Assinaturas tafonômicas de gastrópodes atuais do litoral de Rio de Janeiro e São Paulo: biodiversidade e implicações ambientais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maria Clara da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152933
Resumo: Estudos actuopaleontológicos sobre os danos que o ambiente e outros organismos causam nas conchas de gastrópodes, tanto fósseis como atuais no Brasil, são incipientes e há pouca produção na área. Este trabalho estudou as frequências de cinco assinaturas tafonômicas, tais como abrasão, fragmentação, bioerosão, incrustação e dissolução observadas em 895 bioclastos coletados em três localidades da costa litorânea brasileira: Macaé-RJ, com sua linha de costa aberta, desprotegida e adjacente à área de ressurgência de Cabo Frio-RJ; Ubatuba-SP, com linha de costa recortada, caracterizada por pouca energia; e Cananéia-SP no extremo sul paulista, com sua linha de costa aberta e influência estuarina. As coletas bióticas a abióticas, realizadas em parceria com o LabCam (Unesp/Bauru), aconteceram mensalmente, de junho de 2013 a julho de 2014, com a utilização de barco camaroeiro e rede de arrasto em profundidades de 5 a 15 metros. A Olivancillaria urceus e a Buccinanops gradatus se destacaram pela quantidade entre as 16 espécies identificadas nas três localidades. Demarcaram-se padrões de assinaturas tafonômicas em dois diferentes grupos (subambientes), relacionados principalmente com a estabilidade da concha/sedimento. Esta estabilidade mostrou relação com a profundidade, recorte da costa e distância geográfica de ilhas, área de ressurgência e correntes. Esta observação permitirá estabelecer termos comparativos para o estudo de concentrações fossilíferas, melhorando o entendimento de sua gênese e contribuindo, assim, para o aprimoramento da interpretação paleoecológica.
id UNSP_55ff9a6e8542f93a6d3d7fc6d61f69c7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152933
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Assinaturas tafonômicas de gastrópodes atuais do litoral de Rio de Janeiro e São Paulo: biodiversidade e implicações ambientais.Taphonomic presentations of current gastropods from the coast of Rio de Janeiro and São Paulo: biodiversity and environmental implications.Tafonomia de gastrópodesAssinaturas tafonômicasActuopaleontologiaTaphonomy of gastropodsTaphonomic signaturesActuopaleontologyEstudos actuopaleontológicos sobre os danos que o ambiente e outros organismos causam nas conchas de gastrópodes, tanto fósseis como atuais no Brasil, são incipientes e há pouca produção na área. Este trabalho estudou as frequências de cinco assinaturas tafonômicas, tais como abrasão, fragmentação, bioerosão, incrustação e dissolução observadas em 895 bioclastos coletados em três localidades da costa litorânea brasileira: Macaé-RJ, com sua linha de costa aberta, desprotegida e adjacente à área de ressurgência de Cabo Frio-RJ; Ubatuba-SP, com linha de costa recortada, caracterizada por pouca energia; e Cananéia-SP no extremo sul paulista, com sua linha de costa aberta e influência estuarina. As coletas bióticas a abióticas, realizadas em parceria com o LabCam (Unesp/Bauru), aconteceram mensalmente, de junho de 2013 a julho de 2014, com a utilização de barco camaroeiro e rede de arrasto em profundidades de 5 a 15 metros. A Olivancillaria urceus e a Buccinanops gradatus se destacaram pela quantidade entre as 16 espécies identificadas nas três localidades. Demarcaram-se padrões de assinaturas tafonômicas em dois diferentes grupos (subambientes), relacionados principalmente com a estabilidade da concha/sedimento. Esta estabilidade mostrou relação com a profundidade, recorte da costa e distância geográfica de ilhas, área de ressurgência e correntes. Esta observação permitirá estabelecer termos comparativos para o estudo de concentrações fossilíferas, melhorando o entendimento de sua gênese e contribuindo, assim, para o aprimoramento da interpretação paleoecológica.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ghilard, Renato PiraniErthal, FernandoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pinto, Maria Clara da Silva2018-03-08T18:42:09Z2018-03-08T18:42:09Z2017-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15293300089795733004161001P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-12T06:16:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152933Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:05:54.594555Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Assinaturas tafonômicas de gastrópodes atuais do litoral de Rio de Janeiro e São Paulo: biodiversidade e implicações ambientais.
Taphonomic presentations of current gastropods from the coast of Rio de Janeiro and São Paulo: biodiversity and environmental implications.
title Assinaturas tafonômicas de gastrópodes atuais do litoral de Rio de Janeiro e São Paulo: biodiversidade e implicações ambientais.
spellingShingle Assinaturas tafonômicas de gastrópodes atuais do litoral de Rio de Janeiro e São Paulo: biodiversidade e implicações ambientais.
Pinto, Maria Clara da Silva
Tafonomia de gastrópodes
Assinaturas tafonômicas
Actuopaleontologia
Taphonomy of gastropods
Taphonomic signatures
Actuopaleontology
title_short Assinaturas tafonômicas de gastrópodes atuais do litoral de Rio de Janeiro e São Paulo: biodiversidade e implicações ambientais.
title_full Assinaturas tafonômicas de gastrópodes atuais do litoral de Rio de Janeiro e São Paulo: biodiversidade e implicações ambientais.
title_fullStr Assinaturas tafonômicas de gastrópodes atuais do litoral de Rio de Janeiro e São Paulo: biodiversidade e implicações ambientais.
title_full_unstemmed Assinaturas tafonômicas de gastrópodes atuais do litoral de Rio de Janeiro e São Paulo: biodiversidade e implicações ambientais.
title_sort Assinaturas tafonômicas de gastrópodes atuais do litoral de Rio de Janeiro e São Paulo: biodiversidade e implicações ambientais.
author Pinto, Maria Clara da Silva
author_facet Pinto, Maria Clara da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ghilard, Renato Pirani
Erthal, Fernando
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Maria Clara da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Tafonomia de gastrópodes
Assinaturas tafonômicas
Actuopaleontologia
Taphonomy of gastropods
Taphonomic signatures
Actuopaleontology
topic Tafonomia de gastrópodes
Assinaturas tafonômicas
Actuopaleontologia
Taphonomy of gastropods
Taphonomic signatures
Actuopaleontology
description Estudos actuopaleontológicos sobre os danos que o ambiente e outros organismos causam nas conchas de gastrópodes, tanto fósseis como atuais no Brasil, são incipientes e há pouca produção na área. Este trabalho estudou as frequências de cinco assinaturas tafonômicas, tais como abrasão, fragmentação, bioerosão, incrustação e dissolução observadas em 895 bioclastos coletados em três localidades da costa litorânea brasileira: Macaé-RJ, com sua linha de costa aberta, desprotegida e adjacente à área de ressurgência de Cabo Frio-RJ; Ubatuba-SP, com linha de costa recortada, caracterizada por pouca energia; e Cananéia-SP no extremo sul paulista, com sua linha de costa aberta e influência estuarina. As coletas bióticas a abióticas, realizadas em parceria com o LabCam (Unesp/Bauru), aconteceram mensalmente, de junho de 2013 a julho de 2014, com a utilização de barco camaroeiro e rede de arrasto em profundidades de 5 a 15 metros. A Olivancillaria urceus e a Buccinanops gradatus se destacaram pela quantidade entre as 16 espécies identificadas nas três localidades. Demarcaram-se padrões de assinaturas tafonômicas em dois diferentes grupos (subambientes), relacionados principalmente com a estabilidade da concha/sedimento. Esta estabilidade mostrou relação com a profundidade, recorte da costa e distância geográfica de ilhas, área de ressurgência e correntes. Esta observação permitirá estabelecer termos comparativos para o estudo de concentrações fossilíferas, melhorando o entendimento de sua gênese e contribuindo, assim, para o aprimoramento da interpretação paleoecológica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31
2018-03-08T18:42:09Z
2018-03-08T18:42:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152933
000897957
33004161001P7
url http://hdl.handle.net/11449/152933
identifier_str_mv 000897957
33004161001P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129159365394432