A presença feminina no cangaço: práticas e representações (1930-1940)
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/93408 |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo discutir as práticas e representações femininas no interior do cangaço, no período de 1930/1940, década que inaugura a incorporação de mulheres nos bandos. Considerando-se as formas de inserção (voluntária e involuntária), procuramos compreender e discutir os papéis atribuídos as cangaceiras e sua condição específica de ser mulher num espaço permeado pela violência. Neste sentido, será relevante considerar o desempenho com armas de fogo e a atuação de cada uma delas nos embates violentos em que estiveram envolvidas. E ainda, a preocupação com o embelezamento do corpo, o apreço por jóias e apetrechos diversos, identificados sobretudo, na composição de suas vestimentas que, traduzem um determinado perfil de mulher. Tomando por base este tipo de problemática, uma das preocupações desta pesquisa é analisar as vivências interpessoais no interior dos grupos a partir da bibliografia especializada, de obras de memorialistas que trabalharam o tema, e de outras fontes como: depoimentos orais, entrevistas, documentários, fotografias, imprensa e literatura de cordel. |
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A presença feminina no cangaço: práticas e representações (1930-1940)CangaçoMulheresCangaceiraMulher cangaceiraMulher sertanejaBanditismo ruralCangaceira womanSertaneja womanRural banditryEsta dissertação tem por objetivo discutir as práticas e representações femininas no interior do cangaço, no período de 1930/1940, década que inaugura a incorporação de mulheres nos bandos. Considerando-se as formas de inserção (voluntária e involuntária), procuramos compreender e discutir os papéis atribuídos as cangaceiras e sua condição específica de ser mulher num espaço permeado pela violência. Neste sentido, será relevante considerar o desempenho com armas de fogo e a atuação de cada uma delas nos embates violentos em que estiveram envolvidas. E ainda, a preocupação com o embelezamento do corpo, o apreço por jóias e apetrechos diversos, identificados sobretudo, na composição de suas vestimentas que, traduzem um determinado perfil de mulher. Tomando por base este tipo de problemática, uma das preocupações desta pesquisa é analisar as vivências interpessoais no interior dos grupos a partir da bibliografia especializada, de obras de memorialistas que trabalharam o tema, e de outras fontes como: depoimentos orais, entrevistas, documentários, fotografias, imprensa e literatura de cordel.This dissertation has the aim to discuss the women's practices and representations in the cangaço from 1930 to 1940, time that started their incorporation in the bands. Considering the ways of joining them (volunteer or not), we searched the comprehension and discussion of the roles given to the cangaceiras and their specific condition of being a woman in a space characterized by the violence. In this sense, it will be relevant to consider the performance with guns and the deeds of each of them in the violent fights in which they were involved. Also, the worry about the beauty of the body, the liking for jewels and several accessories identified, specially, in the combination of their clothing, which translates a determined profile of woman. Basing ourselves on this kind of problem, one of the concerns of this research is to analyze the interpersonal experiences inside the groups from specialized bibliography of memoir authors that worked on the topic and other sources, such as: oral testimonies, interviews, documentaries, photos, press and cordel literature.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Zélia Lopes da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Ana Paula Saraiva de [UNESP]2014-06-11T19:26:38Z2014-06-11T19:26:38Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis242 f. : il.color.application/pdfFREITAS, Ana Paula Saraiva de. A presença feminina no cangaço: práticas e representações (1930-1940). 2005. 242 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2005.http://hdl.handle.net/11449/93408000329219freitas_aps_me_assis.pdf33004048018P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-17T13:06:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93408Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:02:16.793400Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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