(Re)construindo o trabalho do professor alfabetizado: uma proposta de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Ana Lúcia Nunes da Cunha [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102266
Resumo: O presente trabalho procurou investigar os processos de aquisição da linguagem escrita no espaço da sala de aula mediatizados pelas interações sociais, incluindo a dimensão do trabalho orientado ao professor pelo pesquisador. Inserido em uma perspectiva sócio-histórica, discute e apresenta uma experiência de alfabetização como processo discursivo, fundamentada nos pressupostos teóricos de Smolka, Vigotski, Bakhtin e no conceito de interdiscursividade de Pêcheux. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação, esta pesquisa desenvolveu-se durante o ano de 2004, envolvendo três professoras de primeira série do ensino fundamental, de duas escolas públicas da rede municipal de ensino de Campo Grande-MS, e seis acadêmicas do Curso de Pedagogia da UFMS, como auxiliares de pesquisa. Realizou-se em três etapas: a) definição e caracterização dos participantes e sujeitos da pesquisa através de questionários, entrevistas e conversas; b) reunião de estudos sobre alfabetização com as professoras e acadêmicas que constituíram o grupo de estudos e pesquisas; c) intervenção nas três turmas de primeira série, concomitantemente aos estudos do grupo.Os resultados obtidos na realização deste trabalho evidenciaram que a alfabetização como processo discursivo é um processo de construção de sentidos - no qual se aprendem, pelo uso, as funções sociais da escrita, as características discursivas dos textos escritos, os gêneros utilizados para escrever e muitos outros conteúdos de diferentes áreas do conhecimento -, mediatizado pela interação, interlocução e interdiscursividade. Evidenciou-se ainda a necessidade de redimensionamento da formação inicial e continuada de professores alfabetizadores articulando investigação/intervenção e teoria/prática.
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