Táticas de Michel de Certeau em “Nós três” de Lygia Bojunga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Estela [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/153206
Resumo: O objetivo desta pesquisa é indicar os comportamentos referentes às leituras táticas de 6 adolescentes de 13 e 14 anos, estudantes dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública do estado de São Paulo, durante a leitura e discussão da obra literária infantojuvenil “Nós três” (1987) de Lygia Bojunga. Para formular os princípios dessa investigação qualitativa, em que a pesquisadora é também professora e mediadora da intervenção na escola em que a pesquisa acontece, adotou-se como recurso teórico metodológico: o questionário semiestruturado (que contou inicialmente com a participação de 13 estudantes da escola em questão) com a intenção de conhecer os hábitos leitores dos sujeitos participantes, na escola e no contexto familiar, o grupo focal para leitura e discussão da obra e entrevistas sobre o contexto histórico e cultural do município. O embasamento teórico encaminha-se através dos conceitos de apropriação, práticas de leitura e representação, propostos por Roger Chartier. A análise de dados é realizada a partir do conceito de táticas, proposto por Michel de Certeau, com o objetivo de compreender as maneiras de ler e de fazer, os usos e subversões que permeiam as relações de leitura escolares.
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spelling Táticas de Michel de Certeau em “Nós três” de Lygia BojungaMichel de Certeau's tactics in "We three" by Lygia BojungaPráticas de leituraLiteratura infantojuvenilTáticasReading practicesYouth literatureTacticsO objetivo desta pesquisa é indicar os comportamentos referentes às leituras táticas de 6 adolescentes de 13 e 14 anos, estudantes dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública do estado de São Paulo, durante a leitura e discussão da obra literária infantojuvenil “Nós três” (1987) de Lygia Bojunga. Para formular os princípios dessa investigação qualitativa, em que a pesquisadora é também professora e mediadora da intervenção na escola em que a pesquisa acontece, adotou-se como recurso teórico metodológico: o questionário semiestruturado (que contou inicialmente com a participação de 13 estudantes da escola em questão) com a intenção de conhecer os hábitos leitores dos sujeitos participantes, na escola e no contexto familiar, o grupo focal para leitura e discussão da obra e entrevistas sobre o contexto histórico e cultural do município. O embasamento teórico encaminha-se através dos conceitos de apropriação, práticas de leitura e representação, propostos por Roger Chartier. A análise de dados é realizada a partir do conceito de táticas, proposto por Michel de Certeau, com o objetivo de compreender as maneiras de ler e de fazer, os usos e subversões que permeiam as relações de leitura escolares.The aim of this research is to indicate the behaviors related to the tactical readings of six teenagers from 13 and 14 years old, students of the final years of Elementary School in a public school in the state of São Paulo, during the reading and discussion of the youth literary book “We three” (1987) by Lygia Bojunga. In order to formulate the principles of this qualitative research, in which the researcher is also a teacher and mediator of the intervention at school where the research takes place, a methodological theoretical resource was adopted: the semi-structured questionnaire (initially counting on the participation of 13 students from the school in question) with the intention of knowing the reading habits of the participant teenagers, at school and in the family context; the focus group for reading and discussion of the book and interviews on the historical and cultural context of the municipality.The theoretical basis is based on the concepts of appropriation, reading practices, and representation, proposed by Roger Chartier. The data analysis is carried out from the concept of tactics, proposed by Michel de Certeau, in order to understand the ways of reading and doing, the uses and subversions that permeate school reading relationships.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Ana Estela [UNESP]2018-03-26T13:14:53Z2018-03-26T13:14:53Z2018-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15320600089885033004110040P507346506281546870000-0002-7688-8486porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:09:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153206Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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