Brincando nos escombros: infâncias nas áreas livres de Osasco/SP.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Raissa Matos de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253497
Resumo: O estudo apresentado teve por objetivo analisar a existência das diferentes infâncias presentes no contexto social capitalista, com enfoque na perspectiva habitacional do município de Osasco, no estado de São Paulo – considerando classe, raça, território, sociabilidade etc. A análise perpassa pela definição de ambiente construído, noção de território, emblemáticas raciais na construção de centros urbanos no Brasil e como isso se relaciona com as diferentes infâncias presentes nos espaços. A construção do ser social é moldada também pelo espaço sociocultural ao qual ele está submetido, logo, o território – que é espaço de transformações –, é parte constitutiva da identidade das infâncias. Assim, através da pesquisa bibliográfica, foi possível analisar pesquisas e dados sobre a dissociabilidade, a heterogeneidade e a desigualdade no campo de acesso a direitos de crianças em São Paulo. A metodologia pauta-se no método crítico dialético, sob o qual se busca examinar a totalidade complexa do objeto, como: contexto social, político, cultural e econômico, sem a possibilidade de esgotá-lo, partindo-se dos fatos empíricos, investigando a historicidade e o desenvolvimento interno do objeto (BOURGUIGNON, 2006), e apresentando registros qualitativos e quantitativos para a construção da análise. O Serviço Social se apresenta como importante linha de atuação no campo das Infâncias, portanto, o embasamento teórico e crítico desta área foi necessário para a construção da pesquisa, para compreender a totalidade e especificidades da análise científica. Esta pesquisa foi idealizada a partir de um projeto PIBIC de Iniciação Científica realizado pela mesma autora durante os anos de 2022 e 2023, intitulado “As diferentes infâncias e juventudes no estado de São Paulo”. O interesse para a temática surgiu após ingressar no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas para Infância e Adolescência (GEPPIA) e no Núcleo de Estudos sobre Crianças e Adolescentes (NECRIA), ambos em 2021 e vinculados a instituição de ensino Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Câmpus de Franca, onde a autora indicada é graduanda de Serviço Social. Contudo, o estudo faz uma reflexão sobre as infâncias constituídas no capitalismo e como os territórios impactam nas vidas infantis, além de incentivar a visão de que estas crianças, são pequenos atores sociais e que tem muito a contribuir com os estudos sociais.
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Assim, através da pesquisa bibliográfica, foi possível analisar pesquisas e dados sobre a dissociabilidade, a heterogeneidade e a desigualdade no campo de acesso a direitos de crianças em São Paulo. A metodologia pauta-se no método crítico dialético, sob o qual se busca examinar a totalidade complexa do objeto, como: contexto social, político, cultural e econômico, sem a possibilidade de esgotá-lo, partindo-se dos fatos empíricos, investigando a historicidade e o desenvolvimento interno do objeto (BOURGUIGNON, 2006), e apresentando registros qualitativos e quantitativos para a construção da análise. O Serviço Social se apresenta como importante linha de atuação no campo das Infâncias, portanto, o embasamento teórico e crítico desta área foi necessário para a construção da pesquisa, para compreender a totalidade e especificidades da análise científica. Esta pesquisa foi idealizada a partir de um projeto PIBIC de Iniciação Científica realizado pela mesma autora durante os anos de 2022 e 2023, intitulado “As diferentes infâncias e juventudes no estado de São Paulo”. O interesse para a temática surgiu após ingressar no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas para Infância e Adolescência (GEPPIA) e no Núcleo de Estudos sobre Crianças e Adolescentes (NECRIA), ambos em 2021 e vinculados a instituição de ensino Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Câmpus de Franca, onde a autora indicada é graduanda de Serviço Social. Contudo, o estudo faz uma reflexão sobre as infâncias constituídas no capitalismo e como os territórios impactam nas vidas infantis, além de incentivar a visão de que estas crianças, são pequenos atores sociais e que tem muito a contribuir com os estudos sociais.The aim of this study was to analyze the existence of the different childhoods present in the capitalist social context, focusing on the housing perspective in the municipality of Osasco, in the state of São Paulo - considering class, race, territory, sociability, etc. The analysis goes through the definition of the built environment, the notion of territory, racial emblems in the construction of urban centers in Brazil and how this relates to the different childhoods present in these spaces. The construction of the social being is also shaped by the socio-cultural space to which it is subjected, so the territory - which is a space of transformations - is a constitutive part of the identity of childhoods. Thus, through bibliographical research, it was possible to analyze research and data on dissociability, heterogeneity and inequality in the field of access to children's rights in São Paulo. The methodology is based on the critical dialectical method, which seeks to examine the complex totality of the object, such as: social, political, cultural and economic context, without the possibility of exhausting it, starting from empirical facts, investigating the historicity and internal development of the object (BOURGUIGNON, 2006), and presenting qualitative and quantitative records for the construction of the analysis. Social Work is an important line of action in the field of childhood, so the theoretical and critical foundation of this area was necessary for the construction of the research, in order to understand the totality and specificities of the scientific analysis. This research was conceived from a PIBIC Scientific Initiation project carried out by the same author during the years 2022 and 2023, entitled "The different childhoods and youths in the state of São Paulo". Her interest in the subject arose after joining the Study and Research Group on Public Policies for Children and Adolescents (GEPPIA) and the Center for Studies on Children and Adolescents (NECRIA), both in 2021 and linked to the educational institution Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Câmpus de Franca, where the author is a Social Work undergraduate. However, the study reflects on the childhoods constituted in capitalism and how territories impact on children's lives, as well as encouraging the view that these children are small social actors who have much to contribute to social studies.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Piana, Maria Cristina [UNESP]Araujo, Raissa Matos de2024-03-01T17:38:09Z2024-03-01T17:38:09Z2023-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARAUJO, Raissa Matos de. Brincando nos escombros: infâncias nas áreas livres de Osasco/SP. Orientadora: Maria Cristina Piana. 2023 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso - (Graduação em Serviço Social) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2023.https://hdl.handle.net/11449/253497porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-03-02T06:27:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253497Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:42:32.066659Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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