A cianotipia como linguagem vinculada ao design gráfico contemporâneo: o passado presente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/243043 |
Resumo: | A contemporaneidade se estrutura como um período complexo pela integração entre setores, sistemas, ambientes, objetos, seres, áreas do conhecimento e períodos históricos. Nessa configuração, estruturas concretas e simbólicas são relativizadas, noções de tempo e distância mostram-se menos rígidas e fronteiras menos intransponíveis, de modo que mesmo aquilo que é dessemelhante e anacrônico coexiste e se mistura. Como resposta a essa configuração, o design contemporâneo se mostra como uma atividade que não se encontra necessariamente atrelada à produção industrial, manifestando-se de modo diverso por meio de projetos e artefatos dos mais variados tipos e também por atividades, sistemas e estratégias que podem estabelecer entre usuário e produto interações profundas que superam a relação de forma e função, tendo como uma de suas características marcantes as hibridizações como método no desenvolvimento de projetos, elaborando uma conjuntura favorável, inclusive, para que elementos extemporâneos possam ser ressignificados quando hibridizados ao que há de atual. Sendo assim, verifica-se uma oportunidade de resgatar técnicas gráficas que estejam em algum estado de obsolescência como linguagem associada à atividade projetual do design gráfico contemporâneo, com a finalidade de desenvolver produtos em que as subjetividades sejam valorizadas. Nessa investigação, o método de revelação fotográfica da cianotipia, que se encontra comercialmente obsoleto, é estudado como um meio imagético que potencialmente pode ser vinculado e aproveitado de maneira mais profunda pela prática do design, principalmente quando hibridizado a outros elementos. Desse modo, esta pesquisa de mestrado acadêmico tem o intuito de estabelecer o estado da arte da cianotipia como linguagem relacionada ao design gráfico contemporâneo, a partir de uma investigação sobre como ela vem sendo utilizada na atividade projetual. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e descritiva, incluindo procedimentos de revisão sistemática da literatura e estudos de caso, com posterior análise do material coletado relacionando o conteúdo encontrado referente ao tema da pesquisa. |
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A cianotipia como linguagem vinculada ao design gráfico contemporâneo: o passado presente Cyanotype as a language linked to contemporary graphic design: the past presentCianotipiaDesign gráfico contemporâneoHibridismoFotografia analógicaCyanotypeContemporary graphic designHybridityAnalog photographyA contemporaneidade se estrutura como um período complexo pela integração entre setores, sistemas, ambientes, objetos, seres, áreas do conhecimento e períodos históricos. Nessa configuração, estruturas concretas e simbólicas são relativizadas, noções de tempo e distância mostram-se menos rígidas e fronteiras menos intransponíveis, de modo que mesmo aquilo que é dessemelhante e anacrônico coexiste e se mistura. Como resposta a essa configuração, o design contemporâneo se mostra como uma atividade que não se encontra necessariamente atrelada à produção industrial, manifestando-se de modo diverso por meio de projetos e artefatos dos mais variados tipos e também por atividades, sistemas e estratégias que podem estabelecer entre usuário e produto interações profundas que superam a relação de forma e função, tendo como uma de suas características marcantes as hibridizações como método no desenvolvimento de projetos, elaborando uma conjuntura favorável, inclusive, para que elementos extemporâneos possam ser ressignificados quando hibridizados ao que há de atual. Sendo assim, verifica-se uma oportunidade de resgatar técnicas gráficas que estejam em algum estado de obsolescência como linguagem associada à atividade projetual do design gráfico contemporâneo, com a finalidade de desenvolver produtos em que as subjetividades sejam valorizadas. Nessa investigação, o método de revelação fotográfica da cianotipia, que se encontra comercialmente obsoleto, é estudado como um meio imagético que potencialmente pode ser vinculado e aproveitado de maneira mais profunda pela prática do design, principalmente quando hibridizado a outros elementos. Desse modo, esta pesquisa de mestrado acadêmico tem o intuito de estabelecer o estado da arte da cianotipia como linguagem relacionada ao design gráfico contemporâneo, a partir de uma investigação sobre como ela vem sendo utilizada na atividade projetual. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e descritiva, incluindo procedimentos de revisão sistemática da literatura e estudos de caso, com posterior análise do material coletado relacionando o conteúdo encontrado referente ao tema da pesquisa.Contemporaneity is structured as a complex period due to the integration among sectors, systems, environments, objects, beings, areas of knowledge, and historical periods. In this configuration, concrete and symbolic structures are relativized, notions of time and distance become less rigid and borders are less insurmountable, so that even what is dissimilar and anachronistic coexists and mixes. As a response to this configuration, contemporary design presents itself as an activity that is not necessarily linked to industrial production, manifesting itself in a different way in projects and artifacts of the most varied types, and also through activities, systems, and strategies that can establish deep interactions between user and product which overcome the relationship between form and function, having as one of its remarkable characteristics the hybridization as a method in project development, creating a favorable conjuncture, so that extemporaneous elements can be re-signified when hybridized to current items. Thus, there is an opportunity to recover graphical techniques that are in some state of obsolescence as a language associated with the contemporary graphic design activities, in order to develop products in which subjectivities are valued. In this investigation, the cyanotype method of photographic processing, which nowadays is commercially obsolete, is studied as an imagetic medium that can potentially be linked and used in a deeper way in design practice, especially when hybridized with other elements. Thus, this academic master's research aims to establish the state of the art of cyanotype as a language related to contemporary graphic design, based on an investigation on how it has been used in projects. For this, a bibliographic, documentary and descriptive research was carried out, incorporating procedures for systematic literature review and case studies, with subsequent analysis of the collected material relating the content that was found to the research topicUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Henriques, Fernanda [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baghim, Ciro Bortolucci2023-04-19T18:27:50Z2023-04-19T18:27:50Z2023-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24304333004056082P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-24T18:10:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243043Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:42:23.336431Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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