Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/203310 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-02-27/000927562.pdf |
Resumo: | The main objective of this research is to understand how the evaluation of children's education through learning analysis forms is proceeded with pre-school students (4 to 6 years old). The methodology used was a qualitative research based on a bibliographic study and an analysis of a practical application with children in a private school in the state of São Paulo, with the purpose of demonstrating how this type of assessment instrument works in this age, and how, from these results, it is possible to identify and, if necessary, review the evaluation methods, as well as the practice of the teacher of young children, proposing a reflection about the contributing of evaluation to the students development. This research was carried out in two classes of pre- school levels I and II and also seek the understanding of how educational evaluation can contribute or hinder child development when using classificatory models in the teaching-learning process |
id |
UNSP_582ce3a1f6532a88f225862c9dea41a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/203310 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Avaliação na educação infantil: primeiras aproximaçõesEducação de criançasEducação pre-escolarAvaliação educacionalRendimento escolar - AvaliaçãoAprendizagemPesquisa bibliograficaSão Paulo (Estado)The main objective of this research is to understand how the evaluation of children's education through learning analysis forms is proceeded with pre-school students (4 to 6 years old). The methodology used was a qualitative research based on a bibliographic study and an analysis of a practical application with children in a private school in the state of São Paulo, with the purpose of demonstrating how this type of assessment instrument works in this age, and how, from these results, it is possible to identify and, if necessary, review the evaluation methods, as well as the practice of the teacher of young children, proposing a reflection about the contributing of evaluation to the students development. This research was carried out in two classes of pre- school levels I and II and also seek the understanding of how educational evaluation can contribute or hinder child development when using classificatory models in the teaching-learning processO objetivo principal desta pesquisa é compreender como é realizada a avaliação na educação infantil, a partir do uso de fichas de análise de aprendizagem em turmas de alunos na pré-escola (4 a 6 anos de idade.). A metodologia utilizada foi uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada por meio de estudo bibliográfico sobre o tema e, a prática da avaliação na educação infantil das fichas de análise de aprendizagem (sondagens feitas pelo professor), de alunos com idade entre quatro e seis anos, tendo como recorte para investigação uma escola privada do interior de São Paulo. Desta forma, procurou-se demonstrar como ocorre a avaliação nesta faixa etária, através da utilização deste tipo de instrumento de avaliação (fichas) e como é possível, a partir desses resultados, identificar e, se necessário, (re)pensar a forma de avaliação, bem como a prática do professor de crianças pequenas e, ainda, as possibilidades de contribuição para o desenvolvimento das mesmas. Esta pesquisa foi realizada em duas turmas de pré-escolar I e II, buscando ainda o entendimento de como a avaliação educacional pode contribuir ou dificultar o desenvolvimento infantil quando faz uso de modelos classificatórios e, consequentemente, segregadores no processo de ensino-aprendizagemUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bertagna, Regiane Helena [UNESP]Mello, Liliane Ribeiro de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Tatiana [UNESP]2021-03-10T12:56:28Z2021-03-10T12:56:28Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis40 f.application/pdfFERREIRA, Tatiana. Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações. 2019. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2019.http://hdl.handle.net/11449/203310990009275620206341http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-02-27/000927562.pdfAlmareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T14:12:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/203310Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:16:36.812398Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações |
title |
Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações |
spellingShingle |
Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações Ferreira, Tatiana [UNESP] Educação de crianças Educação pre-escolar Avaliação educacional Rendimento escolar - Avaliação Aprendizagem Pesquisa bibliografica São Paulo (Estado) |
title_short |
Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações |
title_full |
Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações |
title_fullStr |
Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações |
title_full_unstemmed |
Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações |
title_sort |
Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações |
author |
Ferreira, Tatiana [UNESP] |
author_facet |
Ferreira, Tatiana [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bertagna, Regiane Helena [UNESP] Mello, Liliane Ribeiro de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Tatiana [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de crianças Educação pre-escolar Avaliação educacional Rendimento escolar - Avaliação Aprendizagem Pesquisa bibliografica São Paulo (Estado) |
topic |
Educação de crianças Educação pre-escolar Avaliação educacional Rendimento escolar - Avaliação Aprendizagem Pesquisa bibliografica São Paulo (Estado) |
description |
The main objective of this research is to understand how the evaluation of children's education through learning analysis forms is proceeded with pre-school students (4 to 6 years old). The methodology used was a qualitative research based on a bibliographic study and an analysis of a practical application with children in a private school in the state of São Paulo, with the purpose of demonstrating how this type of assessment instrument works in this age, and how, from these results, it is possible to identify and, if necessary, review the evaluation methods, as well as the practice of the teacher of young children, proposing a reflection about the contributing of evaluation to the students development. This research was carried out in two classes of pre- school levels I and II and also seek the understanding of how educational evaluation can contribute or hinder child development when using classificatory models in the teaching-learning process |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-03-10T12:56:28Z 2021-03-10T12:56:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Tatiana. Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações. 2019. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2019. http://hdl.handle.net/11449/203310 990009275620206341 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-02-27/000927562.pdf |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Tatiana. Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações. 2019. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2019. 990009275620206341 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/203310 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-02-27/000927562.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
40 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alma reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129303984996352 |