Escola de tempo integral no Sistema Municipal de Ensino de São José do Rio Preto: Núcleo da Esperança “Vila Azul” (2012-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bauch, Osvaldo Luis [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/153578
Resumo: Esta dissertação de mestrado tem como temática a escola de tempo integral no Ensino Fundamental no Sistema Municipal de Ensino de São José do Rio Preto, sob a perspectiva da educação básica como direito universal. A delimitação temporal deste estudo compreendeu o período de 2012, ano de implantação das escolas de tempo integral, até o final de 2016. A pesquisa foi realizada mediante abordagem ‘quali-quantitativa’, tendo como fonte documental a legislação nacional, especificamente, a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional 9394/96; bem como a legislação municipal concernente à temática abordada. Nesta investigação priorizou-se na metodologia a pesquisa documental com foco no estudo histórico-organizacional de implantação da Escola de Tempo Integral no Sistema Municipal de Ensino de São José do Rio Preto. No referencial teórico, contemplou-se a obra dos seguintes autores: Dewey (1959); Gadotti (2004, 2006); Moll (2008, 2009, 2012); Cavaliere (2002, 2003, 2009), bem como no âmbito da pesquisa documental foram analisadas as publicações institucionais do Ministério da Educação e Cultura. Objetivou-se nesta pesquisa a análise da implantação da escola de tempo integral no Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Ensino de São José do Rio Preto, mais especificamente, a Escola Municipal Professor Rodrigues Ferreira, localizada no complexo Educacional “José Luiz Spotti” Núcleo da Esperança Vila Azul. A título de objetivos específicos foram analisadas as atividades desenvolvidas na ampliação da jornada escolar, a estrutura organizacional-pedagógica, a matriz curricular, e os indicadores, no âmbito do planejamento escolar. Os resultados da pesquisa indicaram que a referida escola obteve resultados satisfatórios nas avaliações em larga escala em relação à média das escolas do sistema municipal de ensino de tempo integral, durante o período contemplado neste estudo. Pela análise dos documentos escolares, identificamos fatores que contribuíram para o êxito da referida escola, a saber: a) planejamento participativo realizado no nível da Unidade Escolar; b) estabilidade da equipe escolar; c) efetiva participação da comunidade escolar no planejamento e na definição das metas; d) implantação de uma matriz curricular a partir de 2014; e) formação continuada de professores e estudos sobre educação de tempo integral; f) uso das informações fornecidas pelos resultados das avaliações em larga escala no planejamento escolar.
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A pesquisa foi realizada mediante abordagem ‘quali-quantitativa’, tendo como fonte documental a legislação nacional, especificamente, a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional 9394/96; bem como a legislação municipal concernente à temática abordada. Nesta investigação priorizou-se na metodologia a pesquisa documental com foco no estudo histórico-organizacional de implantação da Escola de Tempo Integral no Sistema Municipal de Ensino de São José do Rio Preto. No referencial teórico, contemplou-se a obra dos seguintes autores: Dewey (1959); Gadotti (2004, 2006); Moll (2008, 2009, 2012); Cavaliere (2002, 2003, 2009), bem como no âmbito da pesquisa documental foram analisadas as publicações institucionais do Ministério da Educação e Cultura. Objetivou-se nesta pesquisa a análise da implantação da escola de tempo integral no Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Ensino de São José do Rio Preto, mais especificamente, a Escola Municipal Professor Rodrigues Ferreira, localizada no complexo Educacional “José Luiz Spotti” Núcleo da Esperança Vila Azul. A título de objetivos específicos foram analisadas as atividades desenvolvidas na ampliação da jornada escolar, a estrutura organizacional-pedagógica, a matriz curricular, e os indicadores, no âmbito do planejamento escolar. Os resultados da pesquisa indicaram que a referida escola obteve resultados satisfatórios nas avaliações em larga escala em relação à média das escolas do sistema municipal de ensino de tempo integral, durante o período contemplado neste estudo. Pela análise dos documentos escolares, identificamos fatores que contribuíram para o êxito da referida escola, a saber: a) planejamento participativo realizado no nível da Unidade Escolar; b) estabilidade da equipe escolar; c) efetiva participação da comunidade escolar no planejamento e na definição das metas; d) implantação de uma matriz curricular a partir de 2014; e) formação continuada de professores e estudos sobre educação de tempo integral; f) uso das informações fornecidas pelos resultados das avaliações em larga escala no planejamento escolar.This Master's dissertation deals with full-time education in Primary Education in the Municipal Education System of São José do Rio Preto, under the perspective of education as a universal right. The time delimitation for the study comprised the period between 2012, year of implementation of full-time schools, and 2016. The research was carried out through the documentary and historical-normative study, with a ‘qualiquantitative’ approach, and based on the Federal Constitution of 1988, on the Law of Directives and Basis of National Education 9394/96, and on the National and Municipal educational laws about the proposed theme. The methodology priorized the use of documentary research focused on a historic-organizational study of the implementation of Full-Time School in the Municipal Education System of Sao Jose do Rio Preto. The theoretical reference includes the works of the following researchers: Dewey (1959); Gadotti (2004, 2006); Moll (2008, 2009, 2012); Cavaliere (2002, 2003, 2009); as well as in the scope of documentary research we analyzed the institutional publications of the Ministry of Education and Culture. The objectives of this work are the analysis of the initiative of implantation of full-time school in Primary School in the city of São José do Rio Preto, more specifically in the Municipal School Professor Rodrigues Ferreira, located in the Educational Complex "José Luiz Spotti" Núcleo da Esperança Vila Azul. The activities developed in the expansion of the school day, its trajectory, structure, adequacies, perspectives and possibilities were also object of this study. The results of the research indicated that the school achieved satisfactory results in the large-scale evaluations in comparison to the average of the schools of the full-time municipal education system during the period of this research. By the analysis of the school documents we identified some factors that contributed to the success of the cited school, such as: a) participative planning performed at the level of the school; b) stability of the school team; effective participation of the school community on planning and goals definition; d) implantation of a curriculum as from 2014; e) continued teacher training and studies about full-time education; f) use of the information obtained from the results of the large scale evaluations on school planning.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Marta Leandro da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bauch, Osvaldo Luis [UNESP]2018-04-18T12:15:18Z2018-04-18T12:15:18Z2018-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15357800090021833004030079P22975349587986383porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:53:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153578Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:42:30.034466Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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