Tradição e experimentalismo: a dança dos sentidos na música popular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4369e2018033 http://hdl.handle.net/11449/183729 |
Resumo: | Absctract This short essay is a discussion of the meanings of the expression popular music. Our starting point are Richard Middleton’s findings on the polysemy of popular music. However, we problematize the discussion of Middleton when we compare it with the perspective of Cultural Studies on what is meant by popular culture, as well as with the perspective of Critical Theory about what is understood by the vanguard. Thus, the expression popular music, rather than a concept, becomes a field for disputing various cultural forces that constituted the contemporary sonority, from folklore to modernism, from mass culture to experimentalism. |
id |
UNSP_57c1f33fcd5eeffac3359257972bd551 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/183729 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Tradição e experimentalismo: a dança dos sentidos na música popularTradition and experimentalism: the dance of the meanings of popular musicpopular musiccultural studiesexperimental musicfolk musictraditional musicmúsica popularestudos culturaismúsica experimentalmúsica tradicionalAbsctract This short essay is a discussion of the meanings of the expression popular music. Our starting point are Richard Middleton’s findings on the polysemy of popular music. However, we problematize the discussion of Middleton when we compare it with the perspective of Cultural Studies on what is meant by popular culture, as well as with the perspective of Critical Theory about what is understood by the vanguard. Thus, the expression popular music, rather than a concept, becomes a field for disputing various cultural forces that constituted the contemporary sonority, from folklore to modernism, from mass culture to experimentalism.Resumo Este pequeno ensaio é uma discussão sobre os significados da expressão música popular. Nosso ponto de partida provém das constatações de Richard Middleton sobre a polissemia da música popular. No entanto, problematizamos as questões de Middleton quando o cotejamos com a perspectiva dos Estudos Culturais sobre o que se entende por cultura popular, bem como com a perspectiva da teoria crítica sobre o que se entende por vanguarda. Assim, a expressão música popular, mais que um conceito, torna-se um campo em disputa pelas várias forças culturais que constituíram a sonoridade contemporânea, do folclore ao modernismo, da cultura de massa ao experimentalismo.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fenerick, José Adriano2019-10-03T17:31:23Z2019-10-03T17:31:23Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article-application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4369e2018033História (São Paulo). Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, v. 37, p. -, 2018.0101-9074http://hdl.handle.net/11449/18372910.1590/1980-4369e2018033S0101-90742018000100301S0101-90742018000100301.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporHistória (São Paulo)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-29T06:17:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183729Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:34:19.484792Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tradição e experimentalismo: a dança dos sentidos na música popular Tradition and experimentalism: the dance of the meanings of popular music |
title |
Tradição e experimentalismo: a dança dos sentidos na música popular |
spellingShingle |
Tradição e experimentalismo: a dança dos sentidos na música popular Fenerick, José Adriano popular music cultural studies experimental music folk music traditional music música popular estudos culturais música experimental música tradicional |
title_short |
Tradição e experimentalismo: a dança dos sentidos na música popular |
title_full |
Tradição e experimentalismo: a dança dos sentidos na música popular |
title_fullStr |
Tradição e experimentalismo: a dança dos sentidos na música popular |
title_full_unstemmed |
Tradição e experimentalismo: a dança dos sentidos na música popular |
title_sort |
Tradição e experimentalismo: a dança dos sentidos na música popular |
author |
Fenerick, José Adriano |
author_facet |
Fenerick, José Adriano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fenerick, José Adriano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
popular music cultural studies experimental music folk music traditional music música popular estudos culturais música experimental música tradicional |
topic |
popular music cultural studies experimental music folk music traditional music música popular estudos culturais música experimental música tradicional |
description |
Absctract This short essay is a discussion of the meanings of the expression popular music. Our starting point are Richard Middleton’s findings on the polysemy of popular music. However, we problematize the discussion of Middleton when we compare it with the perspective of Cultural Studies on what is meant by popular culture, as well as with the perspective of Critical Theory about what is understood by the vanguard. Thus, the expression popular music, rather than a concept, becomes a field for disputing various cultural forces that constituted the contemporary sonority, from folklore to modernism, from mass culture to experimentalism. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-10-03T17:31:23Z 2019-10-03T17:31:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1980-4369e2018033 História (São Paulo). Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, v. 37, p. -, 2018. 0101-9074 http://hdl.handle.net/11449/183729 10.1590/1980-4369e2018033 S0101-90742018000100301 S0101-90742018000100301.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/1980-4369e2018033 http://hdl.handle.net/11449/183729 |
identifier_str_mv |
História (São Paulo). Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, v. 37, p. -, 2018. 0101-9074 10.1590/1980-4369e2018033 S0101-90742018000100301 S0101-90742018000100301.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
História (São Paulo) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
- application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129337588711424 |