Extração em CO2 supercrítico de óleo de Eichhornia Azurea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabriel Cuareli Felix
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244285
Resumo: A planta aquática Eichhornia Azurea, comum em reservatórios de usinas hidroelétricas do estado de São Paulo, traz problemas ecológicos e problemas para ações antrópicas, devido ao seu rápido crescimento. No entanto a planta é fonte de biomassa, podendo ser utilizada para geração de energia, inclusive através da queima de biodiesel produzido a partir de óleo extraído da planta. Em razão da utilização da Eichhornia Azurea para fim energético, estudos sobre a extração de óleo da planta são importantes. Para o presente trabalho, componentes de Eichhornia Azurea solúveis em CO2 supercrítico, foram extraídos. As extrações foram feitas com vazões de 2mL/min de CO2, em temperaturas de 40 a 60 ºC, e em pressões de 200 a 280 bar. Foi analisado a influência das variáveis temperatura e pressão sobre o rendimento da extração. A variação de pressão teve efeito negativo no rendimento do extrato oleoso de Eichhornia Azurea.
id UNSP_56246f711c902aaa2cdc1262a817e546
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244285
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Extração em CO2 supercrítico de óleo de Eichhornia AzureaSupercritical CO2 extraction of Eichhornia Azurea oilExtração com fluido supercríticoEichhorniaEstatísticaRecursos energéticosMacrófitas aquáticasEichhornia AzureaSupercritical CO2OilAquatic plantA planta aquática Eichhornia Azurea, comum em reservatórios de usinas hidroelétricas do estado de São Paulo, traz problemas ecológicos e problemas para ações antrópicas, devido ao seu rápido crescimento. No entanto a planta é fonte de biomassa, podendo ser utilizada para geração de energia, inclusive através da queima de biodiesel produzido a partir de óleo extraído da planta. Em razão da utilização da Eichhornia Azurea para fim energético, estudos sobre a extração de óleo da planta são importantes. Para o presente trabalho, componentes de Eichhornia Azurea solúveis em CO2 supercrítico, foram extraídos. As extrações foram feitas com vazões de 2mL/min de CO2, em temperaturas de 40 a 60 ºC, e em pressões de 200 a 280 bar. Foi analisado a influência das variáveis temperatura e pressão sobre o rendimento da extração. A variação de pressão teve efeito negativo no rendimento do extrato oleoso de Eichhornia Azurea.The aquatic plant Eichhornia Azurea, commonly found in reservoirs of hydroelectric power plants in the state of São Paulo, brings ecological problems and challenges for human actions due to its rapid growth. However, the plant serves as a biomass source and can be used for energy generation, including through the combustion of biodiesel produced from oil extracted from the plant. Due to the utilization of Eichhornia Azurea for energy purposes, studies on oil extraction from the plant are important. For this study, components of Eichhornia Azurea soluble in supercritical CO2 were extracted. The extractions were performed at CO2 flow rates of 2 mL/min, temperatures ranging from 40 to 60 ºC, and pressures ranging from 200 to 280 bar. The influence of temperature and pressure on the extraction yield was analyzed. It was observed that pressure variation had a negative effect on the yield of Eichhornia Azurea oil extract.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pinto, Leandro Ferreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Gabriel Cuareli Felix2023-06-30T12:58:49Z2023-06-30T12:58:49Z2023-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-24T06:21:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244285Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-24T06:21:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Extração em CO2 supercrítico de óleo de Eichhornia Azurea
Supercritical CO2 extraction of Eichhornia Azurea oil
title Extração em CO2 supercrítico de óleo de Eichhornia Azurea
spellingShingle Extração em CO2 supercrítico de óleo de Eichhornia Azurea
Santos, Gabriel Cuareli Felix
Extração com fluido supercrítico
Eichhornia
Estatística
Recursos energéticos
Macrófitas aquáticas
Eichhornia Azurea
Supercritical CO2
Oil
Aquatic plant
title_short Extração em CO2 supercrítico de óleo de Eichhornia Azurea
title_full Extração em CO2 supercrítico de óleo de Eichhornia Azurea
title_fullStr Extração em CO2 supercrítico de óleo de Eichhornia Azurea
title_full_unstemmed Extração em CO2 supercrítico de óleo de Eichhornia Azurea
title_sort Extração em CO2 supercrítico de óleo de Eichhornia Azurea
author Santos, Gabriel Cuareli Felix
author_facet Santos, Gabriel Cuareli Felix
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Leandro Ferreira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gabriel Cuareli Felix
dc.subject.por.fl_str_mv Extração com fluido supercrítico
Eichhornia
Estatística
Recursos energéticos
Macrófitas aquáticas
Eichhornia Azurea
Supercritical CO2
Oil
Aquatic plant
topic Extração com fluido supercrítico
Eichhornia
Estatística
Recursos energéticos
Macrófitas aquáticas
Eichhornia Azurea
Supercritical CO2
Oil
Aquatic plant
description A planta aquática Eichhornia Azurea, comum em reservatórios de usinas hidroelétricas do estado de São Paulo, traz problemas ecológicos e problemas para ações antrópicas, devido ao seu rápido crescimento. No entanto a planta é fonte de biomassa, podendo ser utilizada para geração de energia, inclusive através da queima de biodiesel produzido a partir de óleo extraído da planta. Em razão da utilização da Eichhornia Azurea para fim energético, estudos sobre a extração de óleo da planta são importantes. Para o presente trabalho, componentes de Eichhornia Azurea solúveis em CO2 supercrítico, foram extraídos. As extrações foram feitas com vazões de 2mL/min de CO2, em temperaturas de 40 a 60 ºC, e em pressões de 200 a 280 bar. Foi analisado a influência das variáveis temperatura e pressão sobre o rendimento da extração. A variação de pressão teve efeito negativo no rendimento do extrato oleoso de Eichhornia Azurea.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30T12:58:49Z
2023-06-30T12:58:49Z
2023-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244285
url http://hdl.handle.net/11449/244285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047098586759169