Química experimental ao alcance de todos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143509 |
Resumo: | Itapeva é uma cidade localizada no sul do estado de São Paulo, que até então se caracteriza pelo baixo desenvolvimento. Os profissionais da cidade enfrentam muitas dificuldades quando desejam aprimorar-se, necessitando de cursos de capacitação que estão em cidades distantes. Desta forma propomos neste projeto, auxiliar os professores e alunos do ensino médio no desenvolvimento e aprimoramento da disciplina de Química teórica e experimental, elaborando aulas experimentais de Química realizadas no laboratório da U.D. de Itapeva, sendo que o conteúdo das aulas teóricas e práticas estão de acordo com o conteúdo programático do ensino médio. Os títulos das aulas são: O laboratório de Química, Propriedades gerais dos materiais (densidade), Processos mecânicos de separação, Obtenção da Propanona, Ácidos e Bases, Separação Gasolina e Álcool e Destilação da madeira, entre outras.Desejamos com esse projeto uma maior interação entre a U.D.Itapeva e comunidade local, bem como uma melhoria e um maior interesse no estudo da química, auxiliando alunos e professores no seu desenvolvimento. Aprimoramento do estudo de Química para os professores e alunos do ensino médio. Primeiramente foram confeccionadas mini apostilas contendo os assuntos que serão abordados na aula prática. O conteúdo das mini apostilas devem ser previamente discutido pelos professores do ensino médio em sua própria sala de aula para que o aluno tenha um embasamento teórico do que será realizado no laboratório. Em seguida as aulas práticas dos alunos serão marcadas por um sistema de agendamento, de acordo com a disponibilidade do laboratório da unidade. As aulas práticas serão ministradas pelos professores e pelo aluno bolsista da Unidade e acompanhadas pelo técnico do laboratório. O aluno iniciará o curso apresentando uma aula de revisão teórica, as aulas práticas seguintes acompanharão o cronograma do projeto. No final das aulas práticas os alunos preencherão um questionário de avaliação de aprendizagem. Os resultados esperados serão avaliados durante as aulas práticas, por meio de questões sobre a aula e questões pessoais sobre a disciplina de química. Serão avaliados o número de alunos, participação, previdade da matéria, aprendizagem e comportamento do aluno no laboratório. Estima-se atender até o fim do projeto, aproximadamente 200 alunos do ensino médio entre 5 escolas públicas diferentes da cidade de Itapeva. |
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Itapeva é uma cidade localizada no sul do estado de São Paulo, que até então se caracteriza pelo baixo desenvolvimento. Os profissionais da cidade enfrentam muitas dificuldades quando desejam aprimorar-se, necessitando de cursos de capacitação que estão em cidades distantes. Desta forma propomos neste projeto, auxiliar os professores e alunos do ensino médio no desenvolvimento e aprimoramento da disciplina de Química teórica e experimental, elaborando aulas experimentais de Química realizadas no laboratório da U.D. de Itapeva, sendo que o conteúdo das aulas teóricas e práticas estão de acordo com o conteúdo programático do ensino médio. Os títulos das aulas são: O laboratório de Química, Propriedades gerais dos materiais (densidade), Processos mecânicos de separação, Obtenção da Propanona, Ácidos e Bases, Separação Gasolina e Álcool e Destilação da madeira, entre outras.Desejamos com esse projeto uma maior interação entre a U.D.Itapeva e comunidade local, bem como uma melhoria e um maior interesse no estudo da química, auxiliando alunos e professores no seu desenvolvimento. Aprimoramento do estudo de Química para os professores e alunos do ensino médio. Primeiramente foram confeccionadas mini apostilas contendo os assuntos que serão abordados na aula prática. O conteúdo das mini apostilas devem ser previamente discutido pelos professores do ensino médio em sua própria sala de aula para que o aluno tenha um embasamento teórico do que será realizado no laboratório. Em seguida as aulas práticas dos alunos serão marcadas por um sistema de agendamento, de acordo com a disponibilidade do laboratório da unidade. As aulas práticas serão ministradas pelos professores e pelo aluno bolsista da Unidade e acompanhadas pelo técnico do laboratório. O aluno iniciará o curso apresentando uma aula de revisão teórica, as aulas práticas seguintes acompanharão o cronograma do projeto. No final das aulas práticas os alunos preencherão um questionário de avaliação de aprendizagem. Os resultados esperados serão avaliados durante as aulas práticas, por meio de questões sobre a aula e questões pessoais sobre a disciplina de química. Serão avaliados o número de alunos, participação, previdade da matéria, aprendizagem e comportamento do aluno no laboratório. Estima-se atender até o fim do projeto, aproximadamente 200 alunos do ensino médio entre 5 escolas públicas diferentes da cidade de Itapeva. |
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