A aula como obra aberta
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141696 |
Resumo: | Neste artigo ambiciona-se pensar uma experiência de Aula no Ensino Superior a partir do conceito de Obra Aberta, dado a ler pelo escritor italiano Umberto Eco. A partir dos anos 60 do século passado o fenômeno de interpretação da Obra de Arte passou a considerar o intérprete como sujeito que participa ativamente da construção “final” do objeto artístico. A pretende aqui apresentar a análise de uma experiência de Aula no Ensino Superior como Obra Aberta, ou seja, uma Aula que só pode ser totalizada por cada aluno a partir de sua participação/interpretação. Na experiência aqui relatada a perspectiva metodológica foi a da utilização de fragmentos de textos como disparadores de conversar. Neste contexto, entende-se por fragmentos de textos um conjunto de frases escritas que organizam uma unidade de pensamento completo (complexo) e que sejam estilizadas nos diversos gêneros: filosófico, ensaístico, literário, de tradição oral, dentre outros. A articulação de tais fragmentos de textos que tangenciam o conteúdo programático da Aula tem se mostrado uma importante metodologia para a fomentação de discussões profícuas entre professor e alunos. Outro fator relevante para a reflexão desta metodologia é a constatação do movimento intenso de produção de textos escritos por parte dos alunos a partir desta experiência, dando a pensar a potência pedagógica da narrativa fragmentada no âmbito do movimento de ensino/aprendizagem acadêmico e como tal movimento propicia uma experiência de Aula como Obra Aberta. |
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A aula como obra abertaNeste artigo ambiciona-se pensar uma experiência de Aula no Ensino Superior a partir do conceito de Obra Aberta, dado a ler pelo escritor italiano Umberto Eco. A partir dos anos 60 do século passado o fenômeno de interpretação da Obra de Arte passou a considerar o intérprete como sujeito que participa ativamente da construção “final” do objeto artístico. A pretende aqui apresentar a análise de uma experiência de Aula no Ensino Superior como Obra Aberta, ou seja, uma Aula que só pode ser totalizada por cada aluno a partir de sua participação/interpretação. Na experiência aqui relatada a perspectiva metodológica foi a da utilização de fragmentos de textos como disparadores de conversar. Neste contexto, entende-se por fragmentos de textos um conjunto de frases escritas que organizam uma unidade de pensamento completo (complexo) e que sejam estilizadas nos diversos gêneros: filosófico, ensaístico, literário, de tradição oral, dentre outros. A articulação de tais fragmentos de textos que tangenciam o conteúdo programático da Aula tem se mostrado uma importante metodologia para a fomentação de discussões profícuas entre professor e alunos. Outro fator relevante para a reflexão desta metodologia é a constatação do movimento intenso de produção de textos escritos por parte dos alunos a partir desta experiência, dando a pensar a potência pedagógica da narrativa fragmentada no âmbito do movimento de ensino/aprendizagem acadêmico e como tal movimento propicia uma experiência de Aula como Obra Aberta.Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Artes, Instituto de Artes de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Siqueira, Giuliano Tierno de [UNESP]2016-07-19T13:00:04Z2016-07-19T13:00:04Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject9429-9437application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9429-94372357-7819http://hdl.handle.net/11449/141696ISSN2357-7819-2014-9429-9437.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-09T06:21:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141696Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:51:34.915480Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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