Intersecções entre prática teatral em escolas e em presídios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Thalles Terencio de [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242387
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo traçar paralelos entre o ensino do teatro nas escolas da rede pública brasileira, mais especificamente da experiência do autor no PIBID, no ano de 2016, na Escola Vinícius de Moraes, no município de Colombo - PR, e o ensino de teatro em unidades prisionais. Com o auxílio de alguns autores e autoras, aproximando arte e educação, discutiremos de que forma as proposições de jogos teatrais, em ambas instituições, carregam similaridades e se configuram como importantes ações culturais, tendo como norte as seguintes perguntas: Qual a importância do ensino de teatro nas escolas? É possível fazer teatro dentro de presídios? O teatro é importante no processo de formação dos indivíduos sociais? No primeiro capítulo apresentar-se-á o referencial teórico sobre práticas teatrais em prisão No segundo capítulo será proposta uma análise do ensino de teatro na escola, fundamentada pela experiência do autor como docente no PIBID. No terceiro capítulo será traçada uma reflexão sobre as intersecções entre as práticas teatrais na escola e na prisão. As considerações finais explicitam relevantes paralelos entre as ações culturais propostas em ambas instituições e o papel das práticas teatrais nos processos emancipatórios de seus praticantes neste contexto.
id UNSP_54169459826902564db363681b61dad6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/242387
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Intersecções entre prática teatral em escolas e em presídiosIntersections between theatrical practice in schools and prisonsRepresentação teatral - Estudo e ensinoTeatro na educaçãoTeatro escolarPrisioneiros - EducaçãoO presente trabalho tem como objetivo traçar paralelos entre o ensino do teatro nas escolas da rede pública brasileira, mais especificamente da experiência do autor no PIBID, no ano de 2016, na Escola Vinícius de Moraes, no município de Colombo - PR, e o ensino de teatro em unidades prisionais. Com o auxílio de alguns autores e autoras, aproximando arte e educação, discutiremos de que forma as proposições de jogos teatrais, em ambas instituições, carregam similaridades e se configuram como importantes ações culturais, tendo como norte as seguintes perguntas: Qual a importância do ensino de teatro nas escolas? É possível fazer teatro dentro de presídios? O teatro é importante no processo de formação dos indivíduos sociais? No primeiro capítulo apresentar-se-á o referencial teórico sobre práticas teatrais em prisão No segundo capítulo será proposta uma análise do ensino de teatro na escola, fundamentada pela experiência do autor como docente no PIBID. No terceiro capítulo será traçada uma reflexão sobre as intersecções entre as práticas teatrais na escola e na prisão. As considerações finais explicitam relevantes paralelos entre as ações culturais propostas em ambas instituições e o papel das práticas teatrais nos processos emancipatórios de seus praticantes neste contexto.The current work aims to draw parallels between the teaching of theater in Brazilian public schools, more specifically the author's experience at PIBID, in 2016, at Escola Vinícius de Moraes, in the municipality of Colombo - PR, and teaching theater in prison units. By the help of some authors, bringing art and education closer together, we will discuss how the propositions of theatrical games, in both institutions, bear similarities and are configured as important cultural actions, having as a guide the following questions: What is the importance of teaching theater in schools? Is it possible to do theater inside prisons? Is theater important in the formation process of social individuals? The first chapter will present the theoretical framework on theatrical practices in prison. The second chapter will propose an analysis of theater teaching at school, based on the author's experience as a teacher at PIBID. In the third chapter, a reflection on the intersections between theatrical practices at school and in prison will be outlined. The final considerations make explicit relevant parallels between the proposed cultural actions in both institutions and the role of theatrical practices in the emancipatory processes of their practitioners in this context.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Pedro Haddad [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sousa, Thalles Terencio de [UNESP]2023-03-08T20:36:27Z2023-03-08T20:36:27Z2023-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/242387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-05T06:19:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242387Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:34:02.726611Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Intersecções entre prática teatral em escolas e em presídios
Intersections between theatrical practice in schools and prisons
title Intersecções entre prática teatral em escolas e em presídios
spellingShingle Intersecções entre prática teatral em escolas e em presídios
Sousa, Thalles Terencio de [UNESP]
Representação teatral - Estudo e ensino
Teatro na educação
Teatro escolar
Prisioneiros - Educação
title_short Intersecções entre prática teatral em escolas e em presídios
title_full Intersecções entre prática teatral em escolas e em presídios
title_fullStr Intersecções entre prática teatral em escolas e em presídios
title_full_unstemmed Intersecções entre prática teatral em escolas e em presídios
title_sort Intersecções entre prática teatral em escolas e em presídios
author Sousa, Thalles Terencio de [UNESP]
author_facet Sousa, Thalles Terencio de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Pedro Haddad [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Thalles Terencio de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Representação teatral - Estudo e ensino
Teatro na educação
Teatro escolar
Prisioneiros - Educação
topic Representação teatral - Estudo e ensino
Teatro na educação
Teatro escolar
Prisioneiros - Educação
description O presente trabalho tem como objetivo traçar paralelos entre o ensino do teatro nas escolas da rede pública brasileira, mais especificamente da experiência do autor no PIBID, no ano de 2016, na Escola Vinícius de Moraes, no município de Colombo - PR, e o ensino de teatro em unidades prisionais. Com o auxílio de alguns autores e autoras, aproximando arte e educação, discutiremos de que forma as proposições de jogos teatrais, em ambas instituições, carregam similaridades e se configuram como importantes ações culturais, tendo como norte as seguintes perguntas: Qual a importância do ensino de teatro nas escolas? É possível fazer teatro dentro de presídios? O teatro é importante no processo de formação dos indivíduos sociais? No primeiro capítulo apresentar-se-á o referencial teórico sobre práticas teatrais em prisão No segundo capítulo será proposta uma análise do ensino de teatro na escola, fundamentada pela experiência do autor como docente no PIBID. No terceiro capítulo será traçada uma reflexão sobre as intersecções entre as práticas teatrais na escola e na prisão. As considerações finais explicitam relevantes paralelos entre as ações culturais propostas em ambas instituições e o papel das práticas teatrais nos processos emancipatórios de seus praticantes neste contexto.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-08T20:36:27Z
2023-03-08T20:36:27Z
2023-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/242387
url http://hdl.handle.net/11449/242387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129086997921792