Mudanças climáticas e educação ambiental: uma análise da produção acadêmica brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/235927 |
Resumo: | O modelo de desenvolvimento atual gerou uma crise civilizatória que tem, entre seus desdobramentos, a crise socioambiental na qual o planeta vive atualmente, cujos impactos têm sido cada vez mais recorrentes. Entre esses impactos, estão as Mudanças Climáticas, que colocam governanças e instituições de todo o mundo em estado de emergência. Nesse cenário, urgem medidas mitigatórias e estratégias que possam reverter o catastrófico quadro do colapso iminente provocado pelo aumento da temperatura média da Terra. A Educação Ambiental figura, portanto, como uma possível estratégia de enfrentamento; contudo ela não é um instrumento unidirecional, de forma com que são diversos os caminhos possíveis, e nem todos estão contrários à lógica que engendrou esta crise. O presente trabalho propôs-se a organizar publicações nacionais feitas sobre o tema, a fim de propiciar o amadurecimento dessa temática e incentivar que pesquisas dessa natureza continuem a ser realizadas, dada sua fundamental importância. Para tal, buscou compreender como se organiza a produção científica em Educação Ambiental e Mudanças Climáticas, realizada entre 1999 a 2019, temporal e geograficamente, nas regiões e estados brasileiros, bem como as Instituições de Ensino Superior associadas às pesquisas produzidas; como se estabelece a relação entre Educação Ambiental e Mudanças Climáticas nos trabalhos selecionados para o corpus documental; quais as principais correntes de Educação Ambiental observadas, e quais os referenciais teóricos adotados. Houve um aumento no número de publicações acadêmicas brasileiras a partir de 2007, especialmente nas regiões sul e sudeste. A maior parte das pesquisas analisadas não explicitava a qual corrente da Educação Ambiental está alinhada, mas essa informação era possível de inferir pelo referencial teórico destas, sendo em sua maioria marcado com autores da concepção Crítica da Educação Ambiental. Os trabalhos analisados pontuam a importância da Educação Ambiental como estratégia de enfrentamento das Mudanças Climáticas, desde que considerado seu viés Crítico e a necessidade de se reconstruírem os modelos de sociedade e os paradigmas de desenvolvimento que ainda vigoram e ameaçam o planeta. |
id |
UNSP_56e4122cd18735e7a58d158e9646bb26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/235927 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Mudanças climáticas e educação ambiental: uma análise da produção acadêmica brasileiraClimate change and environmental education: an analysis of brazilian academic productionAquecimento globalEarteEducação ambientalIPCCMudanças climáticasGlobal warmingEnvironmental educationClimate changeO modelo de desenvolvimento atual gerou uma crise civilizatória que tem, entre seus desdobramentos, a crise socioambiental na qual o planeta vive atualmente, cujos impactos têm sido cada vez mais recorrentes. Entre esses impactos, estão as Mudanças Climáticas, que colocam governanças e instituições de todo o mundo em estado de emergência. Nesse cenário, urgem medidas mitigatórias e estratégias que possam reverter o catastrófico quadro do colapso iminente provocado pelo aumento da temperatura média da Terra. A Educação Ambiental figura, portanto, como uma possível estratégia de enfrentamento; contudo ela não é um instrumento unidirecional, de forma com que são diversos os caminhos possíveis, e nem todos estão contrários à lógica que engendrou esta crise. O presente trabalho propôs-se a organizar publicações nacionais feitas sobre o tema, a fim de propiciar o amadurecimento dessa temática e incentivar que pesquisas dessa natureza continuem a ser realizadas, dada sua fundamental importância. Para tal, buscou compreender como se organiza a produção científica em Educação Ambiental e Mudanças Climáticas, realizada entre 1999 a 2019, temporal e geograficamente, nas regiões e estados brasileiros, bem como as Instituições de Ensino Superior associadas às pesquisas produzidas; como se estabelece a relação entre Educação Ambiental e Mudanças Climáticas nos trabalhos selecionados para o corpus documental; quais as principais correntes de Educação Ambiental observadas, e quais os referenciais teóricos adotados. Houve um aumento no número de publicações acadêmicas brasileiras a partir de 2007, especialmente nas regiões sul e sudeste. A maior parte das pesquisas analisadas não explicitava a qual corrente da Educação Ambiental está alinhada, mas essa informação era possível de inferir pelo referencial teórico destas, sendo em sua maioria marcado com autores da concepção Crítica da Educação Ambiental. Os trabalhos analisados pontuam a importância da Educação Ambiental como estratégia de enfrentamento das Mudanças Climáticas, desde que considerado seu viés Crítico e a necessidade de se reconstruírem os modelos de sociedade e os paradigmas de desenvolvimento que ainda vigoram e ameaçam o planeta.The current development model has generated a civilizational crisis that has, among its consequences, the socio-environmental crisis in which the planet is currently living, whose consequences have been increasingly recurrent and cause impacts in different spheres and dimensions. Among these impacts is the Climate Change, which places governments and institutions around the world in a state of emergency. Due to this scenario, mitigating measures and coping strategies are urgently needed to reverse the catastrophic situation of imminent collapse caused by the increase in the Earth's average temperature. Environmental Education appears, therefore, as a possible strategy; however, it is not a unidirectional and homogeneously constituted instrument, so there are several possible paths, and not all of them are contrary to the logic that engendered the crisis we are currently experiencing. The present work proposed to organize national publications already made on the subject, in order to promote the maturation of this theme and encourage research of this nature to continue to be carried out, given its fundamental importance. To this end, it sought to understand how scientific production in Environmental Education and Climate Change is organized, carried out between 1999 and 2019, temporally and geographically, in brazilian regions and states, as well as the Higher Education Institutions associated with the research produced; how the relationship between Environmental Education and Climate Change is established in the studies selected for the documentary corpus; what are the main trends in Environmental Education observed, and what are the theoretical references adopted. There has been an increase in the number of Brazilian academic publications since 2007, especially in the south and southeast regions. Most of the analyzed researches did not explain which current of Environmental Education is aligned, but this information was possible to infer from their theoretical framework, being, for the most part, marked with authors of the Critical conception of Environmental Education. The analyzed works point out the importance of Environmental Education as a strategy to face Climate Change, as long as its Critical bias and the need to rebuild the models of society and development paradigms that still exist and threaten the planet are considered.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Michigami, Rodrigo Riuji Shimizu2022-08-02T13:36:12Z2022-08-02T13:36:12Z2022-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/235927porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-16T06:19:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235927Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:29:05.479708Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mudanças climáticas e educação ambiental: uma análise da produção acadêmica brasileira Climate change and environmental education: an analysis of brazilian academic production |
title |
Mudanças climáticas e educação ambiental: uma análise da produção acadêmica brasileira |
spellingShingle |
Mudanças climáticas e educação ambiental: uma análise da produção acadêmica brasileira Michigami, Rodrigo Riuji Shimizu Aquecimento global Earte Educação ambiental IPCC Mudanças climáticas Global warming Environmental education Climate change |
title_short |
Mudanças climáticas e educação ambiental: uma análise da produção acadêmica brasileira |
title_full |
Mudanças climáticas e educação ambiental: uma análise da produção acadêmica brasileira |
title_fullStr |
Mudanças climáticas e educação ambiental: uma análise da produção acadêmica brasileira |
title_full_unstemmed |
Mudanças climáticas e educação ambiental: uma análise da produção acadêmica brasileira |
title_sort |
Mudanças climáticas e educação ambiental: uma análise da produção acadêmica brasileira |
author |
Michigami, Rodrigo Riuji Shimizu |
author_facet |
Michigami, Rodrigo Riuji Shimizu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michigami, Rodrigo Riuji Shimizu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aquecimento global Earte Educação ambiental IPCC Mudanças climáticas Global warming Environmental education Climate change |
topic |
Aquecimento global Earte Educação ambiental IPCC Mudanças climáticas Global warming Environmental education Climate change |
description |
O modelo de desenvolvimento atual gerou uma crise civilizatória que tem, entre seus desdobramentos, a crise socioambiental na qual o planeta vive atualmente, cujos impactos têm sido cada vez mais recorrentes. Entre esses impactos, estão as Mudanças Climáticas, que colocam governanças e instituições de todo o mundo em estado de emergência. Nesse cenário, urgem medidas mitigatórias e estratégias que possam reverter o catastrófico quadro do colapso iminente provocado pelo aumento da temperatura média da Terra. A Educação Ambiental figura, portanto, como uma possível estratégia de enfrentamento; contudo ela não é um instrumento unidirecional, de forma com que são diversos os caminhos possíveis, e nem todos estão contrários à lógica que engendrou esta crise. O presente trabalho propôs-se a organizar publicações nacionais feitas sobre o tema, a fim de propiciar o amadurecimento dessa temática e incentivar que pesquisas dessa natureza continuem a ser realizadas, dada sua fundamental importância. Para tal, buscou compreender como se organiza a produção científica em Educação Ambiental e Mudanças Climáticas, realizada entre 1999 a 2019, temporal e geograficamente, nas regiões e estados brasileiros, bem como as Instituições de Ensino Superior associadas às pesquisas produzidas; como se estabelece a relação entre Educação Ambiental e Mudanças Climáticas nos trabalhos selecionados para o corpus documental; quais as principais correntes de Educação Ambiental observadas, e quais os referenciais teóricos adotados. Houve um aumento no número de publicações acadêmicas brasileiras a partir de 2007, especialmente nas regiões sul e sudeste. A maior parte das pesquisas analisadas não explicitava a qual corrente da Educação Ambiental está alinhada, mas essa informação era possível de inferir pelo referencial teórico destas, sendo em sua maioria marcado com autores da concepção Crítica da Educação Ambiental. Os trabalhos analisados pontuam a importância da Educação Ambiental como estratégia de enfrentamento das Mudanças Climáticas, desde que considerado seu viés Crítico e a necessidade de se reconstruírem os modelos de sociedade e os paradigmas de desenvolvimento que ainda vigoram e ameaçam o planeta. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-02T13:36:12Z 2022-08-02T13:36:12Z 2022-07-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/235927 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/235927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129208288804864 |