Catolicismo, poder e tradição: um estudo sobre as ações do conservadorismo católico brasileiro durante o bispado de D. Geraldo Sigaud em Jacarezinho (1947-1961)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Júnior, Alfredo Moreira da [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93451
Resumo: O presente trabalho é um estudo sobre as práticas conservadoras católicas no Brasil do século XX, destaca-se o uso de uma metodologia da História Religiosa onde se desenvolve aspectos históricos que incluem a atuação de sujeitos históricos individuais ou coletivos e a inserção social de determinada religião num recorte temporal. Verifica-se inicialmente, os acontecimentos políticos e as ações católicas que nos levam a uma compreensão das características do catolicismo e do conservadorismo católico brasileiro bem como, do processo de romanização da Igreja Brasileira e do catolicismo no Brasil, aponta-se a Era Vargas como o apogeu do modelo institucional conhecido como neocristandade onde se privilegia o engajamento das elites leigas na defesa do catolicismo e busca-se uma aproximação com o Estado. Num período posterior compreendido entre 1947 a 1961, durante o bispado de Dom Geraldo Sigaud na diocese de Jacarezinho no Estado do Paraná , observa-se , os aspectos das mudanças ocorridas no pós-guerra que influenciarão as estratégias políticas e pastorais da Igreja gerando um choque entre clérigos tradicionalistas e reformadores, percebe-se também, o desenvolvimento de uma neocristandade tardia, uma resistência à ala reformista da Igreja e um forte posicionamento integrista quanto às questões doutrinárias e políticas , assim, recusam-se as transformações na sociedade e na cultura que ocorrem em todo o mundo no pós-guerra através de uma postura doutrinal que busca um retorno à Idade Média e à manutenção das tradições católicas tridentinas, tais posições tem um reflexo em âmbito mundial durante as discussões por ocasião do Concílio Vaticano II e em nível nacional nas ações anticomunistas incluindo-se aí , o embate com o clero reformista e a luta contra a Reforma Agrária proposta pelo presidente Goulart, atitudes que acabaram por auxiliar a legitimação do Golpe de 1964.
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Verifica-se inicialmente, os acontecimentos políticos e as ações católicas que nos levam a uma compreensão das características do catolicismo e do conservadorismo católico brasileiro bem como, do processo de romanização da Igreja Brasileira e do catolicismo no Brasil, aponta-se a Era Vargas como o apogeu do modelo institucional conhecido como neocristandade onde se privilegia o engajamento das elites leigas na defesa do catolicismo e busca-se uma aproximação com o Estado. Num período posterior compreendido entre 1947 a 1961, durante o bispado de Dom Geraldo Sigaud na diocese de Jacarezinho no Estado do Paraná , observa-se , os aspectos das mudanças ocorridas no pós-guerra que influenciarão as estratégias políticas e pastorais da Igreja gerando um choque entre clérigos tradicionalistas e reformadores, percebe-se também, o desenvolvimento de uma neocristandade tardia, uma resistência à ala reformista da Igreja e um forte posicionamento integrista quanto às questões doutrinárias e políticas , assim, recusam-se as transformações na sociedade e na cultura que ocorrem em todo o mundo no pós-guerra através de uma postura doutrinal que busca um retorno à Idade Média e à manutenção das tradições católicas tridentinas, tais posições tem um reflexo em âmbito mundial durante as discussões por ocasião do Concílio Vaticano II e em nível nacional nas ações anticomunistas incluindo-se aí , o embate com o clero reformista e a luta contra a Reforma Agrária proposta pelo presidente Goulart, atitudes que acabaram por auxiliar a legitimação do Golpe de 1964.El presente trabajo es un estudio sobre las prácticas conservadoras católicas en Brasil del siglo XX y se destaca el uso de una metodología de la Historia Religiosa donde se desarrollan aspectos históricos que incluyen la actuación de sujetos históricos individuales o colectivos y la inserción social de determinada religión en un recorte temporal. Se verifica inicialmente, los sucesos políticos y las acciones católicas que nos llevan a una comprensión de las características del catolicismo y del conservadurismo católico brasileño, así como del proceso de romanización de la Iglesia Brasileña y del catolicismo en Brasil, se apunta la Era Vargas como el apogeo del modelo institucional conocido como neocristiandad donde se privilegía el empeño de las elites laicas en la defensa del catolicismo y se busca un acercamiento con el Estado. En un período posterior comprendido entre 1947 a 1961, durante el obispado de Don Geraldo Sigaud en la Diócesis de Jacarezinho en el Estado de Paraná, se observa, los aspectos de cambios ocurridas en el pos-guerra que influenciarán las estrategias políticas y pastorales de la Iglesia generando un choque entre clérigos tradicionalistas y reformadores, se percibe también, el desarrollo de una neocristiandad tardía, una resistencia a la ala reformista de la Iglesia y un fuerte posicionamiento integrista con respecto a las cuestiones doctrinarias y políticas, así, se rechazan las transformaciones en la sociedad y en la cultura que ocurren en todo el mundo en el pos-guerra a través de una postura doctrinal que busca un retorno a la Edad Media y a la manutención de las tradiciones católicas tridentinas, tales posiciones tienen un reflejo en ámbito mundial durante las discusiones por ocasión del Concilio Vaticano II y en nivel nacional en las acciones anticomunistas incluyéndose ahí, el embate con el clero reformista y la lucha contra la Reforma Agraria propuesta por el presidente Goulart.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Albuquerque, Eduardo Basto de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva Júnior, Alfredo Moreira da [UNESP]2014-06-11T19:26:39Z2014-06-11T19:26:39Z2006-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis94 f.application/pdfSILVA JÚNIOR, Alfredo Moreira da. 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