Análise da interação entre as estimuladora e as crianças com atraso de desenvolvimento em ambiente estruturado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ101.htm http://hdl.handle.net/11449/148384 |
Resumo: | Este trabalho integra o Projeto de Extensão Universitária – “ Programa de Educação de Pais e de Estimulação junto à criança com atraso de desenvolvimento” e tem como objetivo analisar a interação entre as estimuladoras e as crianças com atraso de desenvolvimento, em ambiente estruturado. Procuram estruturar e orientar as atividades das crianças, aumentando os níveis de interesse, atenção e habilidades da mesma. Esta experiência parece se constituir em uma forma eficiente de suporte aos pais,quando promovem o desenvolvimento infantil e estes podem acompanhar os seus progressos.Esta proposta então pretende estabelecer as relações entre pesquisa, ensino e extensão universitária quando se utiliza das análises das interações entre estimuladoras e crianças em situações lúdicas, no sentido de aprimorar a formação do graduando como mediador da aprendizagem. Participaram do estudo quatro díades, cujas crianças evidenciam níveis de desenvolvimento entre vinte e trinta e seis meses. O registro da observações foi realizado através de gravações em vídeo das situações lúdicas. Foram realizadas 6 sessões de observação com duração de 10 minutos cada. As gravações foram realizadas em duas etapas no intervalo de doze meses entre elas. Totalizaram dezesseis filmagens durante este período. A análise de dados envolveu inicialmente a transcrição literal dos episódios interativos, a identificação das unidades de análise e a definição das categorias de análise. Mostrou-se que estimuladoras e crianças se tornam mais sensíveis aos comportamentos do outro, se engajando gradativamente em interações com maiores níveis de mutualidade. As estimuladoras, por sua vez, revelaram-se progressivamente promotoras de autonomia infantil, e desempenharam-se, de forma adequada, o papel de mediadoras, ajustando-se ao potencial de cada criança. |
id |
UNSP_56feaedaa9f39b812f57312a997ad887 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148384 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise da interação entre as estimuladora e as crianças com atraso de desenvolvimento em ambiente estruturadoEste trabalho integra o Projeto de Extensão Universitária – “ Programa de Educação de Pais e de Estimulação junto à criança com atraso de desenvolvimento” e tem como objetivo analisar a interação entre as estimuladoras e as crianças com atraso de desenvolvimento, em ambiente estruturado. Procuram estruturar e orientar as atividades das crianças, aumentando os níveis de interesse, atenção e habilidades da mesma. Esta experiência parece se constituir em uma forma eficiente de suporte aos pais,quando promovem o desenvolvimento infantil e estes podem acompanhar os seus progressos.Esta proposta então pretende estabelecer as relações entre pesquisa, ensino e extensão universitária quando se utiliza das análises das interações entre estimuladoras e crianças em situações lúdicas, no sentido de aprimorar a formação do graduando como mediador da aprendizagem. Participaram do estudo quatro díades, cujas crianças evidenciam níveis de desenvolvimento entre vinte e trinta e seis meses. O registro da observações foi realizado através de gravações em vídeo das situações lúdicas. Foram realizadas 6 sessões de observação com duração de 10 minutos cada. As gravações foram realizadas em duas etapas no intervalo de doze meses entre elas. Totalizaram dezesseis filmagens durante este período. A análise de dados envolveu inicialmente a transcrição literal dos episódios interativos, a identificação das unidades de análise e a definição das categorias de análise. Mostrou-se que estimuladoras e crianças se tornam mais sensíveis aos comportamentos do outro, se engajando gradativamente em interações com maiores níveis de mutualidade. As estimuladoras, por sua vez, revelaram-se progressivamente promotoras de autonomia infantil, e desempenharam-se, de forma adequada, o papel de mediadoras, ajustando-se ao potencial de cada criança.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Psicologia da Educação, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Psicologia da Educação, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chinelatto, Milena Mara [UNESP]Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato [UNESP]Furquim, Eucilene Stahlberg [UNESP]Oliveira-Pamplin, Renata Christian de [UNESP]Fernandes, Renata Fray [UNESP]2017-01-18T18:09:51Z2017-01-18T18:09:51Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ101.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148384PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148384Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:09:02.197453Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da interação entre as estimuladora e as crianças com atraso de desenvolvimento em ambiente estruturado |
title |
Análise da interação entre as estimuladora e as crianças com atraso de desenvolvimento em ambiente estruturado |
spellingShingle |
Análise da interação entre as estimuladora e as crianças com atraso de desenvolvimento em ambiente estruturado Chinelatto, Milena Mara [UNESP] |
title_short |
Análise da interação entre as estimuladora e as crianças com atraso de desenvolvimento em ambiente estruturado |
title_full |
Análise da interação entre as estimuladora e as crianças com atraso de desenvolvimento em ambiente estruturado |
title_fullStr |
Análise da interação entre as estimuladora e as crianças com atraso de desenvolvimento em ambiente estruturado |
title_full_unstemmed |
Análise da interação entre as estimuladora e as crianças com atraso de desenvolvimento em ambiente estruturado |
title_sort |
Análise da interação entre as estimuladora e as crianças com atraso de desenvolvimento em ambiente estruturado |
author |
Chinelatto, Milena Mara [UNESP] |
author_facet |
Chinelatto, Milena Mara [UNESP] Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato [UNESP] Furquim, Eucilene Stahlberg [UNESP] Oliveira-Pamplin, Renata Christian de [UNESP] Fernandes, Renata Fray [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato [UNESP] Furquim, Eucilene Stahlberg [UNESP] Oliveira-Pamplin, Renata Christian de [UNESP] Fernandes, Renata Fray [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chinelatto, Milena Mara [UNESP] Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato [UNESP] Furquim, Eucilene Stahlberg [UNESP] Oliveira-Pamplin, Renata Christian de [UNESP] Fernandes, Renata Fray [UNESP] |
description |
Este trabalho integra o Projeto de Extensão Universitária – “ Programa de Educação de Pais e de Estimulação junto à criança com atraso de desenvolvimento” e tem como objetivo analisar a interação entre as estimuladoras e as crianças com atraso de desenvolvimento, em ambiente estruturado. Procuram estruturar e orientar as atividades das crianças, aumentando os níveis de interesse, atenção e habilidades da mesma. Esta experiência parece se constituir em uma forma eficiente de suporte aos pais,quando promovem o desenvolvimento infantil e estes podem acompanhar os seus progressos.Esta proposta então pretende estabelecer as relações entre pesquisa, ensino e extensão universitária quando se utiliza das análises das interações entre estimuladoras e crianças em situações lúdicas, no sentido de aprimorar a formação do graduando como mediador da aprendizagem. Participaram do estudo quatro díades, cujas crianças evidenciam níveis de desenvolvimento entre vinte e trinta e seis meses. O registro da observações foi realizado através de gravações em vídeo das situações lúdicas. Foram realizadas 6 sessões de observação com duração de 10 minutos cada. As gravações foram realizadas em duas etapas no intervalo de doze meses entre elas. Totalizaram dezesseis filmagens durante este período. A análise de dados envolveu inicialmente a transcrição literal dos episódios interativos, a identificação das unidades de análise e a definição das categorias de análise. Mostrou-se que estimuladoras e crianças se tornam mais sensíveis aos comportamentos do outro, se engajando gradativamente em interações com maiores níveis de mutualidade. As estimuladoras, por sua vez, revelaram-se progressivamente promotoras de autonomia infantil, e desempenharam-se, de forma adequada, o papel de mediadoras, ajustando-se ao potencial de cada criança. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:09:51Z 2017-01-18T18:09:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ101.htm http://hdl.handle.net/11449/148384 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ101.htm http://hdl.handle.net/11449/148384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128902532431872 |