Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tatiana [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/203310
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-02-27/000927562.pdf
Resumo: The main objective of this research is to understand how the evaluation of children's education through learning analysis forms is proceeded with pre-school students (4 to 6 years old). The methodology used was a qualitative research based on a bibliographic study and an analysis of a practical application with children in a private school in the state of São Paulo, with the purpose of demonstrating how this type of assessment instrument works in this age, and how, from these results, it is possible to identify and, if necessary, review the evaluation methods, as well as the practice of the teacher of young children, proposing a reflection about the contributing of evaluation to the students development. This research was carried out in two classes of pre- school levels I and II and also seek the understanding of how educational evaluation can contribute or hinder child development when using classificatory models in the teaching-learning process
id UNSP_582ce3a1f6532a88f225862c9dea41a4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/203310
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação na educação infantil: primeiras aproximaçõesEducação de criançasEducação pre-escolarAvaliação educacionalRendimento escolar - AvaliaçãoAprendizagemPesquisa bibliograficaSão Paulo (Estado)The main objective of this research is to understand how the evaluation of children's education through learning analysis forms is proceeded with pre-school students (4 to 6 years old). The methodology used was a qualitative research based on a bibliographic study and an analysis of a practical application with children in a private school in the state of São Paulo, with the purpose of demonstrating how this type of assessment instrument works in this age, and how, from these results, it is possible to identify and, if necessary, review the evaluation methods, as well as the practice of the teacher of young children, proposing a reflection about the contributing of evaluation to the students development. This research was carried out in two classes of pre- school levels I and II and also seek the understanding of how educational evaluation can contribute or hinder child development when using classificatory models in the teaching-learning processO objetivo principal desta pesquisa é compreender como é realizada a avaliação na educação infantil, a partir do uso de fichas de análise de aprendizagem em turmas de alunos na pré-escola (4 a 6 anos de idade.). A metodologia utilizada foi uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada por meio de estudo bibliográfico sobre o tema e, a prática da avaliação na educação infantil das fichas de análise de aprendizagem (sondagens feitas pelo professor), de alunos com idade entre quatro e seis anos, tendo como recorte para investigação uma escola privada do interior de São Paulo. Desta forma, procurou-se demonstrar como ocorre a avaliação nesta faixa etária, através da utilização deste tipo de instrumento de avaliação (fichas) e como é possível, a partir desses resultados, identificar e, se necessário, (re)pensar a forma de avaliação, bem como a prática do professor de crianças pequenas e, ainda, as possibilidades de contribuição para o desenvolvimento das mesmas. Esta pesquisa foi realizada em duas turmas de pré-escolar I e II, buscando ainda o entendimento de como a avaliação educacional pode contribuir ou dificultar o desenvolvimento infantil quando faz uso de modelos classificatórios e, consequentemente, segregadores no processo de ensino-aprendizagemUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bertagna, Regiane Helena [UNESP]Mello, Liliane Ribeiro de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Tatiana [UNESP]2021-03-10T12:56:28Z2021-03-10T12:56:28Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis40 f.application/pdfFERREIRA, Tatiana. Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações. 2019. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2019.http://hdl.handle.net/11449/203310990009275620206341http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-02-27/000927562.pdfAlmareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T14:12:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/203310Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:16:36.812398Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações
title Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações
spellingShingle Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações
Ferreira, Tatiana [UNESP]
Educação de crianças
Educação pre-escolar
Avaliação educacional
Rendimento escolar - Avaliação
Aprendizagem
Pesquisa bibliografica
São Paulo (Estado)
title_short Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações
title_full Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações
title_fullStr Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações
title_full_unstemmed Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações
title_sort Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações
author Ferreira, Tatiana [UNESP]
author_facet Ferreira, Tatiana [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertagna, Regiane Helena [UNESP]
Mello, Liliane Ribeiro de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Tatiana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Educação pre-escolar
Avaliação educacional
Rendimento escolar - Avaliação
Aprendizagem
Pesquisa bibliografica
São Paulo (Estado)
topic Educação de crianças
Educação pre-escolar
Avaliação educacional
Rendimento escolar - Avaliação
Aprendizagem
Pesquisa bibliografica
São Paulo (Estado)
description The main objective of this research is to understand how the evaluation of children's education through learning analysis forms is proceeded with pre-school students (4 to 6 years old). The methodology used was a qualitative research based on a bibliographic study and an analysis of a practical application with children in a private school in the state of São Paulo, with the purpose of demonstrating how this type of assessment instrument works in this age, and how, from these results, it is possible to identify and, if necessary, review the evaluation methods, as well as the practice of the teacher of young children, proposing a reflection about the contributing of evaluation to the students development. This research was carried out in two classes of pre- school levels I and II and also seek the understanding of how educational evaluation can contribute or hinder child development when using classificatory models in the teaching-learning process
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-03-10T12:56:28Z
2021-03-10T12:56:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Tatiana. Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações. 2019. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2019.
http://hdl.handle.net/11449/203310
990009275620206341
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-02-27/000927562.pdf
identifier_str_mv FERREIRA, Tatiana. Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações. 2019. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2019.
990009275620206341
url http://hdl.handle.net/11449/203310
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-02-27/000927562.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 40 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Alma
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129303984996352