Química experimental ao alcance de todos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, André Knap [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Ferraresi, Felipe [UNESP], Antunes, Gabriel Fernando [UNESP], Almeida Filho, Francisco de [UNESP], Costa, Maria angélica Martins [UNESP], Caraschi, José Cláudio [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143509
Resumo: Itapeva é uma cidade localizada no sul do estado de São Paulo, que até então se caracteriza pelo baixo desenvolvimento. Os profissionais da cidade enfrentam muitas dificuldades quando desejam aprimorar-se, necessitando de cursos de capacitação que estão em cidades distantes. Desta forma propomos neste projeto, auxiliar os professores e alunos do ensino médio no desenvolvimento e aprimoramento da disciplina de Química teórica e experimental, elaborando aulas experimentais de Química realizadas no laboratório da U.D. de Itapeva, sendo que o conteúdo das aulas teóricas e práticas estão de acordo com o conteúdo programático do ensino médio. Os títulos das aulas são: O laboratório de Química, Propriedades gerais dos materiais (densidade), Processos mecânicos de separação, Obtenção da Propanona, Ácidos e Bases, Separação Gasolina e Álcool e Destilação da madeira, entre outras.Desejamos com esse projeto uma maior interação entre a U.D.Itapeva e comunidade local, bem como uma melhoria e um maior interesse no estudo da química, auxiliando alunos e professores no seu desenvolvimento. Aprimoramento do estudo de Química para os professores e alunos do ensino médio. Primeiramente foram confeccionadas mini apostilas contendo os assuntos que serão abordados na aula prática. O conteúdo das mini apostilas devem ser previamente discutido pelos professores do ensino médio em sua própria sala de aula para que o aluno tenha um embasamento teórico do que será realizado no laboratório. Em seguida as aulas práticas dos alunos serão marcadas por um sistema de agendamento, de acordo com a disponibilidade do laboratório da unidade. As aulas práticas serão ministradas pelos professores e pelo aluno bolsista da Unidade e acompanhadas pelo técnico do laboratório. O aluno iniciará o curso apresentando uma aula de revisão teórica, as aulas práticas seguintes acompanharão o cronograma do projeto. No final das aulas práticas os alunos preencherão um questionário de avaliação de aprendizagem. Os resultados esperados serão avaliados durante as aulas práticas, por meio de questões sobre a aula e questões pessoais sobre a disciplina de química. Serão avaliados o número de alunos, participação, previdade da matéria, aprendizagem e comportamento do aluno no laboratório. Estima-se atender até o fim do projeto, aproximadamente 200 alunos do ensino médio entre 5 escolas públicas diferentes da cidade de Itapeva.
id UNSP_57b6bd93666b6400a56a96f95afc9f65
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143509
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Química experimental ao alcance de todosItapeva é uma cidade localizada no sul do estado de São Paulo, que até então se caracteriza pelo baixo desenvolvimento. Os profissionais da cidade enfrentam muitas dificuldades quando desejam aprimorar-se, necessitando de cursos de capacitação que estão em cidades distantes. Desta forma propomos neste projeto, auxiliar os professores e alunos do ensino médio no desenvolvimento e aprimoramento da disciplina de Química teórica e experimental, elaborando aulas experimentais de Química realizadas no laboratório da U.D. de Itapeva, sendo que o conteúdo das aulas teóricas e práticas estão de acordo com o conteúdo programático do ensino médio. Os títulos das aulas são: O laboratório de Química, Propriedades gerais dos materiais (densidade), Processos mecânicos de separação, Obtenção da Propanona, Ácidos e Bases, Separação Gasolina e Álcool e Destilação da madeira, entre outras.Desejamos com esse projeto uma maior interação entre a U.D.Itapeva e comunidade local, bem como uma melhoria e um maior interesse no estudo da química, auxiliando alunos e professores no seu desenvolvimento. Aprimoramento do estudo de Química para os professores e alunos do ensino médio. Primeiramente foram confeccionadas mini apostilas contendo os assuntos que serão abordados na aula prática. O conteúdo das mini apostilas devem ser previamente discutido pelos professores do ensino médio em sua própria sala de aula para que o aluno tenha um embasamento teórico do que será realizado no laboratório. Em seguida as aulas práticas dos alunos serão marcadas por um sistema de agendamento, de acordo com a disponibilidade do laboratório da unidade. As aulas práticas serão ministradas pelos professores e pelo aluno bolsista da Unidade e acompanhadas pelo técnico do laboratório. O aluno iniciará o curso apresentando uma aula de revisão teórica, as aulas práticas seguintes acompanharão o cronograma do projeto. No final das aulas práticas os alunos preencherão um questionário de avaliação de aprendizagem. Os resultados esperados serão avaliados durante as aulas práticas, por meio de questões sobre a aula e questões pessoais sobre a disciplina de química. Serão avaliados o número de alunos, participação, previdade da matéria, aprendizagem e comportamento do aluno no laboratório. Estima-se atender até o fim do projeto, aproximadamente 200 alunos do ensino médio entre 5 escolas públicas diferentes da cidade de Itapeva.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Experimental de ItapevaUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Experimental de ItapevaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, André Knap [UNESP]Ferraresi, Felipe [UNESP]Antunes, Gabriel Fernando [UNESP]Almeida Filho, Francisco de [UNESP]Costa, Maria angélica Martins [UNESP]Caraschi, José Cláudio [UNESP]2016-09-01T13:57:50Z2016-09-01T13:57:50Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject133application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 133http://hdl.handle.net/11449/1435092005-133-ribeiro.pdf38682526246272325729302235544407PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-01T06:20:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143509Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:51:59.802392Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Química experimental ao alcance de todos
title Química experimental ao alcance de todos
spellingShingle Química experimental ao alcance de todos
Ribeiro, André Knap [UNESP]
title_short Química experimental ao alcance de todos
title_full Química experimental ao alcance de todos
title_fullStr Química experimental ao alcance de todos
title_full_unstemmed Química experimental ao alcance de todos
title_sort Química experimental ao alcance de todos
author Ribeiro, André Knap [UNESP]
author_facet Ribeiro, André Knap [UNESP]
Ferraresi, Felipe [UNESP]
Antunes, Gabriel Fernando [UNESP]
Almeida Filho, Francisco de [UNESP]
Costa, Maria angélica Martins [UNESP]
Caraschi, José Cláudio [UNESP]
author_role author
author2 Ferraresi, Felipe [UNESP]
Antunes, Gabriel Fernando [UNESP]
Almeida Filho, Francisco de [UNESP]
Costa, Maria angélica Martins [UNESP]
Caraschi, José Cláudio [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, André Knap [UNESP]
Ferraresi, Felipe [UNESP]
Antunes, Gabriel Fernando [UNESP]
Almeida Filho, Francisco de [UNESP]
Costa, Maria angélica Martins [UNESP]
Caraschi, José Cláudio [UNESP]
description Itapeva é uma cidade localizada no sul do estado de São Paulo, que até então se caracteriza pelo baixo desenvolvimento. Os profissionais da cidade enfrentam muitas dificuldades quando desejam aprimorar-se, necessitando de cursos de capacitação que estão em cidades distantes. Desta forma propomos neste projeto, auxiliar os professores e alunos do ensino médio no desenvolvimento e aprimoramento da disciplina de Química teórica e experimental, elaborando aulas experimentais de Química realizadas no laboratório da U.D. de Itapeva, sendo que o conteúdo das aulas teóricas e práticas estão de acordo com o conteúdo programático do ensino médio. Os títulos das aulas são: O laboratório de Química, Propriedades gerais dos materiais (densidade), Processos mecânicos de separação, Obtenção da Propanona, Ácidos e Bases, Separação Gasolina e Álcool e Destilação da madeira, entre outras.Desejamos com esse projeto uma maior interação entre a U.D.Itapeva e comunidade local, bem como uma melhoria e um maior interesse no estudo da química, auxiliando alunos e professores no seu desenvolvimento. Aprimoramento do estudo de Química para os professores e alunos do ensino médio. Primeiramente foram confeccionadas mini apostilas contendo os assuntos que serão abordados na aula prática. O conteúdo das mini apostilas devem ser previamente discutido pelos professores do ensino médio em sua própria sala de aula para que o aluno tenha um embasamento teórico do que será realizado no laboratório. Em seguida as aulas práticas dos alunos serão marcadas por um sistema de agendamento, de acordo com a disponibilidade do laboratório da unidade. As aulas práticas serão ministradas pelos professores e pelo aluno bolsista da Unidade e acompanhadas pelo técnico do laboratório. O aluno iniciará o curso apresentando uma aula de revisão teórica, as aulas práticas seguintes acompanharão o cronograma do projeto. No final das aulas práticas os alunos preencherão um questionário de avaliação de aprendizagem. Os resultados esperados serão avaliados durante as aulas práticas, por meio de questões sobre a aula e questões pessoais sobre a disciplina de química. Serão avaliados o número de alunos, participação, previdade da matéria, aprendizagem e comportamento do aluno no laboratório. Estima-se atender até o fim do projeto, aproximadamente 200 alunos do ensino médio entre 5 escolas públicas diferentes da cidade de Itapeva.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:57:50Z
2016-09-01T13:57:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 133
http://hdl.handle.net/11449/143509
2005-133-ribeiro.pdf
3868252624627232
5729302235544407
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143509
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 133
2005-133-ribeiro.pdf
3868252624627232
5729302235544407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129367469981696