O Ensino dos jogos sociomotrizes de cooperação nas aulas de Educação Física e suas influências nas condutas motrizes dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Yorahina Ariadne
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255649
Resumo: O desenvolvimento de jogos foi se constituindo, ao longo do tempo, como um conhecimento no ensino da Educação Física, portanto, eles podem contribuir e estabelecer determinadas condutas motrizes entre os estudantes. Todavia, ainda pouco sabemos sobre a relação entre as estruturas dos jogos com as condutas construídas pelos estudantes. Entendemos, ancoradas na teoria da Praxiologia Motriz, que a conduta motriz estabelece aproximação com o comportamento motor carregado de significado, não sendo uma ação essencialmente corporal e padronizada, destituída dos aspectos afetivos, cognitivos e socioculturais. Com base nessa consideração, este estudo teve como objetivo identificar e analisar as condutas motrizes dos alunos de uma turma de 2º ano do ensino fundamental no interior dos jogos sociomotrizes de cooperação nas aulas de Educação Física, aproximando assim as teorias da Praxiologia Motriz e da Educação Física. A pesquisa foi fundamentada na abordagem qualitativa, balizando-se por uma pesquisa-intervenção, realizada nas aulas de Educação Física. A utilização dos jogos sociomotrizes de cooperação possibilitou, gradativamente, o desenvolvimento da conscientização dos estudantes sobre a lógica interna, bem como, o reconhecimento das condutas motrizes apresentadas durante a vivência dos jogos. implementação de jogos sociomotrizes de cooperação em uma abordagem de ensino nas aulas de Educação Física demonstrou ser uma experiência que otimizou as condutas motrizes, influenciando diretamente nas competências sociais dos estudantes e na construção de vivências socioemocionais positivas.
id UNSP_55ac1e7a43cd52da1e5050c7f0a21d08
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255649
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O Ensino dos jogos sociomotrizes de cooperação nas aulas de Educação Física e suas influências nas condutas motrizes dos alunosTeaching sociomotive cooperation games in Physical Education classes and their influence on students’ motor behaviorsPraxiologia motrizEducação FísicaConduta motrizMotor praxiologyPhysical educationMotor conductO desenvolvimento de jogos foi se constituindo, ao longo do tempo, como um conhecimento no ensino da Educação Física, portanto, eles podem contribuir e estabelecer determinadas condutas motrizes entre os estudantes. Todavia, ainda pouco sabemos sobre a relação entre as estruturas dos jogos com as condutas construídas pelos estudantes. Entendemos, ancoradas na teoria da Praxiologia Motriz, que a conduta motriz estabelece aproximação com o comportamento motor carregado de significado, não sendo uma ação essencialmente corporal e padronizada, destituída dos aspectos afetivos, cognitivos e socioculturais. Com base nessa consideração, este estudo teve como objetivo identificar e analisar as condutas motrizes dos alunos de uma turma de 2º ano do ensino fundamental no interior dos jogos sociomotrizes de cooperação nas aulas de Educação Física, aproximando assim as teorias da Praxiologia Motriz e da Educação Física. A pesquisa foi fundamentada na abordagem qualitativa, balizando-se por uma pesquisa-intervenção, realizada nas aulas de Educação Física. A utilização dos jogos sociomotrizes de cooperação possibilitou, gradativamente, o desenvolvimento da conscientização dos estudantes sobre a lógica interna, bem como, o reconhecimento das condutas motrizes apresentadas durante a vivência dos jogos. implementação de jogos sociomotrizes de cooperação em uma abordagem de ensino nas aulas de Educação Física demonstrou ser uma experiência que otimizou as condutas motrizes, influenciando diretamente nas competências sociais dos estudantes e na construção de vivências socioemocionais positivas.The development of games has become, over time, a form of knowledge in the teaching of Physical Education, therefore, they can contribute and establish certain behaviors among students. However, we still know little about the relationship between the structures of games and the behaviors constructed by students. We understand, anchored in the theory of Motor Praxiology, that motor behavior is close to motor behavior loaded with meaning, not being an essentially corporal and standardized action, devoid of affective, cognitive and sociocultural aspects. Based on this consideration, this study aimed to identify and analyze the motor conduct of students in a 2nd year elementary school class within sociomotive cooperation games in Physical Education classes, thus bringing together the theories of Motor Praxiology and Education Physical. The research was based on a qualitative approach, guided by an intervention research, carried out in Physical Education classes with the participation of 21 students aged seven to eight years old from a 2nd year elementary school class. The subjects totaled 15 classes of 55 minutes each and the collection instruments used were: 1. Conversation circles; 2. Class diaries; 3. Interview; 4. Class observation. The results highlighted three categories of analysis, namely: 1. The motor conduct of students within sociomotive cooperation games; 2. Space, rhythm, participants, materials and rules in sociomotive cooperation games; 3. Sociomotive games ofcooperation and emotions between students. The use of cooperation sociomotive games gradually enabled the development of students' awareness of internal logic, as well as the recognition of the motor conduct presented during the experience of the games. This process became possible through pedagogical mediations, mobilized by the teacher-researcher, in which students were able to share individually and collectively their experiences. The implementation of cooperative sociomotive games in a teaching approach in Physical Education classes proved to be an experience that optimized motor conduct, directly influencing students' social skills and the construction of positive socioemotional experiences. The use of sociomotive cooperation games gradually made it possible to raise students' awareness of internal logic and mainly consider the motor conduct presented during the experience of these games. This process became possible through pedagogical mediations in which students were able to share experiences lived individually and collectively. The implementation of cooperative sociomotive games in a teaching approach in Physical Education classes proved to be a positive experience in terms of optimizing motor conduct, directly influencing students' social skills and the intrinsic recognition of cooperative motor situations as socio-emotional experiences positive.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Lílian Aparecida [UNESP]Vasconcelos, Yorahina Ariadne2024-05-16T17:17:14Z2024-05-16T17:17:14Z2024-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVASCONCELOS, Yorahina Ariadne. O Ensino dos jogos sociomotrizes de cooperação nas aulas de Educação Física e suas influências nas condutas motrizes dos alunos. Orientadora: Lilian Aparecida Ferreira. 2024. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255649porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T06:01:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255649Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:24:47.251472Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino dos jogos sociomotrizes de cooperação nas aulas de Educação Física e suas influências nas condutas motrizes dos alunos
Teaching sociomotive cooperation games in Physical Education classes and their influence on students’ motor behaviors
title O Ensino dos jogos sociomotrizes de cooperação nas aulas de Educação Física e suas influências nas condutas motrizes dos alunos
spellingShingle O Ensino dos jogos sociomotrizes de cooperação nas aulas de Educação Física e suas influências nas condutas motrizes dos alunos
Vasconcelos, Yorahina Ariadne
Praxiologia motriz
Educação Física
Conduta motriz
Motor praxiology
Physical education
Motor conduct
title_short O Ensino dos jogos sociomotrizes de cooperação nas aulas de Educação Física e suas influências nas condutas motrizes dos alunos
title_full O Ensino dos jogos sociomotrizes de cooperação nas aulas de Educação Física e suas influências nas condutas motrizes dos alunos
title_fullStr O Ensino dos jogos sociomotrizes de cooperação nas aulas de Educação Física e suas influências nas condutas motrizes dos alunos
title_full_unstemmed O Ensino dos jogos sociomotrizes de cooperação nas aulas de Educação Física e suas influências nas condutas motrizes dos alunos
title_sort O Ensino dos jogos sociomotrizes de cooperação nas aulas de Educação Física e suas influências nas condutas motrizes dos alunos
author Vasconcelos, Yorahina Ariadne
author_facet Vasconcelos, Yorahina Ariadne
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Lílian Aparecida [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Yorahina Ariadne
dc.subject.por.fl_str_mv Praxiologia motriz
Educação Física
Conduta motriz
Motor praxiology
Physical education
Motor conduct
topic Praxiologia motriz
Educação Física
Conduta motriz
Motor praxiology
Physical education
Motor conduct
description O desenvolvimento de jogos foi se constituindo, ao longo do tempo, como um conhecimento no ensino da Educação Física, portanto, eles podem contribuir e estabelecer determinadas condutas motrizes entre os estudantes. Todavia, ainda pouco sabemos sobre a relação entre as estruturas dos jogos com as condutas construídas pelos estudantes. Entendemos, ancoradas na teoria da Praxiologia Motriz, que a conduta motriz estabelece aproximação com o comportamento motor carregado de significado, não sendo uma ação essencialmente corporal e padronizada, destituída dos aspectos afetivos, cognitivos e socioculturais. Com base nessa consideração, este estudo teve como objetivo identificar e analisar as condutas motrizes dos alunos de uma turma de 2º ano do ensino fundamental no interior dos jogos sociomotrizes de cooperação nas aulas de Educação Física, aproximando assim as teorias da Praxiologia Motriz e da Educação Física. A pesquisa foi fundamentada na abordagem qualitativa, balizando-se por uma pesquisa-intervenção, realizada nas aulas de Educação Física. A utilização dos jogos sociomotrizes de cooperação possibilitou, gradativamente, o desenvolvimento da conscientização dos estudantes sobre a lógica interna, bem como, o reconhecimento das condutas motrizes apresentadas durante a vivência dos jogos. implementação de jogos sociomotrizes de cooperação em uma abordagem de ensino nas aulas de Educação Física demonstrou ser uma experiência que otimizou as condutas motrizes, influenciando diretamente nas competências sociais dos estudantes e na construção de vivências socioemocionais positivas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-16T17:17:14Z
2024-05-16T17:17:14Z
2024-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VASCONCELOS, Yorahina Ariadne. O Ensino dos jogos sociomotrizes de cooperação nas aulas de Educação Física e suas influências nas condutas motrizes dos alunos. Orientadora: Lilian Aparecida Ferreira. 2024. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255649
identifier_str_mv VASCONCELOS, Yorahina Ariadne. O Ensino dos jogos sociomotrizes de cooperação nas aulas de Educação Física e suas influências nas condutas motrizes dos alunos. Orientadora: Lilian Aparecida Ferreira. 2024. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
url https://hdl.handle.net/11449/255649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128357184831488