistematiza alguns dos principais resultados teóricos da Epistemologia Genética de Jean Piaget, o que possibilita a análise dos valores (valências) e seus sistemas, e do desenvolvimento afetivo em geral, em consonância com os conceitos de ação, esquema de ação, sistema de esquemas de ações, símbolos, signos, operação sobre símbolos e operação sobre signos. Nesse sentido, tal modelo foi escolhido para desenvolver as análises aqui realizadas. Em especial, tais análises possibilitaram estabelecer definições precisas para o uso dos valores, em relação aos termos que são usados para explicitar a construção do real pelo sujeito, bem como a explicação do desenvolvimento afetivo em geral relativamente as etapas do desenvolvimento cognitivo. |
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Epistemologia genética, valores e afetividade: contribuições a partir do MoSEAOSSGenetic epistemology, values and affectiveness: contributions from MoSEAOSSMoSEAOSSValoresValênciaAfetividadeSistema de valoresValuesValenceAffectivityValue systemO objetivo desta Dissertação (pesquisa) é explorar, por meio do Modelo do Sistema de Esquemas de Ações e Operações sobre Símbolos e Signos (MoSEAOSS), introduzido por Tassinari (2014), como se constituem os valores e seus sistemas e o desenvolvimento afetivo em geral. A noção de valor parece ter certa objetividade que conduz e determina o sujeito, no sentido de que, os valores das coisas conduziriam as ações de um sujeito. No entanto, o valor é estabelecido pelo próprio sujeito, em especial, em grande parte, o valor é estabelecido na realidade construída pelo sujeito. Piaget (1896-1980), na Epistemologia Genética, elucida estruturas e noções necessárias para que o sujeito compreenda e estabeleça o que é real para ele, ao seja, a realidade para ele. Nesse contexto, a afetividade participa da ação, particularmente na atribuição de valores, que dirigem as ações, bem como na própria escolha do objeto de conhecimento. O MoSEAOSS, proposto por Tassinari (2014), sistematiza alguns dos principais resultados teóricos da Epistemologia Genética de Jean Piaget, o que possibilita a análise dos valores (valências) e seus sistemas, e do desenvolvimento afetivo em geral, em consonância com os conceitos de ação, esquema de ação, sistema de esquemas de ações, símbolos, signos, operação sobre símbolos e operação sobre signos. Nesse sentido, tal modelo foi escolhido para desenvolver as análises aqui realizadas. Em especial, tais análises possibilitaram estabelecer definições precisas para o uso dos valores, em relação aos termos que são usados para explicitar a construção do real pelo sujeito, bem como a explicação do desenvolvimento afetivo em geral relativamente as etapas do desenvolvimento cognitivo.The objective of this Dissertation (research) is to explore, through the Model of the System of Schemes of Actions and Operations on Symbols and Signs (MoSEAOSS), introduced by Tassinari (2014), how values and their systems are constituted, as well as the overall affective development. The notion of value seems to have a certain objectivity that guides and determines the subject, in the sense that the values of things would guide a subject's actions. However, the value is established by the subject themselves, especially to a large extent, and it is established in the reality constructed by the subject. Piaget (1896-1980), in Genetic Epistemology, elucidates structures and necessary notions for the subject to understand and establish what is real for them, or in other words, their reality. In this context, affectivity participates in action, particularly in the attribution of values, which direct actions, as well as in the proper choice of the object of knowledge. The MoSEAOSS, proposed by Tassinari (2014), systematizes some of the main theoretical results of Jean Piaget's Genetic Epistemology, enabling the analysis of values (valences) and their systems, and overall affective development, in consonance with the concepts of action, action scheme, system of action schemes, symbols, signs, operation on symbols, and operation on signs. in this regard, such a model was chosen to develop the analyses carried out here. In particular, these analyses made it possible to establish precise definitions for the use of values, in relation to the terms that are used to explain the subject's construction of reality, as well as the explanation of overall affective development in relation to the stages of cognitive development.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Tassinari, Ricardo Pereira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Queiroz, Daiane Rocha [UNESP]2023-08-28T14:15:16Z2023-08-28T14:15:16Z2023-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfQUEIROZ, Daiane Rocha. Epistemologia genética, valores e afetividade: contribuições a partir do MoSEAOSS. 2023. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2023.http://hdl.handle.net/11449/25048433004110041P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T17:50:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250484Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T17:50:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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O objetivo desta Dissertação (pesquisa) é explorar, por meio do Modelo do Sistema de Esquemas de Ações e Operações sobre Símbolos e Signos (MoSEAOSS), introduzido por Tassinari (2014), como se constituem os valores e seus sistemas e o desenvolvimento afetivo em geral. A noção de valor parece ter certa objetividade que conduz e determina o sujeito, no sentido de que, os valores das coisas conduziriam as ações de um sujeito. No entanto, o valor é estabelecido pelo próprio sujeito, em especial, em grande parte, o valor é estabelecido na realidade construída pelo sujeito. Piaget (1896-1980), na Epistemologia Genética, elucida estruturas e noções necessárias para que o sujeito compreenda e estabeleça o que é real para ele, ao seja, a realidade para ele. Nesse contexto, a afetividade participa da ação, particularmente na atribuição de valores, que dirigem as ações, bem como na própria escolha do objeto de conhecimento. O MoSEAOSS, proposto por Tassinari (2014), sistematiza alguns dos principais resultados teóricos da Epistemologia Genética de Jean Piaget, o que possibilita a análise dos valores (valências) e seus sistemas, e do desenvolvimento afetivo em geral, em consonância com os conceitos de ação, esquema de ação, sistema de esquemas de ações, símbolos, signos, operação sobre símbolos e operação sobre signos. Nesse sentido, tal modelo foi escolhido para desenvolver as análises aqui realizadas. Em especial, tais análises possibilitaram estabelecer definições precisas para o uso dos valores, em relação aos termos que são usados para explicitar a construção do real pelo sujeito, bem como a explicação do desenvolvimento afetivo em geral relativamente as etapas do desenvolvimento cognitivo. |
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