Intersecções entre prática teatral em escolas e em presídios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/242387 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo traçar paralelos entre o ensino do teatro nas escolas da rede pública brasileira, mais especificamente da experiência do autor no PIBID, no ano de 2016, na Escola Vinícius de Moraes, no município de Colombo - PR, e o ensino de teatro em unidades prisionais. Com o auxílio de alguns autores e autoras, aproximando arte e educação, discutiremos de que forma as proposições de jogos teatrais, em ambas instituições, carregam similaridades e se configuram como importantes ações culturais, tendo como norte as seguintes perguntas: Qual a importância do ensino de teatro nas escolas? É possível fazer teatro dentro de presídios? O teatro é importante no processo de formação dos indivíduos sociais? No primeiro capítulo apresentar-se-á o referencial teórico sobre práticas teatrais em prisão No segundo capítulo será proposta uma análise do ensino de teatro na escola, fundamentada pela experiência do autor como docente no PIBID. No terceiro capítulo será traçada uma reflexão sobre as intersecções entre as práticas teatrais na escola e na prisão. As considerações finais explicitam relevantes paralelos entre as ações culturais propostas em ambas instituições e o papel das práticas teatrais nos processos emancipatórios de seus praticantes neste contexto. |
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Intersecções entre prática teatral em escolas e em presídiosIntersections between theatrical practice in schools and prisonsRepresentação teatral - Estudo e ensinoTeatro na educaçãoTeatro escolarPrisioneiros - EducaçãoO presente trabalho tem como objetivo traçar paralelos entre o ensino do teatro nas escolas da rede pública brasileira, mais especificamente da experiência do autor no PIBID, no ano de 2016, na Escola Vinícius de Moraes, no município de Colombo - PR, e o ensino de teatro em unidades prisionais. Com o auxílio de alguns autores e autoras, aproximando arte e educação, discutiremos de que forma as proposições de jogos teatrais, em ambas instituições, carregam similaridades e se configuram como importantes ações culturais, tendo como norte as seguintes perguntas: Qual a importância do ensino de teatro nas escolas? É possível fazer teatro dentro de presídios? O teatro é importante no processo de formação dos indivíduos sociais? No primeiro capítulo apresentar-se-á o referencial teórico sobre práticas teatrais em prisão No segundo capítulo será proposta uma análise do ensino de teatro na escola, fundamentada pela experiência do autor como docente no PIBID. No terceiro capítulo será traçada uma reflexão sobre as intersecções entre as práticas teatrais na escola e na prisão. As considerações finais explicitam relevantes paralelos entre as ações culturais propostas em ambas instituições e o papel das práticas teatrais nos processos emancipatórios de seus praticantes neste contexto.The current work aims to draw parallels between the teaching of theater in Brazilian public schools, more specifically the author's experience at PIBID, in 2016, at Escola Vinícius de Moraes, in the municipality of Colombo - PR, and teaching theater in prison units. By the help of some authors, bringing art and education closer together, we will discuss how the propositions of theatrical games, in both institutions, bear similarities and are configured as important cultural actions, having as a guide the following questions: What is the importance of teaching theater in schools? Is it possible to do theater inside prisons? Is theater important in the formation process of social individuals? The first chapter will present the theoretical framework on theatrical practices in prison. The second chapter will propose an analysis of theater teaching at school, based on the author's experience as a teacher at PIBID. In the third chapter, a reflection on the intersections between theatrical practices at school and in prison will be outlined. The final considerations make explicit relevant parallels between the proposed cultural actions in both institutions and the role of theatrical practices in the emancipatory processes of their practitioners in this context.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Pedro Haddad [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sousa, Thalles Terencio de [UNESP]2023-03-08T20:36:27Z2023-03-08T20:36:27Z2023-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/242387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-05T06:19:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242387Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:34:02.726611Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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O presente trabalho tem como objetivo traçar paralelos entre o ensino do teatro nas escolas da rede pública brasileira, mais especificamente da experiência do autor no PIBID, no ano de 2016, na Escola Vinícius de Moraes, no município de Colombo - PR, e o ensino de teatro em unidades prisionais. Com o auxílio de alguns autores e autoras, aproximando arte e educação, discutiremos de que forma as proposições de jogos teatrais, em ambas instituições, carregam similaridades e se configuram como importantes ações culturais, tendo como norte as seguintes perguntas: Qual a importância do ensino de teatro nas escolas? É possível fazer teatro dentro de presídios? O teatro é importante no processo de formação dos indivíduos sociais? No primeiro capítulo apresentar-se-á o referencial teórico sobre práticas teatrais em prisão No segundo capítulo será proposta uma análise do ensino de teatro na escola, fundamentada pela experiência do autor como docente no PIBID. No terceiro capítulo será traçada uma reflexão sobre as intersecções entre as práticas teatrais na escola e na prisão. As considerações finais explicitam relevantes paralelos entre as ações culturais propostas em ambas instituições e o papel das práticas teatrais nos processos emancipatórios de seus praticantes neste contexto. |
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