Uma história do/as intelectuais/professore/as no campo educacional brasileiro: em foco, o/as egresso/as do PPGE-UNESP/Marília (2009-2020)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244216 |
Resumo: | Apresentam-se, nesta tese, resultados da pesquisa de doutorado junto ao Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências – PPGE-UNESP/Câmpus de Marília. Tal pesquisa centra-se na relação entre a Pós-Graduação e à docência na Educação Básica, cuja hipótese norteadora das investigações é a de que o/a intelectual/professor/a, portanto, com capital cultural institucionalizado, mediante mestrados e doutorados, possui trajetórias de atuação nos espaços escolares, à medida que esse espaço é fornecido pelo “outro/a”, com capital cultural incorporado, próprio desse subcampo profissional (escolar). Ou seja, sua atuação no espaço escolar constitui-se em táticas, a qual “não tem por lugar senão o do[/a] outro[/a].” (DE CERTEAU, 2012, p. 94). Nesse sentido, são pertinentes as análises de funcionamento dos campos (BOURDIEU, 2015), considerando as estruturas do campo educacional ou dos seus subcampos – acadêmico-científico e profissional (escolar) – que regulam e mantêm o funcionamento desse campo maior, pois, o próprio campo educacional impõe a esse/a intelectual/professor/a com capital institucionalizado a atuação apenas nas possibilidades, “falhas que as conjunturas particulares vão abrindo na vigilância do poder do proprietário.” (DE CERTEAU, 2012, p. 94). As relações do PPGE-UNESP/Câmpus de Marília e a docência na Educação Básica passou por várias momentos de desenvolvimento, mas, para a investigação cujos resultados ora são apresentados, foram delimitados os seguintes: a partir de 2009, ano imediatamente posterior à Proposta de desenvolvimento desse PPGE, finalizada em 2008, e com as novas metas definidas para a formação de profissionais e pesquisadores em nível de Pós-Graduação, e entre 2019 e 2020, período quando se inicia as trajetória de aluno/as no PPGE/UNESP-Câmpus de Marília-SP, em concomitância com suas atuações nas suas escolas de Educação Básica, com a efetivação da parceria entre Estado, Programa de Pós-Graduação e instituições contratantes, mediante convênios estabelecidos para a formação continuada desses aluno/as/professore/as. Daí as investigações terem sido motivadas pelos seguintes questionamentos: quais elementos estruturam e colocam em funcionamento o subcampo acadêmico-científico, representado na pesquisa pelo PPGE/UNESP-Câmpus de Marília-SP, e quais elementos estruturam e colocam em funcionamento o subcampo profissional (escola), representado na pesquisa pela Educação Básica brasileira? Quais elementos das trajetórias de constituição de intelectuais/professore/as no PPGE/UNESP-Câmpus de Marília-SP e na Educação Básica, concomitantemente? A partir desses questionamentos, foi elaborado como objetivo geral analisar e interpretar elementos dos subcampos educacionais, PPGE/UNESP-Câmpus de Marília-SP e Educação Básica brasileira, na relação com elementos das trajetórias constituintes de intelectuais/professore/as, nesses subcampos, entre 2009 a 2020. Foi possível reunir 02 doutore/as egresso/as e 01 doutoranda, portanto em curso, mediante convênio entre o PPGE/UNESP-Câmpus de Marília e a Secretaria Municipal de Educação, e que se constituíram intelectuais e, após ou concomitantemente, professore/as na Educação Básica brasileira. Trata-se de pesquisa histórica, quanto à abordagem, e documental e bibliográfica, quanto às fontes, cujo corpus da investigação foi constituído por documentos prescritos e documentos elaborados pelo/as seus e suas agentes para estrutura e funcionamento, entre 2009 e 2020, do PPGE/UNESP-Câmpus de Marília e da Educação Básica, e por bibliografia específica sobre as categorias bourdieunianas. Ao final, concluiu-se que, ainda que o capital institucionalizado nos meios acadêmico-científicos corrobore para reflexões rigorosas no subcampo profissional (escolar), trata-se de um capital próprio e produto desse subcampo educacional, distinto do capital incorporado produzido no e em torno do qual o subcampo profissional (escolar) se estrutura e estabelece suas regras de funcionamento, Daí o/as intelectuais/professore/as possuírem trajetórias de atuação nos espaços escolares, à medida que esse espaço é fornecido pelo “outro/a”, somente professore/as, ainda que esse/a “outro/a”, seja portador/a mais de capital cultural incorporado que institucionalizado. |
id |
UNSP_53ed7ed669c7da20b88197edff6bcb11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/244216 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma história do/as intelectuais/professore/as no campo educacional brasileiro: em foco, o/as egresso/as do PPGE-UNESP/Marília (2009-2020)The history of the scholar/professor in the brazilian educational field: focusing on the graduates of the PPGE-UNESP/Marília program (2009-2020)EducaçãoHistória da educaçãoHistória das instituições educativasSubCampos educacionais brasileirosIntelectuais/professore/as na educação básicaEducationHistory of educationHistory of educational institutionsBrazilian educational subfieldsScholars/professors in basic educationApresentam-se, nesta tese, resultados da pesquisa de doutorado junto ao Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências – PPGE-UNESP/Câmpus de Marília. Tal pesquisa centra-se na relação entre a Pós-Graduação e à docência na Educação Básica, cuja hipótese norteadora das investigações é a de que o/a intelectual/professor/a, portanto, com capital cultural institucionalizado, mediante mestrados e doutorados, possui trajetórias de atuação nos espaços escolares, à medida que esse espaço é fornecido pelo “outro/a”, com capital cultural incorporado, próprio desse subcampo profissional (escolar). Ou seja, sua atuação no espaço escolar constitui-se em táticas, a qual “não tem por lugar senão o do[/a] outro[/a].” (DE CERTEAU, 2012, p. 94). Nesse sentido, são pertinentes as análises de funcionamento dos campos (BOURDIEU, 2015), considerando as estruturas do campo educacional ou dos seus subcampos – acadêmico-científico e profissional (escolar) – que regulam e mantêm o funcionamento desse campo maior, pois, o próprio campo educacional impõe a esse/a intelectual/professor/a com capital institucionalizado a atuação apenas nas possibilidades, “falhas que as conjunturas particulares vão abrindo na vigilância do poder do proprietário.” (DE CERTEAU, 2012, p. 94). As relações do PPGE-UNESP/Câmpus de Marília e a docência na Educação Básica passou por várias momentos de desenvolvimento, mas, para a investigação cujos resultados ora são apresentados, foram delimitados os seguintes: a partir de 2009, ano imediatamente posterior à Proposta de desenvolvimento desse PPGE, finalizada em 2008, e com as novas metas definidas para a formação de profissionais e pesquisadores em nível de Pós-Graduação, e entre 2019 e 2020, período quando se inicia as trajetória de aluno/as no PPGE/UNESP-Câmpus de Marília-SP, em concomitância com suas atuações nas suas escolas de Educação Básica, com a efetivação da parceria entre Estado, Programa de Pós-Graduação e instituições contratantes, mediante convênios estabelecidos para a formação continuada desses aluno/as/professore/as. Daí as investigações terem sido motivadas pelos seguintes questionamentos: quais elementos estruturam e colocam em funcionamento o subcampo acadêmico-científico, representado na pesquisa pelo PPGE/UNESP-Câmpus de Marília-SP, e quais elementos estruturam e colocam em funcionamento o subcampo profissional (escola), representado na pesquisa pela Educação Básica brasileira? Quais elementos das trajetórias de constituição de intelectuais/professore/as no PPGE/UNESP-Câmpus de Marília-SP e na Educação Básica, concomitantemente? A partir desses questionamentos, foi elaborado como objetivo geral analisar e interpretar elementos dos subcampos educacionais, PPGE/UNESP-Câmpus de Marília-SP e Educação Básica brasileira, na relação com elementos das trajetórias constituintes de intelectuais/professore/as, nesses subcampos, entre 2009 a 2020. Foi possível reunir 02 doutore/as egresso/as e 01 doutoranda, portanto em curso, mediante convênio entre o PPGE/UNESP-Câmpus de Marília e a Secretaria Municipal de Educação, e que se constituíram intelectuais e, após ou concomitantemente, professore/as na Educação Básica brasileira. Trata-se de pesquisa histórica, quanto à abordagem, e documental e bibliográfica, quanto às fontes, cujo corpus da investigação foi constituído por documentos prescritos e documentos elaborados pelo/as seus e suas agentes para estrutura e funcionamento, entre 2009 e 2020, do PPGE/UNESP-Câmpus de Marília e da Educação Básica, e por bibliografia específica sobre as categorias bourdieunianas. Ao final, concluiu-se que, ainda que o capital institucionalizado nos meios acadêmico-científicos corrobore para reflexões rigorosas no subcampo profissional (escolar), trata-se de um capital próprio e produto desse subcampo educacional, distinto do capital incorporado produzido no e em torno do qual o subcampo profissional (escolar) se estrutura e estabelece suas regras de funcionamento, Daí o/as intelectuais/professore/as possuírem trajetórias de atuação nos espaços escolares, à medida que esse espaço é fornecido pelo “outro/a”, somente professore/as, ainda que esse/a “outro/a”, seja portador/a mais de capital cultural incorporado que institucionalizado.This paper presents the results of a doctoral research alongside the Postgraduate Program in Education of the Philosophy and Sciences Faculty - PPGE-UNESP/Marília Campus. The research focuses on the relationship between the Postgraduate program and the teachers in Basic Education, whose guiding hypothesis from the investigations is that the scholar/professor, thus, with institutionalised cultural capital, through master programmes and doctorates, has a trajectory of actuation in the school environment, as far as this environment is provided by the “other”, with incorporated cultural capital, from this professional subfield itself (educational). In other words, its acting in the school environment arises from tactics, which “has no place but that of the other.” (DE CERTEAU, 2012, p. 94). In this sense, the analysis of the field functioning are relevant (BOURDIEU, 2015), taking into account the educational field structures or of its sub-fields – academic-scientific and professional (educational) – which regulate and maintain the functioning of this bigger field, since the educational field itself imposes to the scholar/professor with institutionalised capital the acting only in the possibilities, “flaws that particular circumstances open up in the surveillance of the power of the owner.” (DE CERTEAU, 2012, p. 94). The relationships of the PPGE-UNESP/Marília Campus and the teaching profession in Basic Education underwent several development moments, however, for the investigation to which the results ae here presented, the following were delimited: as of 2009, the year immediately after the development proposal for this PPGE, concluded in 2008, and with its new targets defined for the training of professionals and researchers at Postgraduate level, and between 2019 and 2020, period in which 2019 begins with another moment in the trajectory of students in the PPGE/UNESP- Marília-SP Campus, in concomitance with the acting in Basic Education schools, establishing the partnership between State, Postgraduate Program and contracting parties, by means of agreement established for the continuous training of these students/professors. Thus, the investigations were motivated by the following inquiries: which elements structure and place into operation the academic-scientific subfield, represented in this research by the PPGE/UNESPMarília-SP Campus, and which elements structure and place into operation the professional (educational) subfield, represented in this research by the Brazilian Basic Education? Which elements in the formation trajectories from the PPGE/UNESP-Marília-SP Campus scholars/professors and in Basic Education, concurrently? From those inquiries, the general purpose of the research was drawn as the analysis and interpretation of the elements of the educational subfields, PPGE/UNESP-Marília-SP Campus and Brazilian Basic Education, in relation with constituent elements of scholars/professors, in these subfields, between 2009 and 2020. It was possible to bring together 02 egress PhDs and 01 current PhD student, by means of agreement among PPGE/UNESP-Marília-SP Campus and Educational Municipal Office, which formed scholars and, afterwards or simultaneously, professors in Brazilian Basic Education. It is historical research, in terms of approach, and documental and bibliographical in terms of sources, to which investigation corpus was composed by documents prescribed and elaborated by its officials for structure and functioning, between 2009 and 2020, of PPGE/UNESP-Marília-SP Campus and Basic Education, and through specific literature about Bourdieu’s categories. Finally, it is concluded that, although the institutionalised capital in the academic-scientific environment supports strict reflections in the professional subfield (educational), it is a own capital and product of this educational subfield, distinctive from the incorporated capital produced and around which the professional subfield (educational) is structured and has its functional regulations established, thus the scholars/professors own acting trajectories in educational spaces, as this space is supplied by the “other”, professors alone, although this “other” bears more of an incorporated cultural capital than institutionalised.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castro, Rosane Michelli de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tezza, Leonardo Marques2023-06-27T17:45:02Z2023-06-27T17:45:02Z2023-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfTEZZA, Leonardo Marques. Uma história do/as intelectuais/professore/as no campo educacional brasileiro: em foco, o/as egresso/as do PPGE-UNESP/Marília (2009-2020). Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24421633004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:36:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244216Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:36:12Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma história do/as intelectuais/professore/as no campo educacional brasileiro: em foco, o/as egresso/as do PPGE-UNESP/Marília (2009-2020) The history of the scholar/professor in the brazilian educational field: focusing on the graduates of the PPGE-UNESP/Marília program (2009-2020) |
title |
Uma história do/as intelectuais/professore/as no campo educacional brasileiro: em foco, o/as egresso/as do PPGE-UNESP/Marília (2009-2020) |
spellingShingle |
Uma história do/as intelectuais/professore/as no campo educacional brasileiro: em foco, o/as egresso/as do PPGE-UNESP/Marília (2009-2020) Tezza, Leonardo Marques Educação História da educação História das instituições educativas SubCampos educacionais brasileiros Intelectuais/professore/as na educação básica Education History of education History of educational institutions Brazilian educational subfields Scholars/professors in basic education |
title_short |
Uma história do/as intelectuais/professore/as no campo educacional brasileiro: em foco, o/as egresso/as do PPGE-UNESP/Marília (2009-2020) |
title_full |
Uma história do/as intelectuais/professore/as no campo educacional brasileiro: em foco, o/as egresso/as do PPGE-UNESP/Marília (2009-2020) |
title_fullStr |
Uma história do/as intelectuais/professore/as no campo educacional brasileiro: em foco, o/as egresso/as do PPGE-UNESP/Marília (2009-2020) |
title_full_unstemmed |
Uma história do/as intelectuais/professore/as no campo educacional brasileiro: em foco, o/as egresso/as do PPGE-UNESP/Marília (2009-2020) |
title_sort |
Uma história do/as intelectuais/professore/as no campo educacional brasileiro: em foco, o/as egresso/as do PPGE-UNESP/Marília (2009-2020) |
author |
Tezza, Leonardo Marques |
author_facet |
Tezza, Leonardo Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Rosane Michelli de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tezza, Leonardo Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação História da educação História das instituições educativas SubCampos educacionais brasileiros Intelectuais/professore/as na educação básica Education History of education History of educational institutions Brazilian educational subfields Scholars/professors in basic education |
topic |
Educação História da educação História das instituições educativas SubCampos educacionais brasileiros Intelectuais/professore/as na educação básica Education History of education History of educational institutions Brazilian educational subfields Scholars/professors in basic education |
description |
Apresentam-se, nesta tese, resultados da pesquisa de doutorado junto ao Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências – PPGE-UNESP/Câmpus de Marília. Tal pesquisa centra-se na relação entre a Pós-Graduação e à docência na Educação Básica, cuja hipótese norteadora das investigações é a de que o/a intelectual/professor/a, portanto, com capital cultural institucionalizado, mediante mestrados e doutorados, possui trajetórias de atuação nos espaços escolares, à medida que esse espaço é fornecido pelo “outro/a”, com capital cultural incorporado, próprio desse subcampo profissional (escolar). Ou seja, sua atuação no espaço escolar constitui-se em táticas, a qual “não tem por lugar senão o do[/a] outro[/a].” (DE CERTEAU, 2012, p. 94). Nesse sentido, são pertinentes as análises de funcionamento dos campos (BOURDIEU, 2015), considerando as estruturas do campo educacional ou dos seus subcampos – acadêmico-científico e profissional (escolar) – que regulam e mantêm o funcionamento desse campo maior, pois, o próprio campo educacional impõe a esse/a intelectual/professor/a com capital institucionalizado a atuação apenas nas possibilidades, “falhas que as conjunturas particulares vão abrindo na vigilância do poder do proprietário.” (DE CERTEAU, 2012, p. 94). As relações do PPGE-UNESP/Câmpus de Marília e a docência na Educação Básica passou por várias momentos de desenvolvimento, mas, para a investigação cujos resultados ora são apresentados, foram delimitados os seguintes: a partir de 2009, ano imediatamente posterior à Proposta de desenvolvimento desse PPGE, finalizada em 2008, e com as novas metas definidas para a formação de profissionais e pesquisadores em nível de Pós-Graduação, e entre 2019 e 2020, período quando se inicia as trajetória de aluno/as no PPGE/UNESP-Câmpus de Marília-SP, em concomitância com suas atuações nas suas escolas de Educação Básica, com a efetivação da parceria entre Estado, Programa de Pós-Graduação e instituições contratantes, mediante convênios estabelecidos para a formação continuada desses aluno/as/professore/as. Daí as investigações terem sido motivadas pelos seguintes questionamentos: quais elementos estruturam e colocam em funcionamento o subcampo acadêmico-científico, representado na pesquisa pelo PPGE/UNESP-Câmpus de Marília-SP, e quais elementos estruturam e colocam em funcionamento o subcampo profissional (escola), representado na pesquisa pela Educação Básica brasileira? Quais elementos das trajetórias de constituição de intelectuais/professore/as no PPGE/UNESP-Câmpus de Marília-SP e na Educação Básica, concomitantemente? A partir desses questionamentos, foi elaborado como objetivo geral analisar e interpretar elementos dos subcampos educacionais, PPGE/UNESP-Câmpus de Marília-SP e Educação Básica brasileira, na relação com elementos das trajetórias constituintes de intelectuais/professore/as, nesses subcampos, entre 2009 a 2020. Foi possível reunir 02 doutore/as egresso/as e 01 doutoranda, portanto em curso, mediante convênio entre o PPGE/UNESP-Câmpus de Marília e a Secretaria Municipal de Educação, e que se constituíram intelectuais e, após ou concomitantemente, professore/as na Educação Básica brasileira. Trata-se de pesquisa histórica, quanto à abordagem, e documental e bibliográfica, quanto às fontes, cujo corpus da investigação foi constituído por documentos prescritos e documentos elaborados pelo/as seus e suas agentes para estrutura e funcionamento, entre 2009 e 2020, do PPGE/UNESP-Câmpus de Marília e da Educação Básica, e por bibliografia específica sobre as categorias bourdieunianas. Ao final, concluiu-se que, ainda que o capital institucionalizado nos meios acadêmico-científicos corrobore para reflexões rigorosas no subcampo profissional (escolar), trata-se de um capital próprio e produto desse subcampo educacional, distinto do capital incorporado produzido no e em torno do qual o subcampo profissional (escolar) se estrutura e estabelece suas regras de funcionamento, Daí o/as intelectuais/professore/as possuírem trajetórias de atuação nos espaços escolares, à medida que esse espaço é fornecido pelo “outro/a”, somente professore/as, ainda que esse/a “outro/a”, seja portador/a mais de capital cultural incorporado que institucionalizado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-27T17:45:02Z 2023-06-27T17:45:02Z 2023-05-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TEZZA, Leonardo Marques. Uma história do/as intelectuais/professore/as no campo educacional brasileiro: em foco, o/as egresso/as do PPGE-UNESP/Marília (2009-2020). Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023. http://hdl.handle.net/11449/244216 33004110040P5 |
identifier_str_mv |
TEZZA, Leonardo Marques. Uma história do/as intelectuais/professore/as no campo educacional brasileiro: em foco, o/as egresso/as do PPGE-UNESP/Marília (2009-2020). Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023. 33004110040P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/244216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128122257670144 |