A imagem - pensamento: o potencial educativo do filme-ensaio com o Grupo Kino-Olho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canto, Cláudia Seneme do [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144641
Resumo: A seguinte pesquisa aborda o processo de construção de filmes-ensaio pelo Grupo de Pesquisa e Prática Cinematográfica Kino-Olho, de Rio Claro, interior de São Paulo que tem como objetivo ensinar cinema a jovens e adultos criando um espaço de aprendizado diferenciado capaz de trazer novas formas de pensar a educação e a educação e o cinema. Conforme explica MACHADO (2003), a produção de um filme-ensaio não tem como objetivo final atingir uma perfeição artística, mas sim o processo de produção; como se estes fossem rascunhos de uma obra, visando o pensamento e a construção por trás do filme. Assim, a pesquisa traz uma reflexão sobre os modos de afetação e de criação que possibilitam estas imagens e como elas escapam às modulações já existentes. A pesquisa se propõe a lidar com a incerteza e com o estar fora dos lugares fixos e estabelecidos. Aberta a mostrar quais pensamentos e que modos de produção de pensamentos as imagens do Grupo Kino-Olho criam, possibilitam, produzem e qual experiência é possível aos integrantes do grupo nesta produção. Como metodologia a pesquisa utilizará do registro e da leitura de dados em vídeo, abrangendo as discussões do grupo, o material dos filmes-ensaio e filmagem dos bastidores na realização dos mesmos. Tais filmagens (filme-ensaio e filmagem dos bastidores) resultarão num texto narrativo.
id UNSP_577419570c7cceb50d6175a2fde0cc38
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144641
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A imagem - pensamento: o potencial educativo do filme-ensaio com o Grupo Kino-OlhoThe Image - thought: the educational potential of essay film with Kino-Olho GroupEnsaioPensamentoCinemaExperiênciaEssayThoughtExperienceA seguinte pesquisa aborda o processo de construção de filmes-ensaio pelo Grupo de Pesquisa e Prática Cinematográfica Kino-Olho, de Rio Claro, interior de São Paulo que tem como objetivo ensinar cinema a jovens e adultos criando um espaço de aprendizado diferenciado capaz de trazer novas formas de pensar a educação e a educação e o cinema. Conforme explica MACHADO (2003), a produção de um filme-ensaio não tem como objetivo final atingir uma perfeição artística, mas sim o processo de produção; como se estes fossem rascunhos de uma obra, visando o pensamento e a construção por trás do filme. Assim, a pesquisa traz uma reflexão sobre os modos de afetação e de criação que possibilitam estas imagens e como elas escapam às modulações já existentes. A pesquisa se propõe a lidar com a incerteza e com o estar fora dos lugares fixos e estabelecidos. Aberta a mostrar quais pensamentos e que modos de produção de pensamentos as imagens do Grupo Kino-Olho criam, possibilitam, produzem e qual experiência é possível aos integrantes do grupo nesta produção. Como metodologia a pesquisa utilizará do registro e da leitura de dados em vídeo, abrangendo as discussões do grupo, o material dos filmes-ensaio e filmagem dos bastidores na realização dos mesmos. Tais filmagens (filme-ensaio e filmagem dos bastidores) resultarão num texto narrativo.The following research approaches the essay-films construction process within the Kino-Olho Research Group from Rio Claro, the Rural section of São Paulo’ state. This group aims teaching youngs and adults how to make movies through the creating a space of learning capable of bringing new ways of thinking about education, and education and cinema, in general. According to MACHADO (2003), the production of essay-films does not aim artistic perfection. Instead, the focus is on the production process as if the masterpiece were being sketched through the thoughts and the construction behind the film. The research brings out new ways of deliberate on the modes of affection and creation that allow these images being created and how they escape the existent modulations. The present work, proposes to deal with the uncertainty of being out of the stablished places. Shows how and which thoughts and modes of production the pictures, from Kino-Olho create, allow, produce and what experience is possible for the people involved on this production. Concerning the methodology, the research is going to use the reading of the video data containing the group debates, the essay-films materials and the shootings making of the movies. Such shootings (essay-film and making of) are going to result in a narrative writing.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Canto, Cláudia Seneme do [UNESP]2016-11-17T11:50:46Z2016-11-17T11:50:46Z2016-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14464100087570833004137064P269924485292401890000-0001-8889-750Xporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-21T06:26:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144641Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-21T06:26:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A imagem - pensamento: o potencial educativo do filme-ensaio com o Grupo Kino-Olho
The Image - thought: the educational potential of essay film with Kino-Olho Group
title A imagem - pensamento: o potencial educativo do filme-ensaio com o Grupo Kino-Olho
spellingShingle A imagem - pensamento: o potencial educativo do filme-ensaio com o Grupo Kino-Olho
Canto, Cláudia Seneme do [UNESP]
Ensaio
Pensamento
Cinema
Experiência
Essay
Thought
Experience
title_short A imagem - pensamento: o potencial educativo do filme-ensaio com o Grupo Kino-Olho
title_full A imagem - pensamento: o potencial educativo do filme-ensaio com o Grupo Kino-Olho
title_fullStr A imagem - pensamento: o potencial educativo do filme-ensaio com o Grupo Kino-Olho
title_full_unstemmed A imagem - pensamento: o potencial educativo do filme-ensaio com o Grupo Kino-Olho
title_sort A imagem - pensamento: o potencial educativo do filme-ensaio com o Grupo Kino-Olho
author Canto, Cláudia Seneme do [UNESP]
author_facet Canto, Cláudia Seneme do [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Canto, Cláudia Seneme do [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensaio
Pensamento
Cinema
Experiência
Essay
Thought
Experience
topic Ensaio
Pensamento
Cinema
Experiência
Essay
Thought
Experience
description A seguinte pesquisa aborda o processo de construção de filmes-ensaio pelo Grupo de Pesquisa e Prática Cinematográfica Kino-Olho, de Rio Claro, interior de São Paulo que tem como objetivo ensinar cinema a jovens e adultos criando um espaço de aprendizado diferenciado capaz de trazer novas formas de pensar a educação e a educação e o cinema. Conforme explica MACHADO (2003), a produção de um filme-ensaio não tem como objetivo final atingir uma perfeição artística, mas sim o processo de produção; como se estes fossem rascunhos de uma obra, visando o pensamento e a construção por trás do filme. Assim, a pesquisa traz uma reflexão sobre os modos de afetação e de criação que possibilitam estas imagens e como elas escapam às modulações já existentes. A pesquisa se propõe a lidar com a incerteza e com o estar fora dos lugares fixos e estabelecidos. Aberta a mostrar quais pensamentos e que modos de produção de pensamentos as imagens do Grupo Kino-Olho criam, possibilitam, produzem e qual experiência é possível aos integrantes do grupo nesta produção. Como metodologia a pesquisa utilizará do registro e da leitura de dados em vídeo, abrangendo as discussões do grupo, o material dos filmes-ensaio e filmagem dos bastidores na realização dos mesmos. Tais filmagens (filme-ensaio e filmagem dos bastidores) resultarão num texto narrativo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-17T11:50:46Z
2016-11-17T11:50:46Z
2016-09-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144641
000875708
33004137064P2
6992448529240189
0000-0001-8889-750X
url http://hdl.handle.net/11449/144641
identifier_str_mv 000875708
33004137064P2
6992448529240189
0000-0001-8889-750X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047054721679360