Análise da interação entre as estimuladora e as crianças com atraso de desenvolvimento em ambiente estruturado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chinelatto, Milena Mara [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato [UNESP], Furquim, Eucilene Stahlberg [UNESP], Oliveira-Pamplin, Renata Christian de [UNESP], Fernandes, Renata Fray [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ101.htm
http://hdl.handle.net/11449/148384
Resumo: Este trabalho integra o Projeto de Extensão Universitária – “ Programa de Educação de Pais e de Estimulação junto à criança com atraso de desenvolvimento” e tem como objetivo analisar a interação entre as estimuladoras e as crianças com atraso de desenvolvimento, em ambiente estruturado. Procuram estruturar e orientar as atividades das crianças, aumentando os níveis de interesse, atenção e habilidades da mesma. Esta experiência parece se constituir em uma forma eficiente de suporte aos pais,quando promovem o desenvolvimento infantil e estes podem acompanhar os seus progressos.Esta proposta então pretende estabelecer as relações entre pesquisa, ensino e extensão universitária quando se utiliza das análises das interações entre estimuladoras e crianças em situações lúdicas, no sentido de aprimorar a formação do graduando como mediador da aprendizagem. Participaram do estudo quatro díades, cujas crianças evidenciam níveis de desenvolvimento entre vinte e trinta e seis meses. O registro da observações foi realizado através de gravações em vídeo das situações lúdicas. Foram realizadas 6 sessões de observação com duração de 10 minutos cada. As gravações foram realizadas em duas etapas no intervalo de doze meses entre elas. Totalizaram dezesseis filmagens durante este período. A análise de dados envolveu inicialmente a transcrição literal dos episódios interativos, a identificação das unidades de análise e a definição das categorias de análise. Mostrou-se que estimuladoras e crianças se tornam mais sensíveis aos comportamentos do outro, se engajando gradativamente em interações com maiores níveis de mutualidade. As estimuladoras, por sua vez, revelaram-se progressivamente promotoras de autonomia infantil, e desempenharam-se, de forma adequada, o papel de mediadoras, ajustando-se ao potencial de cada criança.
id UNSP_56feaedaa9f39b812f57312a997ad887
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148384
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise da interação entre as estimuladora e as crianças com atraso de desenvolvimento em ambiente estruturadoEste trabalho integra o Projeto de Extensão Universitária – “ Programa de Educação de Pais e de Estimulação junto à criança com atraso de desenvolvimento” e tem como objetivo analisar a interação entre as estimuladoras e as crianças com atraso de desenvolvimento, em ambiente estruturado. Procuram estruturar e orientar as atividades das crianças, aumentando os níveis de interesse, atenção e habilidades da mesma. Esta experiência parece se constituir em uma forma eficiente de suporte aos pais,quando promovem o desenvolvimento infantil e estes podem acompanhar os seus progressos.Esta proposta então pretende estabelecer as relações entre pesquisa, ensino e extensão universitária quando se utiliza das análises das interações entre estimuladoras e crianças em situações lúdicas, no sentido de aprimorar a formação do graduando como mediador da aprendizagem. Participaram do estudo quatro díades, cujas crianças evidenciam níveis de desenvolvimento entre vinte e trinta e seis meses. O registro da observações foi realizado através de gravações em vídeo das situações lúdicas. Foram realizadas 6 sessões de observação com duração de 10 minutos cada. As gravações foram realizadas em duas etapas no intervalo de doze meses entre elas. Totalizaram dezesseis filmagens durante este período. A análise de dados envolveu inicialmente a transcrição literal dos episódios interativos, a identificação das unidades de análise e a definição das categorias de análise. Mostrou-se que estimuladoras e crianças se tornam mais sensíveis aos comportamentos do outro, se engajando gradativamente em interações com maiores níveis de mutualidade. As estimuladoras, por sua vez, revelaram-se progressivamente promotoras de autonomia infantil, e desempenharam-se, de forma adequada, o papel de mediadoras, ajustando-se ao potencial de cada criança.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Psicologia da Educação, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Psicologia da Educação, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chinelatto, Milena Mara [UNESP]Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato [UNESP]Furquim, Eucilene Stahlberg [UNESP]Oliveira-Pamplin, Renata Christian de [UNESP]Fernandes, Renata Fray [UNESP]2017-01-18T18:09:51Z2017-01-18T18:09:51Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ101.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148384PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148384Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:09:02.197453Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da interação entre as estimuladora e as crianças com atraso de desenvolvimento em ambiente estruturado
title Análise da interação entre as estimuladora e as crianças com atraso de desenvolvimento em ambiente estruturado
spellingShingle Análise da interação entre as estimuladora e as crianças com atraso de desenvolvimento em ambiente estruturado
Chinelatto, Milena Mara [UNESP]
title_short Análise da interação entre as estimuladora e as crianças com atraso de desenvolvimento em ambiente estruturado
title_full Análise da interação entre as estimuladora e as crianças com atraso de desenvolvimento em ambiente estruturado
title_fullStr Análise da interação entre as estimuladora e as crianças com atraso de desenvolvimento em ambiente estruturado
title_full_unstemmed Análise da interação entre as estimuladora e as crianças com atraso de desenvolvimento em ambiente estruturado
title_sort Análise da interação entre as estimuladora e as crianças com atraso de desenvolvimento em ambiente estruturado
author Chinelatto, Milena Mara [UNESP]
author_facet Chinelatto, Milena Mara [UNESP]
Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato [UNESP]
Furquim, Eucilene Stahlberg [UNESP]
Oliveira-Pamplin, Renata Christian de [UNESP]
Fernandes, Renata Fray [UNESP]
author_role author
author2 Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato [UNESP]
Furquim, Eucilene Stahlberg [UNESP]
Oliveira-Pamplin, Renata Christian de [UNESP]
Fernandes, Renata Fray [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Chinelatto, Milena Mara [UNESP]
Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato [UNESP]
Furquim, Eucilene Stahlberg [UNESP]
Oliveira-Pamplin, Renata Christian de [UNESP]
Fernandes, Renata Fray [UNESP]
description Este trabalho integra o Projeto de Extensão Universitária – “ Programa de Educação de Pais e de Estimulação junto à criança com atraso de desenvolvimento” e tem como objetivo analisar a interação entre as estimuladoras e as crianças com atraso de desenvolvimento, em ambiente estruturado. Procuram estruturar e orientar as atividades das crianças, aumentando os níveis de interesse, atenção e habilidades da mesma. Esta experiência parece se constituir em uma forma eficiente de suporte aos pais,quando promovem o desenvolvimento infantil e estes podem acompanhar os seus progressos.Esta proposta então pretende estabelecer as relações entre pesquisa, ensino e extensão universitária quando se utiliza das análises das interações entre estimuladoras e crianças em situações lúdicas, no sentido de aprimorar a formação do graduando como mediador da aprendizagem. Participaram do estudo quatro díades, cujas crianças evidenciam níveis de desenvolvimento entre vinte e trinta e seis meses. O registro da observações foi realizado através de gravações em vídeo das situações lúdicas. Foram realizadas 6 sessões de observação com duração de 10 minutos cada. As gravações foram realizadas em duas etapas no intervalo de doze meses entre elas. Totalizaram dezesseis filmagens durante este período. A análise de dados envolveu inicialmente a transcrição literal dos episódios interativos, a identificação das unidades de análise e a definição das categorias de análise. Mostrou-se que estimuladoras e crianças se tornam mais sensíveis aos comportamentos do outro, se engajando gradativamente em interações com maiores níveis de mutualidade. As estimuladoras, por sua vez, revelaram-se progressivamente promotoras de autonomia infantil, e desempenharam-se, de forma adequada, o papel de mediadoras, ajustando-se ao potencial de cada criança.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:09:51Z
2017-01-18T18:09:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ101.htm
http://hdl.handle.net/11449/148384
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ101.htm
http://hdl.handle.net/11449/148384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128902532431872