O final da Educação Infantil e o início do Ensino Fundamental: a escola revelada por crianças e professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raniro, Caroline [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/143978
Resumo: Acreditando que as crianças são ativas em seus contextos e capazes de revelar as realidades que as cercam, considerando que o conceito de infância vem se constituindo historicamente a partir das estruturas sociais, culturais, políticas e econômicas que envolvem as crianças e ainda nas relações que elas estabelecem com os outros, reconhecendo a importância dos contextos que direta ou indiretamente atingem as crianças e dado que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 vem sofrendo alterações que regem a escolaridade das crianças pequenas, o objetivo geral deste trabalho foi identificar, compreender e analisar a partir de concepções de crianças e suas professoras, como a escolarização nos dois últimos anos da Educação Infantil e nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental vem se constituindo e as influenciando em um Centro Educacional Unificado (CEU) da cidade de São Paulo/SP. Neste cenário, a pesquisa de natureza qualitativa coletou dados no segundo semestre de 2014, a partir de cinco sessões de grupo focal com três grupos distintos: um grupo com 10 crianças matriculadas nos dois últimos anos da Educação Infantil, um grupo com 8 crianças matriculadas nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental e um grupo formado por 4 professoras das crianças participantes. Os dados coletados foram categorizados e analisados à luz da perspectiva bioecológica que se constitui no modelo Processo-PessoaContexto-Tempo e em estudos da Sociologia da Infância, que consideram a infância como uma categoria permanente na estrutura social e concebem as crianças como atores sociais plenos e produtores de cultura capazes de interpretarem e revelarem seus mundos; além de outros autores que abordam temáticas que se aproximam a da que esta tese se propôs. Os resultados indicaram que a infraestrutura do CEU se diferencia por oferecer em um mesmo ambiente equipamentos de educação, lazer, cultura e esporte com acesso a toda comunidade, tendo as crianças mais possibilidade de vivenciarem ali práticas que em outras situações não teriam. As crianças pertencem a camadas populares, com predomínio de famílias estendidas e pais separados. Suas concepções revelaram que elas assumem os papeis de alunos e crianças, ainda que tenham definido particularidades relacionadas à ocupação ou local de inserção. Elas consideraram que se diferenciam dos adultos em algumas funções - ambos produtivos em seus contextos. Pareceram bem relacionadas entre si, gostam das professoras e estas buscam constituir vínculos com os alunos – estreitando as relações à medida que isso é possível dentro da rotina escolar. As crianças ainda pareceram gostar e estarem adaptadas à escola, atribuindo valor a ela e ao processo de escolarização e não apresentaram grandes perturbações ao que vem sendo oferecido. As professoras apresentaram experiências diversas, disseram gostar do que fazem apontando considerações relacionadas à profissão e concebem o professor como um aprendiz em constante interação com seus alunos. Elas não se opuseram as alterações legais mas indicaram adequações ao sistema escolar. A Educação Infantil revelou uma proposta de trabalho mais flexível do que o Ensino Fundamental que trabalha com foco para alfabetização. Há mais descontinuidades do que continuidades entre uma etapa de ensino e outra – porém alguns aspectos comuns a ambas etapas pareceram atenuar rupturas bruscas. A comunicação com as famílias das crianças se dá principalmente via agenda e presencialmente em situações pontuais. As professoras revelaram que as famílias respondem melhor ao Ensino Fundamental em função das exigências que esta etapa de ensino apresenta em relação à anterior e acreditam que a relação família-escola poderia ser mais qualificada. Os resultados deste estudo contribuirão para a Educação Escolar ao compor conhecimentos a outras pesquisas de natureza semelhante podendo superar conclusões prévias a elas ou serem superados por estudos futuros consolidando a teoria que vai sendo produzida na área. Palavras – chave: Pesquisa com crianças. Pesquisa com professoras. Educação Infantil: préescola. Ensino Fundamental: anos iniciais. Grupo focal.
id UNSP_581de867e0eaded59c0af25e322c3e1a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143978
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O final da Educação Infantil e o início do Ensino Fundamental: a escola revelada por crianças e professorasThe preschool and early elementary education: the school revealed by children and teachersPesquisa com criançasPesquisa com professorasEducação Infantil: pré-escolaEnsino Fundamental: anos iniciaisGrupo focalResearch with childrenSurvey of teachersPre-schoolElementary school: early yearsFocus groupAcreditando que as crianças são ativas em seus contextos e capazes de revelar as realidades que as cercam, considerando que o conceito de infância vem se constituindo historicamente a partir das estruturas sociais, culturais, políticas e econômicas que envolvem as crianças e ainda nas relações que elas estabelecem com os outros, reconhecendo a importância dos contextos que direta ou indiretamente atingem as crianças e dado que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 vem sofrendo alterações que regem a escolaridade das crianças pequenas, o objetivo geral deste trabalho foi identificar, compreender e analisar a partir de concepções de crianças e suas professoras, como a escolarização nos dois últimos anos da Educação Infantil e nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental vem se constituindo e as influenciando em um Centro Educacional Unificado (CEU) da cidade de São Paulo/SP. Neste cenário, a pesquisa de natureza qualitativa coletou dados no segundo semestre de 2014, a partir de cinco sessões de grupo focal com três grupos distintos: um grupo com 10 crianças matriculadas nos dois últimos anos da Educação Infantil, um grupo com 8 crianças matriculadas nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental e um grupo formado por 4 professoras das crianças participantes. Os dados coletados foram categorizados e analisados à luz da perspectiva bioecológica que se constitui no modelo Processo-PessoaContexto-Tempo e em estudos da Sociologia da Infância, que consideram a infância como uma categoria permanente na estrutura social e concebem as crianças como atores sociais plenos e produtores de cultura capazes de interpretarem e revelarem seus mundos; além de outros autores que abordam temáticas que se aproximam a da que esta tese se propôs. Os resultados indicaram que a infraestrutura do CEU se diferencia por oferecer em um mesmo ambiente equipamentos de educação, lazer, cultura e esporte com acesso a toda comunidade, tendo as crianças mais possibilidade de vivenciarem ali práticas que em outras situações não teriam. As crianças pertencem a camadas populares, com predomínio de famílias estendidas e pais separados. Suas concepções revelaram que elas assumem os papeis de alunos e crianças, ainda que tenham definido particularidades relacionadas à ocupação ou local de inserção. Elas consideraram que se diferenciam dos adultos em algumas funções - ambos produtivos em seus contextos. Pareceram bem relacionadas entre si, gostam das professoras e estas buscam constituir vínculos com os alunos – estreitando as relações à medida que isso é possível dentro da rotina escolar. As crianças ainda pareceram gostar e estarem adaptadas à escola, atribuindo valor a ela e ao processo de escolarização e não apresentaram grandes perturbações ao que vem sendo oferecido. As professoras apresentaram experiências diversas, disseram gostar do que fazem apontando considerações relacionadas à profissão e concebem o professor como um aprendiz em constante interação com seus alunos. Elas não se opuseram as alterações legais mas indicaram adequações ao sistema escolar. A Educação Infantil revelou uma proposta de trabalho mais flexível do que o Ensino Fundamental que trabalha com foco para alfabetização. Há mais descontinuidades do que continuidades entre uma etapa de ensino e outra – porém alguns aspectos comuns a ambas etapas pareceram atenuar rupturas bruscas. A comunicação com as famílias das crianças se dá principalmente via agenda e presencialmente em situações pontuais. As professoras revelaram que as famílias respondem melhor ao Ensino Fundamental em função das exigências que esta etapa de ensino apresenta em relação à anterior e acreditam que a relação família-escola poderia ser mais qualificada. Os resultados deste estudo contribuirão para a Educação Escolar ao compor conhecimentos a outras pesquisas de natureza semelhante podendo superar conclusões prévias a elas ou serem superados por estudos futuros consolidando a teoria que vai sendo produzida na área. Palavras – chave: Pesquisa com crianças. Pesquisa com professoras. Educação Infantil: préescola. Ensino Fundamental: anos iniciais. Grupo focal.Believing that children are active in their context and able to reveal the realities that surround them, considering that the concept of childhood has constituted historically from social structures, cultural, political and economic involving children and also in the relationships that they establish with others, recognizing the importance of the contexts directly or indirectly affecting children and given that the Law of Guidelines and Bases of National Education No. 9394/96 has undergone changes that guide the education of young children, the aim of this study was to identify, understand and analyze from children's views and their teachers how the education in the last two years of pre-school and the first two years of elementary school has been constituting and influencing in a Unified Educational Center (UEC) in São Paulo/SP. In this scenario, the qualitative survey collected data in the second semester of 2014, from five focus group sessions with three distinct groups: one group with 10 children enrolled in the last two years of pre-school, a group of 8 children enrolled in first two years of elementary school and a group of 4 teachers of participating children. The collected data were categorized and analyzed according to the bioecological perspective that constitutes the model Process-Person-Context-Time and Sociological Studies of Child, which considers childhood as a permanent category in the social structure and conceive children as full social actors and producers of culture able to interpret and reveal their worlds; beyound authors that address issues that are close to the proposed by this thesis. The results proposes that the infrastructure of the UEC is different to offer in the same environment education equipment, leisure, culture and sports with access to the entire community, having the children more possibility to experience in that place practices that in other situations they would not have. Children belong to the urban poor, with a predominance of extended families structure and single parents. Their view reveal that they assume the roles of students and children, even though they define characteristics related to occupation or the place of insertion. They consider that differ from adults in some functions - both productive in their contexts. They seemed to be well related to each other, like the teachers whose search for establish links with the students - strengthening relationships as this is possible within the school routine. The children still seemed to be adapted to the school, assigning value to it and the process of schooling and had no major disruption to what has been offered. The teachers had different experiences, said that they like what they do pointing some considerations related to the profession and conceive the teacher as an apprentice in constant interaction with their students. They did not oppose the legal changes but indicated adjustments to the school system. The pre-school revealed a more flexible work proposal than the elementary school that works with focus on literacy. There are more discontinuities than continuities between a stage of education and the other – however some aspects common to both steps seem to mitigate sudden breaks. Communication between the families of children is done mainly via agenda and in personal in specific situations. The teachers reveal that families respond better to primary education in accordance with the requirements that this stage has based on the previous stage and believe that the family-school relationship could be more qualified. The results of this study will contribute to the school education once will assemble knowledge to other same nature which can overcome previous conclusions to them or be overcome by future studies consolidating the theory that is being produced in the area.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPq: 148783/2012-0Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Raniro, Caroline [UNESP]2016-09-27T13:19:29Z2016-09-27T13:19:29Z2016-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14397800087307633004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:09:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143978Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:58:23.647436Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O final da Educação Infantil e o início do Ensino Fundamental: a escola revelada por crianças e professoras
The preschool and early elementary education: the school revealed by children and teachers
title O final da Educação Infantil e o início do Ensino Fundamental: a escola revelada por crianças e professoras
spellingShingle O final da Educação Infantil e o início do Ensino Fundamental: a escola revelada por crianças e professoras
Raniro, Caroline [UNESP]
Pesquisa com crianças
Pesquisa com professoras
Educação Infantil: pré-escola
Ensino Fundamental: anos iniciais
Grupo focal
Research with children
Survey of teachers
Pre-school
Elementary school: early years
Focus group
title_short O final da Educação Infantil e o início do Ensino Fundamental: a escola revelada por crianças e professoras
title_full O final da Educação Infantil e o início do Ensino Fundamental: a escola revelada por crianças e professoras
title_fullStr O final da Educação Infantil e o início do Ensino Fundamental: a escola revelada por crianças e professoras
title_full_unstemmed O final da Educação Infantil e o início do Ensino Fundamental: a escola revelada por crianças e professoras
title_sort O final da Educação Infantil e o início do Ensino Fundamental: a escola revelada por crianças e professoras
author Raniro, Caroline [UNESP]
author_facet Raniro, Caroline [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Raniro, Caroline [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa com crianças
Pesquisa com professoras
Educação Infantil: pré-escola
Ensino Fundamental: anos iniciais
Grupo focal
Research with children
Survey of teachers
Pre-school
Elementary school: early years
Focus group
topic Pesquisa com crianças
Pesquisa com professoras
Educação Infantil: pré-escola
Ensino Fundamental: anos iniciais
Grupo focal
Research with children
Survey of teachers
Pre-school
Elementary school: early years
Focus group
description Acreditando que as crianças são ativas em seus contextos e capazes de revelar as realidades que as cercam, considerando que o conceito de infância vem se constituindo historicamente a partir das estruturas sociais, culturais, políticas e econômicas que envolvem as crianças e ainda nas relações que elas estabelecem com os outros, reconhecendo a importância dos contextos que direta ou indiretamente atingem as crianças e dado que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 vem sofrendo alterações que regem a escolaridade das crianças pequenas, o objetivo geral deste trabalho foi identificar, compreender e analisar a partir de concepções de crianças e suas professoras, como a escolarização nos dois últimos anos da Educação Infantil e nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental vem se constituindo e as influenciando em um Centro Educacional Unificado (CEU) da cidade de São Paulo/SP. Neste cenário, a pesquisa de natureza qualitativa coletou dados no segundo semestre de 2014, a partir de cinco sessões de grupo focal com três grupos distintos: um grupo com 10 crianças matriculadas nos dois últimos anos da Educação Infantil, um grupo com 8 crianças matriculadas nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental e um grupo formado por 4 professoras das crianças participantes. Os dados coletados foram categorizados e analisados à luz da perspectiva bioecológica que se constitui no modelo Processo-PessoaContexto-Tempo e em estudos da Sociologia da Infância, que consideram a infância como uma categoria permanente na estrutura social e concebem as crianças como atores sociais plenos e produtores de cultura capazes de interpretarem e revelarem seus mundos; além de outros autores que abordam temáticas que se aproximam a da que esta tese se propôs. Os resultados indicaram que a infraestrutura do CEU se diferencia por oferecer em um mesmo ambiente equipamentos de educação, lazer, cultura e esporte com acesso a toda comunidade, tendo as crianças mais possibilidade de vivenciarem ali práticas que em outras situações não teriam. As crianças pertencem a camadas populares, com predomínio de famílias estendidas e pais separados. Suas concepções revelaram que elas assumem os papeis de alunos e crianças, ainda que tenham definido particularidades relacionadas à ocupação ou local de inserção. Elas consideraram que se diferenciam dos adultos em algumas funções - ambos produtivos em seus contextos. Pareceram bem relacionadas entre si, gostam das professoras e estas buscam constituir vínculos com os alunos – estreitando as relações à medida que isso é possível dentro da rotina escolar. As crianças ainda pareceram gostar e estarem adaptadas à escola, atribuindo valor a ela e ao processo de escolarização e não apresentaram grandes perturbações ao que vem sendo oferecido. As professoras apresentaram experiências diversas, disseram gostar do que fazem apontando considerações relacionadas à profissão e concebem o professor como um aprendiz em constante interação com seus alunos. Elas não se opuseram as alterações legais mas indicaram adequações ao sistema escolar. A Educação Infantil revelou uma proposta de trabalho mais flexível do que o Ensino Fundamental que trabalha com foco para alfabetização. Há mais descontinuidades do que continuidades entre uma etapa de ensino e outra – porém alguns aspectos comuns a ambas etapas pareceram atenuar rupturas bruscas. A comunicação com as famílias das crianças se dá principalmente via agenda e presencialmente em situações pontuais. As professoras revelaram que as famílias respondem melhor ao Ensino Fundamental em função das exigências que esta etapa de ensino apresenta em relação à anterior e acreditam que a relação família-escola poderia ser mais qualificada. Os resultados deste estudo contribuirão para a Educação Escolar ao compor conhecimentos a outras pesquisas de natureza semelhante podendo superar conclusões prévias a elas ou serem superados por estudos futuros consolidando a teoria que vai sendo produzida na área. Palavras – chave: Pesquisa com crianças. Pesquisa com professoras. Educação Infantil: préescola. Ensino Fundamental: anos iniciais. Grupo focal.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27T13:19:29Z
2016-09-27T13:19:29Z
2016-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/143978
000873076
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/143978
identifier_str_mv 000873076
33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128727633100800