Psicogênese, autoctisi e escola viva: conceitos assertivos de Clemente Quaglio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monarcha, Carlos Roberto da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.redalyc.org/pdf/946/94622764004.pdf
http://hdl.handle.net/11449/124706
Resumo: This essay, linked to the project “Clemente Quaglio (1872-1948): pedological canon of science - historical critical study, denotes aspects from Clemente Quaglio’s scientific production. Consultations with institutional archives enabled to summon documentary sources of lower historiographical status - educational and scientific pamphlets - and interpret them with appropriate theoretical framework. This research aims to prioritize the study of theconcepts of psychogenesis, autoctisi and living school, contained in the re-elaboration of the pedologist’s theroretical plan.
id UNSP_55fb0117823004e60479a36b422a953a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/124706
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Psicogênese, autoctisi e escola viva: conceitos assertivos de Clemente QuaglioPsychogenesis, autoctisi and living school: Clemente Quaglio’s assertive conceptsClemente QuaglioPsychogenesisAutoctisiClemente QuaglioPsicogêneseAutoctisiThis essay, linked to the project “Clemente Quaglio (1872-1948): pedological canon of science - historical critical study, denotes aspects from Clemente Quaglio’s scientific production. Consultations with institutional archives enabled to summon documentary sources of lower historiographical status - educational and scientific pamphlets - and interpret them with appropriate theoretical framework. This research aims to prioritize the study of theconcepts of psychogenesis, autoctisi and living school, contained in the re-elaboration of the pedologist’s theroretical plan.Esta comunicação, vinculada ao projeto “Clemente Quaglio (1872-1948): cânon da ciência pedológica — estudo histórico-crítico, demarca aspectos da produção científica de Clemente Quaglio. Consultas a acervos institucionais possibilitaram convocar fontes documentárias de menor estatuto historiográfico — opúsculos didático-científicos — e interpretá-las com referencial teórico apropriado. Os objetivos da pesquisa priorizaram o estudo dos conceitos de psicogênese, autoctisi e escola viva, constantes na reelaboração do plano teórico do pedologista.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Monarcha, Carlos Roberto da Silva [UNESP]2015-07-15T18:27:31Z2015-07-15T18:27:31Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article323-337http://www.redalyc.org/pdf/946/94622764004.pdfBoletim - Academia Paulista de Psicologia, v. 31, n. 81, p. 323-337, 2011.1415-711Xhttp://hdl.handle.net/11449/1247062610871783347348Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporBoletim - Academia Paulista de Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124706Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:06:54.556648Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicogênese, autoctisi e escola viva: conceitos assertivos de Clemente Quaglio
Psychogenesis, autoctisi and living school: Clemente Quaglio’s assertive concepts
title Psicogênese, autoctisi e escola viva: conceitos assertivos de Clemente Quaglio
spellingShingle Psicogênese, autoctisi e escola viva: conceitos assertivos de Clemente Quaglio
Monarcha, Carlos Roberto da Silva [UNESP]
Clemente Quaglio
Psychogenesis
Autoctisi
Clemente Quaglio
Psicogênese
Autoctisi
title_short Psicogênese, autoctisi e escola viva: conceitos assertivos de Clemente Quaglio
title_full Psicogênese, autoctisi e escola viva: conceitos assertivos de Clemente Quaglio
title_fullStr Psicogênese, autoctisi e escola viva: conceitos assertivos de Clemente Quaglio
title_full_unstemmed Psicogênese, autoctisi e escola viva: conceitos assertivos de Clemente Quaglio
title_sort Psicogênese, autoctisi e escola viva: conceitos assertivos de Clemente Quaglio
author Monarcha, Carlos Roberto da Silva [UNESP]
author_facet Monarcha, Carlos Roberto da Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Monarcha, Carlos Roberto da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Clemente Quaglio
Psychogenesis
Autoctisi
Clemente Quaglio
Psicogênese
Autoctisi
topic Clemente Quaglio
Psychogenesis
Autoctisi
Clemente Quaglio
Psicogênese
Autoctisi
description This essay, linked to the project “Clemente Quaglio (1872-1948): pedological canon of science - historical critical study, denotes aspects from Clemente Quaglio’s scientific production. Consultations with institutional archives enabled to summon documentary sources of lower historiographical status - educational and scientific pamphlets - and interpret them with appropriate theoretical framework. This research aims to prioritize the study of theconcepts of psychogenesis, autoctisi and living school, contained in the re-elaboration of the pedologist’s theroretical plan.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-07-15T18:27:31Z
2015-07-15T18:27:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.redalyc.org/pdf/946/94622764004.pdf
Boletim - Academia Paulista de Psicologia, v. 31, n. 81, p. 323-337, 2011.
1415-711X
http://hdl.handle.net/11449/124706
2610871783347348
url http://www.redalyc.org/pdf/946/94622764004.pdf
http://hdl.handle.net/11449/124706
identifier_str_mv Boletim - Academia Paulista de Psicologia, v. 31, n. 81, p. 323-337, 2011.
1415-711X
2610871783347348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Boletim - Academia Paulista de Psicologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 323-337
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129585073618944