Mario Pinto Serva e as fronteiras do campo educacional (1915 - 1928)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão, Alexandre [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150454
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo compreender o itinerário do jornalista Mario Pinto Serva no campo educacional paulista dos anos 1910 e 1920. Para tanto, buscou-se analisar os artigos que publicou no jornal O Estado de S. Paulo (1915 – 1928) e, também, os textos reunidos em sua obra A Educação Nacional (1924). Nesses suportes, foram mapeadas as principais temáticas que configuram o pensamento educacional de Mario Pinto Serva, bem como informações a respeito de sua trajetória familiar, de sua formação e atuação profissional, dos seus laços de amizade, das polêmicas que participou e das estratégias articuladas para acessar os debates e espaços frequentados pelos educadores do período, com destaque para a Liga Nacionalista de São Paulo e os eventos da Associação Brasileira de Educação. A abordagem desses aspectos levou em consideração a conjuntura que envolvia o exercício da atividade intelectual na Primeira República (1889 – 1930). Ao explorar esse terreno fértil, pode-se estabelecer a hipótese de que a presença de Mario Pinto Serva entre os atores e nas arenas do debate educacional esteve articulada a sua participação em instituições que não eram específicas da educação, mas que, de modos distintos, atuaram na configuração do campo educacional paulista. Além do seu objeto de estudo, esta dissertação também procura levantar questões que possam fomentar investigações posteriores sobre os intelectuais e as disputas pela construção das identidades profissionais no campo educacional.
id UNSP_54d999a5b0c9a7ca5c558317efd6a256
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150454
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Mario Pinto Serva e as fronteiras do campo educacional (1915 - 1928)Mario Pinto Serva and the frontiers of the educational field (1915 - 1928)Mario Pinto ServaPrimeira República (1889 - 1930)IntelectuaisImprensa periódicaCampo educacional paulistaEsta dissertação tem por objetivo compreender o itinerário do jornalista Mario Pinto Serva no campo educacional paulista dos anos 1910 e 1920. Para tanto, buscou-se analisar os artigos que publicou no jornal O Estado de S. Paulo (1915 – 1928) e, também, os textos reunidos em sua obra A Educação Nacional (1924). Nesses suportes, foram mapeadas as principais temáticas que configuram o pensamento educacional de Mario Pinto Serva, bem como informações a respeito de sua trajetória familiar, de sua formação e atuação profissional, dos seus laços de amizade, das polêmicas que participou e das estratégias articuladas para acessar os debates e espaços frequentados pelos educadores do período, com destaque para a Liga Nacionalista de São Paulo e os eventos da Associação Brasileira de Educação. A abordagem desses aspectos levou em consideração a conjuntura que envolvia o exercício da atividade intelectual na Primeira República (1889 – 1930). Ao explorar esse terreno fértil, pode-se estabelecer a hipótese de que a presença de Mario Pinto Serva entre os atores e nas arenas do debate educacional esteve articulada a sua participação em instituições que não eram específicas da educação, mas que, de modos distintos, atuaram na configuração do campo educacional paulista. Além do seu objeto de estudo, esta dissertação também procura levantar questões que possam fomentar investigações posteriores sobre os intelectuais e as disputas pela construção das identidades profissionais no campo educacional.This research aims to understand the itinerary of the journalist Mario Pinto Serva in the educational field of the São Paulo State between 1910 and 1920. To do so, it was intended to analyze the articles published by Serva in the newspaper O Estado de S. Paulo (1915 – 1928), as well as his collection of articles gathered in his book A Educação Nacional (1924). In the periodicals analyzed were mapped the main themes that configure Mario Pinto Serva’s educational thinking, along with information regarding the story of his family, his graduation and professional performance, friendships, his participation on politics and strategies used by him to access debates and spaces attended by educators of that time, with emphasis on the Nationalist League of São Paulo and the events of the Brazilian Association of Education. The approach of these aspects took into account the conjuncture that involved the exercise of intellectual activity in the First Brazilian Republic (1889 – 1930). By exploiting this fertile ground, could be established the hypothesis that assures that the presence of Mario Pinto Serva among the educational actors was articulated with his participation in institutions that are not specific of education, but that, in different ways, configured the educational field of the São Paulo State. In addition to the analyzes presented in this research, it also sought to raise questions that may foment further researches about intellectuals and disputes over the construction of professional identities in the educational field.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nery, Ana Clara Bortoleto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Simão, Alexandre [UNESP]2017-04-26T14:25:26Z2017-04-26T14:25:26Z2017-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15045400088474033004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:10:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150454Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:19Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mario Pinto Serva e as fronteiras do campo educacional (1915 - 1928)
Mario Pinto Serva and the frontiers of the educational field (1915 - 1928)
title Mario Pinto Serva e as fronteiras do campo educacional (1915 - 1928)
spellingShingle Mario Pinto Serva e as fronteiras do campo educacional (1915 - 1928)
Simão, Alexandre [UNESP]
Mario Pinto Serva
Primeira República (1889 - 1930)
Intelectuais
Imprensa periódica
Campo educacional paulista
title_short Mario Pinto Serva e as fronteiras do campo educacional (1915 - 1928)
title_full Mario Pinto Serva e as fronteiras do campo educacional (1915 - 1928)
title_fullStr Mario Pinto Serva e as fronteiras do campo educacional (1915 - 1928)
title_full_unstemmed Mario Pinto Serva e as fronteiras do campo educacional (1915 - 1928)
title_sort Mario Pinto Serva e as fronteiras do campo educacional (1915 - 1928)
author Simão, Alexandre [UNESP]
author_facet Simão, Alexandre [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nery, Ana Clara Bortoleto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Simão, Alexandre [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Mario Pinto Serva
Primeira República (1889 - 1930)
Intelectuais
Imprensa periódica
Campo educacional paulista
topic Mario Pinto Serva
Primeira República (1889 - 1930)
Intelectuais
Imprensa periódica
Campo educacional paulista
description Esta dissertação tem por objetivo compreender o itinerário do jornalista Mario Pinto Serva no campo educacional paulista dos anos 1910 e 1920. Para tanto, buscou-se analisar os artigos que publicou no jornal O Estado de S. Paulo (1915 – 1928) e, também, os textos reunidos em sua obra A Educação Nacional (1924). Nesses suportes, foram mapeadas as principais temáticas que configuram o pensamento educacional de Mario Pinto Serva, bem como informações a respeito de sua trajetória familiar, de sua formação e atuação profissional, dos seus laços de amizade, das polêmicas que participou e das estratégias articuladas para acessar os debates e espaços frequentados pelos educadores do período, com destaque para a Liga Nacionalista de São Paulo e os eventos da Associação Brasileira de Educação. A abordagem desses aspectos levou em consideração a conjuntura que envolvia o exercício da atividade intelectual na Primeira República (1889 – 1930). Ao explorar esse terreno fértil, pode-se estabelecer a hipótese de que a presença de Mario Pinto Serva entre os atores e nas arenas do debate educacional esteve articulada a sua participação em instituições que não eram específicas da educação, mas que, de modos distintos, atuaram na configuração do campo educacional paulista. Além do seu objeto de estudo, esta dissertação também procura levantar questões que possam fomentar investigações posteriores sobre os intelectuais e as disputas pela construção das identidades profissionais no campo educacional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-26T14:25:26Z
2017-04-26T14:25:26Z
2017-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150454
000884740
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/150454
identifier_str_mv 000884740
33004110040P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128173315981312