Levantamento de sinais dos transtornos do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças com problemas de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude97.htm http://hdl.handle.net/11449/148240 |
Resumo: | O projeto de extensão universitária intitulado “Levantamento dos sinais dos Transtornos do Défict de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças com problemas de aprendizagem” teve seu início em 1999, sendo que somente a partir de 2000 que o mesmo pode contar com auxílio da PROEX. A previsão de realização deste projeto é de 5 anos, uma vez que visa contemplar todas as escolas municipais da cidade de Marília- SP. O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um problema de saúde mental que se manifesta em três características básicas: a desatenção, a hiperatividade e a impulsidade. Entretanto, não apenas as crianças que apresentam o TDAH manifestam estas características, é muito freqüente escolares que apresentam dificuldades relacionadas a leitura e escrita manifestarem tais comportamentos em decorrência de questões relacionadas as alterações na aprendizagem escolar. O objetivo deste projeto é verificar os sinais do TDAH em escolares com problemas de aprendizagem de 1a a 4a séries de escolas públicas municipais da cidade de Marília – SP. Até o presente momento participaram deste projeto 2 escolas, sendo 220 escolares com faixa etária variando de 7 a 12 anos de idade que freqüentavam da 1a a 4a séries de escolas públicas municipais da cidade de Marília, sendo 52,5% do sexo masculino e 47,5% do sexo feminino submetidos a metodologia do referido projeto, ou seja, os escolares com problemas de aprendizagem foram selecionados a partir da indicação dos professores. Como procedimento foi utilizada a Escala de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (versão para professores). Os resultados preliminares do projeto revelaram que 50% das crianças apresentaram percentil entre 95 e 99 maior probabilidade de apresentar déficits atencionais e de problemas de aprendizagem, 58% percentil entre 80 a 90, indicando presença de hiperatividade/impulsividade e comportamento anti-social maior que nas demais crianças. Após análise dos resultados verificamos que as características do TDAH foram observadas nas crianças com problemas de aprendizagem de forma equivalente, porém evidenciamos que a presença de desatenção e problemas de aprendizagem apareceram com maior probabilidade, indicando comorbidade entre os dois fatores que quando associados podem ser tanto a causa como o efeito de falhas na percepção, memorização e compreensão de atividades relacionadas a leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático em situação de sala de aula. A realização deste projeto tem proporcionado aos bolsistas que experiência prática e enriquecimento teórico sobre os problemas de aprendizagem e o TDAH em escolares de 1a a 4a séries escolares com problemas de aprendizagem, tal experiência torna-se relevante durante a formação do aluno pois além de proporcionar a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão contribuiu para o entendimento da bolsista sobre as dificuldades escolares que ocorrem em âmbito escolar. |
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