Revista o cruzeiro: a figura feminina em publicidades de sabonetes de 1949

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Raíssa Medici de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Nascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://publicacoes.unifran.br/index.php/dialogospertinentes/article/view/271
http://hdl.handle.net/11449/125227
Resumo: This article aims at the application of semiotic theory of French line to soap advertisements publicized in the magazine O Cruzeiro in the year 1949. Our objective is to reconstruct the women’s figure present in these texts and to establish its relation to the persuasion of the reader who is led to acquire not only the products, but mainly the values hidden in the announced objects. From the theory we use the generative course of meaning, focusing on the discourse level and assimilating the consumption axiologies proposed by each advertisement. Finally, we intend to assimilate the standard behavior of that society post-Second World War.
id UNSP_584b9569329a9c491e7500fdad54767e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/125227
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Revista o cruzeiro: a figura feminina em publicidades de sabonetes de 1949O CruzeiroWomen’s figureAdvertisements1949SemioticsFormas de vidaMulherRevista o CruzeiroThis article aims at the application of semiotic theory of French line to soap advertisements publicized in the magazine O Cruzeiro in the year 1949. Our objective is to reconstruct the women’s figure present in these texts and to establish its relation to the persuasion of the reader who is led to acquire not only the products, but mainly the values hidden in the announced objects. From the theory we use the generative course of meaning, focusing on the discourse level and assimilating the consumption axiologies proposed by each advertisement. Finally, we intend to assimilate the standard behavior of that society post-Second World War.O artigo consiste na aplicação da teoria semiótica de linha francesa a publicidades de sabonetes anunciadas na revista O Cruzeiro no ano de 1949. Nosso objetivo é reconstruir a figura feminina presente nesses textos e estabelecer sua relação com a persuasão do enunciatário que é levado a adquirir não somente os produtos, mas principalmente os valores investidos nos objetos anunciados. Da teoria empregamos o percurso gerativo do sentido, focalizando o nível discursivo e depreendendo as axiologias de consumo propostas por cada anúncio publicitário. Finalmente, depreendemos o padrão comportamental daquela sociedade pós-Segunda Guerra Mundial.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, RODOVIA ARARAQUARA-JAÚ KM 1, DOS MACHADOS, CEP 14800901, SP, BrasilUniversidade de Franca (Unifran)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, RODOVIA ARARAQUARA-JAÚ KM 1, DOS MACHADOS, CEP 14800901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de Franca (Unifran)Oliveira, Raíssa Medici deNascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos [UNESP]2015-07-15T18:28:42Z2015-07-15T18:28:42Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article163-185http://publicacoes.unifran.br/index.php/dialogospertinentes/article/view/271Diálogos Pertinentes!, v. 6, n. 1, p. 163-185, 2010.1809-17682177-9856http://hdl.handle.net/11449/12522726153532615300461447283462507759Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporDiálogos Pertinentes!info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T16:23:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125227Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:57:13.921605Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Revista o cruzeiro: a figura feminina em publicidades de sabonetes de 1949
title Revista o cruzeiro: a figura feminina em publicidades de sabonetes de 1949
spellingShingle Revista o cruzeiro: a figura feminina em publicidades de sabonetes de 1949
Oliveira, Raíssa Medici de
O Cruzeiro
Women’s figure
Advertisements
1949
Semiotics
Formas de vida
Mulher
Revista o Cruzeiro
title_short Revista o cruzeiro: a figura feminina em publicidades de sabonetes de 1949
title_full Revista o cruzeiro: a figura feminina em publicidades de sabonetes de 1949
title_fullStr Revista o cruzeiro: a figura feminina em publicidades de sabonetes de 1949
title_full_unstemmed Revista o cruzeiro: a figura feminina em publicidades de sabonetes de 1949
title_sort Revista o cruzeiro: a figura feminina em publicidades de sabonetes de 1949
author Oliveira, Raíssa Medici de
author_facet Oliveira, Raíssa Medici de
Nascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos [UNESP]
author_role author
author2 Nascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade de Franca (Unifran)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Raíssa Medici de
Nascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv O Cruzeiro
Women’s figure
Advertisements
1949
Semiotics
Formas de vida
Mulher
Revista o Cruzeiro
topic O Cruzeiro
Women’s figure
Advertisements
1949
Semiotics
Formas de vida
Mulher
Revista o Cruzeiro
description This article aims at the application of semiotic theory of French line to soap advertisements publicized in the magazine O Cruzeiro in the year 1949. Our objective is to reconstruct the women’s figure present in these texts and to establish its relation to the persuasion of the reader who is led to acquire not only the products, but mainly the values hidden in the announced objects. From the theory we use the generative course of meaning, focusing on the discourse level and assimilating the consumption axiologies proposed by each advertisement. Finally, we intend to assimilate the standard behavior of that society post-Second World War.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-07-15T18:28:42Z
2015-07-15T18:28:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoes.unifran.br/index.php/dialogospertinentes/article/view/271
Diálogos Pertinentes!, v. 6, n. 1, p. 163-185, 2010.
1809-1768
2177-9856
http://hdl.handle.net/11449/125227
2615353261530046
1447283462507759
url http://publicacoes.unifran.br/index.php/dialogospertinentes/article/view/271
http://hdl.handle.net/11449/125227
identifier_str_mv Diálogos Pertinentes!, v. 6, n. 1, p. 163-185, 2010.
1809-1768
2177-9856
2615353261530046
1447283462507759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Diálogos Pertinentes!
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 163-185
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129377902264320